Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
CORONAVÍRUS NO MS

MEDO E ALERTA: Paciente vai morrer sem UTI se não tiver lockdown, diz especialista

MEDO E ALERTA: Paciente vai morrer sem UTI se não tiver lockdown, diz especialista

30 Jul 2020 - 11h41Por Campo Grande News

As medidas adotadas pela prefeitura de Campo Grande nas últimas duas semanas 'não tiveram impacto nenhum em taxa de contágio' do coronavírus, avalia o infectologista Júlio Croda. Por isso, ele defende lockdown imediado na cidade.

'Na minha opinião técnica, já na semana que vem vamos ver paciente morrendo por falta de leitos de UTI em Campo Grande', afirma, levando em conta o ritmo de contaminações nos últimos 30 dias.  'E o que estamos vendo agora é a flexibilização de medidas para as próximas semanas, isso é muito preocupante'. Já são 9.644 infectados na cidade, eram pouco mais de 2.000 no fim de junho.

Desde ontem, mais 8 pessoas morreram oficialmente na Capital em decorrência da covid-19, agora são 119 óbitos oficialmente. Além disso, as UTIs dos dois maiores hospitais da cidade, Hospital Regional e Santa Casa, estão com 100% das UTIs lotadas, apesar de ativações recentes de leitos.

Segundo Júlio Croda, a Capital também perdeu a capacidade de monitorar os pacientes por 14 dias, tempo de quarentena. Então, não há como saber se os pacientes com testes positivos estão em isolamento realmente e também se o quadro se agravou.

O pesquisador lembra que por semana, o número de casos aumenta 25% na cidade. 'No contexto do estado, temos em Campo Grande a pior situação. Temos a segunda maior entre todas as capitais, só estamos perdendo para Porto Alegre', avisa.

Hoje, pessoas morrem no mesmo dia que dão entrada no hospital, o que indica o atendimento tardio. 'A covid gera no corpo trombose e microtrombose. Por isso é importante que as pessoas sejam monitoradas. É importante que as pessoas procurem o serviço de saúde rápido. Que peçam para serem checados por oxímetro, para ver a saturação de oxigênio no sangue', explicou

O infectologista diz que quando a cidade perde a capacidade de monitorar, não há outra saída além do lockdown, independente das perdas econômicas.

'Sabemos que tem impacto econômico, mas o Estado é o que teve menores perdas até agora. MS só perdeu 3% do PIB (Produto Interno Bruto). Em São Paulo foi 9%. Só o que a gente pede é que (a prefeitura) concentre as medidas nesse mês de agosto, para salvar vidas. Neste momento na Capital, não tem outra solução que não seja lockdown', reforça.

Ele defende, inclusive, que o poder Judiciário faça intervenção, caso o gestor público não tome as medidas necessárias. 'Mesmo que comecemos o lockdown hoje, o impacto só vem em duas semanas. Quanto mais adiarmos, por mais tempo vamos viver o caos', prevê.

A secretária-adjunta da SES, Christinne Maymone, lembrou que hoje o Estado ativa mais 6 UTIs em Jardim, na tentativa de desafogar a Capital, mas a quantidade de profissionais limita a possibilidade de ativação de mais leitos de UTI. 'Não existe fábrica de recursos humanos que produzam médicos, enfermeiros...', comentou.

A chance de uma pessoa morrer na UTI é de 50%, mas para quem fica a espera de vaga é de 90%, afirma Júlio Croda. 'O cenário da Capital é muito preocupante'.

Mortes - Campo Grande foi novamente campeã em mortes nesta quinta-feira. A Capital confirmou oito mortes desde ontem. Duas mulheres, que tinham comorbidades, de 62 e 60 anos, além de outros seis homens, de 93, 92, 77, 64 e 60 anos, todos com doenças que agravaram o quadro. Apenas um homem que também faleceu, de apenas 38 anos, não estava inserido em qualquer grupo de risco

Em Sidrolândia, uma idosa, de 91 anos, faleceu em decorrência da doença. Corumbá registrou três mortes, de duas mulheres de 77 e 67 anos, e de um homem, de 68 anos, que não possuía comorbidades. Na vizinha Ladário, um mulher de apenas 39 anos também morreu, com o agravante da hipertensão.

Em Anastácio, mulher diabética, de 82, também faleceu de covid-19.

Por fim, Dourados continua registrando mortes pela doença - um homem, de 63 anos, que possuía comorbidades, não resistiu e morreu.

Nesta quinta-feira, o Estado já contabiliza 24.287 infectados pelo coronavírus. A taxa de letalidade segue em 1.5%.

O número de internações no Estado cresceu bastante desde ontem. Eram 465 pacientes hospitalizados, hoje são 499, com 223 em UTIs.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
ATAQUE
Tratorista é atacado por enxame de abelhas ao roçar mato em MS
PROTEÇÃO DO Pantanal
Governos de MS e MT e Ministério do Meio Ambiente assinam termo para proteção do Pantanal
FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Teste de dengue  Foto: Divulgação VAMOS LIMPAR OS QUINTAIS
ALERTA: Boletim chega com 14 óbitos e 5.754 casos confirmados de dengue

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Policial
Criança de fralda que caminhava na BR-153 é resgatada pela PRF