Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
ANIMAIS SALVOS

Operação resgata 170 filhotes de papagaio

Bataguassu, Batayporã, Itaquiraí, Nova Andradina, Naviraí e Taquarussu, são áreas onde há ocorrências de apreensão de filhotes

28 Nov 2019 - 15h28Por Sul News

Cerca de 170 filhotes de papagaios foram apreendidos na Operação Bocaiuva, que aconteceu de agosto até o fim de outubro. A ação é uma parceria com os fiscais do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e policiais militares ambientais.

A operação aconteceu na região do Vale do rio Ivinhema para reprimir o tráfico de animais silvestres. Os animais resgatados foram levados para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde recebem os cuidados para que sobrevivam e depois sejam devolvidos à natureza.

A zootecnista Ana Paula Felício, coordenadora da Unidade de Fauna da Gerência de Recursos Pesqueiros e Fauna do Imasul acredita que mesmo com a operação o fim do tráfico está diretamente relacionado com a consciência ambiental das pessas. “Enquanto tiver gente que compre, vai ter quem se arrisque a traficar”, observa.

Ela explica que existem criadores autorizados que comercializam papagaios verdadeiros, a espécie mais cobiçada, devido as imitações da voz humana. Não há necessidade de violar os ninhos para ter um animal de estimação. Dados do Projeto Papagaio Verdadeiro mostram que em 2018, 85% dos ninhos dessas aves foram violados na região do Vale do Rio Ivinhema. Neste vale existem muitos papagaios desta espécie e também é o local preferido dos traficantes pela proximidade com São Paulo, o mercado consumidor.

A zootecnista Gláucia Helena Fernandes Seixa é a idealizadora do projeto Papagaio Verdadeiro, que tem o objetivo de preservar esta espécie. Ela comenta que este tipo de ação fiscalizadora deveria existir com mais frequência. “Ações como essas devem se repetir todos os anos, no período reprodutivo da espécie (agosto a novembro), nesta e outras regiões do bioma Mata Atlântica e Cerrado”, explicou.

Os municípios de Bataguassu, Batayporã, Itaquiraí, Nova Andradina, Naviraí e Taquarussu, são áreas onde há ocorrências de apreensão de filhotes, conforme dados da PMA. Essas cidades precisam e atenção redobrada pelo alto índice. Em 2019 as ações foram concentradas nos municípios de Novo Horizonte do Sul, Jateí e Ivinhema.

As pesquisadoras lembram que já existem espécies consideradas como quase ameaçadas, como por exemplo o papagaio verdadeiro. Qualquer suspeita deve ser comunicada às Polícias Militar Ambiental, Militar, Federal, Rodoviária Federal ou Civil, ou ainda aos fiscais ambientais. O Ibama disponibilizou um telefone para denúncias, basta ligar para o número 0800 618080. É de graça e é anônimo.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA O QUE VAI FECHAR EM MS
Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul
INVESTIMENTOS
Governo de MS e empresa sucroenergética projetam novos investimentos e reforçam atuação no Estado
INFRAESTRUTURA
Riedel e Tarcísio se encontram em SP para tratar de avanços em infraestrutura e logística
Lethycia Anjos - Mídia Max VEJA AS OPÇÃO DE TURISMO EM MS
Não sabe aonde ir no feriado? Confira opções turísticas para contemplar a natureza em MS
INVESTIMENTOS
PMA de MS recebe R$ 5 milhões em investimentos no aniversário de 37 anos

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS