Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
CORONAVÍRUS NO MS

Ministério da Saúde entrega equipamentos e leitos no combate ao covid-19 em Mato Grosso do Sul

Ministério da Saúde entrega equipamentos e leitos no combate ao covid-19 em Mato Grosso do Sul

3 Ago 2020 - 17h30Por Ana Brito, Subcom

Mato Grosso do Sul contará com uma nova máquina de testagem automatizada para diagnóstico da covid-19. O anúncio foi feito durante uma reunião realizada na sede do Governo do Estado, nesta segunda-feira (03), com a presença do assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Cascavel, do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, além de outras lideranças políticas do Estado.

O governador apresentou para o representante do ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, o atual cenário da saúde e falou da ampliação de leitos nas macrorregiões do Estado. “Nós estamos estruturados por regiões e, com as medidas que estão sendo tomadas para o combate à pandemia, criando uma teia regional muito interessante. Vamos deixar um legado para o SUS, a consolidação em todas as áreas, entre elas, um olhar especial para a saúde indígena”.


"Mato Grosso do Sul tem feito a tarefa", afirmou Cascavel em relação ao avanço da doença no Estado
Durante o encontro, Cascavel anunciou, além do equipamento, outras ações para Estado. “Vamos consolidar essa integração de trabalho de combate ao coronavírus. Além dos respiradores enviados a Mato Grosso do Sul, nós aumentaremos a capacidade de testagem por meio de uma máquina extratora que permitirá que os testes RT PCR sejam feitos aqui e, assim, não sejam mandados para o Rio de Janeiro e São Paulo. Com isso, Mato Grosso do Sul terá uma capacidade, nos próximos 30 dias, de aumentar em 100 mil o número de testagens”.

Cascavel anunciou a habilitação de 70 novos leitos de UTI para Campo Grande nos próximos 15 dias, assim como a entrega de mais 40 novos respiradores ainda esta semana. Em Corumbá, segundo Cascavel, estarão chegando 20 respiradores.

O secretário do Ministério da Saúde reforçou que o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Governo de MS tem sido eficiente para contenção da doença. “Mato Grosso do Sul tem feito a tarefa, o seu planejamento, executado aqui dentro, e realizado o que nós temos dito para o pais, na solução no tratamento precoce”.

Para o secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Côrrea Riedel, esse apoio do Governo Federal é fundamental diante do avanço de casos no Estado. “Nós temos conseguido equipamentos, insumos e, agora, a máquina de processamento de testes. Este encontro oportunizou reforçar a atuação do Mato Grosso do Sul, na estruturação das demandas de saúde, ainda mais diante deste momento no qual nosso estado avança fortemente em relação à pandemia, sendo assim uma das nossas principais ações é trabalhar para termos estrutura de saúde preparada”.

Para o senador Nelson Trad Filho a união dos poderes é fundamental. “A situação é de preocupação em função desse inimigo oculto. Aqui, em Mato Grosso do Sul estamos trabalhando com planejamento, com ações concretas e, principalmente, com parceria. Não se vence uma guerra dessa, sem união”.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, salientou ainda que demandas encaminhadas ao Ministério da Saúde estão fluindo normalmente. “Recebemos 20 ventiladores pulmonares no sábado, para que consigamos avançar na instalação de novos leitos de UTI. Vamos receber uma máquina de testagem nova, toda automatizada, garantindo a autossuficiência e, consequentemente, maior facilidade e agilidade na entrega de exames”.

Saúde Indígena

O secretário do Ministério da Saúde, Artur Cascavel, durante a reunião falou que, nesta semana, uma força tarefa será realizada no Estado, nesta semana, especificamente voltada para a saúde dos indígenas, em especial, diante do aumento no número de casos.

“É uma preocupação do Governo do Estado, em todas as nossas etnias indígenas. Precisamos da união dos esforços do Governo do Estado e do Governo Federal, dos municípios impactados, para um combate efetivo da doença nas comunidades indígenas”, salientou Riedel.

Participou ainda do encontro, a coordenadora geral do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em MS, Silvia Raquel Bambokian.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA O QUE VAI FECHAR EM MS
Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul
INVESTIMENTOS
Governo de MS e empresa sucroenergética projetam novos investimentos e reforçam atuação no Estado
INFRAESTRUTURA
Riedel e Tarcísio se encontram em SP para tratar de avanços em infraestrutura e logística
Lethycia Anjos - Mídia Max VEJA AS OPÇÃO DE TURISMO EM MS
Não sabe aonde ir no feriado? Confira opções turísticas para contemplar a natureza em MS
INVESTIMENTOS
PMA de MS recebe R$ 5 milhões em investimentos no aniversário de 37 anos

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul