Menu
SADER_FULL
terça, 25 de fevereiro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AÇÕES DEPUTADO BARBOSINHA

Projeto de Barbosinha prevê disponibilização de álcool gel em locais públicos e privados de MS

Projeto de Barbosinha prevê disponibilização de álcool gel em locais públicos e privados de MS

12 Fev 2020 - 09h04Por Luciana Bonfim - Assessoria

Uma lei que obriga estabelecimentos públicos e privados de Mato Grosso do Sul a disponibilizar álcool gel começou a tramitar na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (11). O Projeto de Lei, de autoria do deputado Barbosinha (DEM-MS), pretende evitar a proliferação de doenças virais e contagiosas através da higiene das mãos, tais como o vírus da gripe H1N1, diferentes tipos da influenza e até mesmo do Coronavírus.

A inciativa prevê a instalação de dispensadores de álcool gel em locais como repartições públicas, shopping centers e centros comerciais, terminais rodoviários, aeroportos, agências bancárias e postos de serviços, entre outros, para uso da população onde haja frequência e aglomeração de pessoas.

Infecções como diarreia, viroses respiratórias, gripe convencional e H1N1, entre outras enfermidades, podem ser evitadas quando a mão é limpa corretamente, de acordo com a justificativa do deputado Barbosinha no Projeto.

“Moedas, maçanetas, corrimões e telefones são apenas alguns exemplos de itens compartilhados por muitos e que facilitam a transmissão de doenças. Para não ficar propenso a esse risco, recomenda-se uma boa higienização das mãos sempre e a disponibilização de álcool gel nestes locais vai contribuir para incentivar esta prática”, descreve.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde a limpeza apropriada das mãos é considerada a mais eficaz ação isolada para reduzir infecções.

A norma também prevê que todo estabelecimento, público ou privado, que ofereça ou comercialize qualquer tipo de alimento à população está submetido a esta Lei. Os estabelecimentos descritos na legislação devem dispor em locais de fácil acesso e visualização o equipamento de álcool em gel, inclusive com placa contendo aviso.

Os hospitais públicos e particulares, escolas e faculdades possuem regras específicas na legislação. Para hospitais os equipamentos devem ser colocados nos quartos, enfermarias, banheiros, corredores, área de recepção e deve conter álcool gel 70. Para os estabelecimentos de ensino o dispensador deve ser colocado em banheiros, corredores e próximos as áreas de alimentação.

O projeto segue para análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e posteriormente volta para apreciação dos parlamentares em Plenário.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COISAS DO MS
Sucuri de 7 metros é capturada por moradores na rua e vira assunto na cidade em MS
ASSASSINATO
Comerciante mata cobrador na frente de enteado em MS
GLÓRIA DE DOURADOS - LUTO
Morre o eterno Maestro Jeú, da Banda Marcial e Guarda Mirim de Glória de Dourados
CORRUPÇÃO
Ministério Público quer lei para acabar com 'farra das diárias' em Caarapó
HABITAÇÃO
Em meio a incertezas, MS terá 2,8 mil moradias populares
AFOGAMENTO
Bombeiros localizam corpo de jovem que havia desaparecido em rio de MS
LUTO NO MS
Governo de MS decreta luto de três dias por conta da morte de ex-prefeito, Conheça sua trajetória
DOURADOS - LUTO
Corretor de imóveis Nelson Salazar morre de infarto aos 67 anos em Dourados
FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense conquista vitória na 1ª Corrida Lep Lep Cross Country de Dourados
NÃO RESISTIU
Ex-prefeito de Amambai e secretário especial da Casa Civil não resiste e morre no Hospital