Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de fevereiro de 2021
SADER_FULL
Busca
PANTANAL EM CHAMAS

Pantanal: Para Simone, ações preventivas entre agro e ambientalistas são essenciais para evitar nova

Para Simone, ações preventivas e equilíbrio entre agro e ambientalistas são essenciais para evitar nova destruição no Pantanal

28 Set 2020 - 12h40Por FÁTIMA NEWS COM ASSESSORIA

Ela informou que Comissão do Pantanal espera presenças de Salles, Tereza Cristina e Mourão em visita a Corumbá no próximo sábado.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) garantiu que a Comissão Temporária Externa para acompanhar as ações no Pantanal está funcionando a todo vapor. “Mais do que comoção e indignação, estamos no campo da ação. Nós queremos criar uma legislação (Estatuto do Pantanal), não para mudar a legislação estadual – que já é boa –, mas para criar políticas de prevenção”, disse. Ela também defende a destinação de recursos de financiamento a fundo perdido, para bancar uma melhor estrutura de brigada de incêndio e o apoio constante da Força Nacional e da Defesa Nacional, para, em parceria com a Segurança Pública de MS, garantir a prevenção de novas queimadas descontroladas.

Corumbá

A senadora disse que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, já confirmou presença na visita da Comissão do Pantanal a Corumbá e Ladário, marcada para o próximo sábado, dia 03 de outubro. Ela também disse que os senadores estão vislumbrando a presença do vice-presidente, Hamilton Mourão, que comanda o Conselho Nacional da Amazônia Legal. Há cerca de dois meses, Simone propôs a inclusão do Pantanal no Conselho da Amazônia com o objetivo de garantir mais recurso e estrutura ao bioma pantaneiro. Também é presença confirmada a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. A reunião em Corumbá ainda reunirá autoridades estaduais, municipais, ONGs, especialistas, população afetada e membros da sociedade civil.

“A água que faltou do céu pra apagar o fogo no solo do Pantanal, não faltou na face do povo brasileiro. Eu vi as pessoas chorando com as cenas lamentáveis”, disse a senadora Simone ao manifestar tristeza pela tragédia ambiental provocada pelo fogo que já destruiu mais de 20% do bioma. A senadora alerta que a devastação ocorrida nesta temporada de seca não pode se repetir no próximo ano sob pena de inviabilizar a recuperação do ecossistema.

Esperança

Simone Tebet ainda manifestou esperança, especialmente ao ver que ativistas ambientais e representantes do agronegócio estão chegando a um ponto de equilíbrio em relação ao uso sustentável do meio ambiente.

“Neste momento, pela primeira vez, pessoas ligadas ao meio ambiente e pessoas da agroindústria e do agronegócio estão falando a mesma língua. Isso nos dá esperança de perceberem que uma coisa não exclui a outra. Tanto ambientalistas estão percebendo que o pé do boi, de forma organizada, sob os parâmetros de manejo e da legislação, não destrói o Pantanal, como também o agronegócio tem percebido que se não cuidar da reserva, ele mesmo passa a perder dinheiro porque no ano que vem não tem a mesma produtividade desse ano. Então, esse ponto de equilíbrio que está começando a acontecer no Pantanal é o que me dá muita esperança de que mesmo com a seca, a gente não vai ter essa tragédia que já era anunciada novamente repetida”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Mineradora anuncia projeto de R$ 40 milhões para extração de basalto em Inocência
TOQUE DE RECOLHER
Governo prorroga toque de recolher e restrições seguem até 12 de março
AÇÕES DO GOVERNO MS
Parceria vai levar assist. documentação e benef. para 8 comunidades ribeirinhas na região pantaneira
CASA PRÓPRIA
Atualização de dados cadastrais para sorteio de 150 apartamento encerra na próxima segunda-feira
VOLTA ÀS AULAS NO MS
VOLTA ÀS AULAS: Governo de MS decide pela retomada das atividades da Rede Estadual de forma remota
PROCON NOS POSTOS
Procon cobra explicações pelo aumento repentino do etanol em MS
PREÇO ELEVADO
Procon Estadual dá 10 dias para sindicato explicar aumento do etanol
MS - 3.270 MORTES
Após correção nos sistemas oficiais, MS passa a registrar 3.270 óbitos por coronavírus
AÇÕES DO DEPUTADO BARBOSINHA
Barbosinha pede que Estado faça campanhas para prevenir aumento de queimados pelo uso de alcool gel
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS congela pauta fiscal da gasolina e garante economia ao consumidor