A inclusão no turismo é fundamental para o desenvolvimento sustentável e responsável do setor. Avançando nesse compromisso, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) apresentou a nova marca "Isto é Mato Grosso do Sul Acessível e Inclusivo" durante a 3ª Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), realizada em Bonito (MS).
Essa iniciativa integra o projeto de turismo acessível e inclusivo no estado, conduzido pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania e liderada pela subsecretária Telma Nantes. O projeto busca estruturar a Rota de Turismo Acessível na Serra da Bodoquena, abrangendo os municípios de Bodoquena, Bonito e Jardim, com planos de expansão para outras regiões de MS.
Planejamento e Ações
Mato Grosso do Sul tem se dedicado a tornar seus destinos turísticos mais acessíveis e inclusivos. Para isso, diversas iniciativas já foram implementadas, como rodas de conversa sobre turismo acessível; visitas técnicas para mapear desafios e oportunidades; capacitações para o trade turístico, incentivando boas práticas de inclusão.
Essas ações visam engajar empresários do setor, promovendo um ambiente mais preparado para receber todos os visitantes, independentemente de suas necessidades.
A Feira Internacional do Destino Inteligente (FIDI), de 19 a 22 de março de 2025, foi o cenário ideal para o lançamento da nova identidade. O evento destacou a acessibilidade como um dos temas centrais, refletindo a crescente preocupação global com a inclusão no turismo.
Durante o painel "Turismo Inclusivo: Acessibilidade para Todos", mediado pelo gerente de estruturação e inovação da Fundtur-MS, Edson Moroni, especialistas como Stephanie Sheehy Protti (Instituto Costarricense de Turismo), Valeria Mendez (Secretaria Municipal de Turismo de Mar del Plata) e Telma Nantes discutiram estratégias e desafios para tornar os destinos turísticos mais acessíveis e preparados para um público diversificado.
Compromisso com a acessibilidade
O lançamento da marca "Isto é Mato Grosso do Sul Acessível e Inclusivo" reforça a identidade turística do estado e seu compromisso com a acessibilidade. Para o diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, a iniciativa demonstra o esforço contínuo do estado em inovar e atender às novas demandas do setor. Já a subsecretária Telma Nantes destacou que o projeto representa uma inclusão real, garantindo que destinos turísticos icônicos de MS sejam acessíveis a todos.
A criação da Rota de Turismo Acessível é apenas o primeiro passo. A Fundtur-MS continuará investindo em infraestrutura, capacitação do setor e ações que promovam um turismo mais democrático e inclusivo. Mato Grosso do Sul, reconhecido mundialmente por suas belezas naturais, consolida-se assim como um destino acessível para todos os visitantes.
Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS
Foto: Fundtur MS
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Inscrições para o Bolsa Técnico do Governo de MS estão abertas e seguem até 5 de maio

Vem aí o Encontro de Casais da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Fátima do Sul

'Homem, este chão me pertence': ataque de onça a caseiro vira poesia e gera comoção

Muito além da segurança alimentar, programas promovem qualidade de vida e mobilidade social

Governo de MS ultrapassa 2,6 mil cirurgias ortopédicas realizadas pelo Programa MS Saúde
Mais Lidas

Prefeitura abre PROCESSO SELETIVO com 117 vagas e salário de até R$ 4,8 mil

Durante buscas, onça retorna ao corpo da vítima e ataca equipe no Pantanal

Homem morre atacado por onça em fazenda

Baile de Aleluia foi sucesso absoluto com show de Pepe Moreno e Diassis e Banda, em Vicentina-MS
