Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
CORONAVÍRUS NO MS

Governo de MS vai comprar 3 milhões de máscaras e estuda kit para volta às aulas

Governo de MS vai comprar 3 milhões de máscaras e estuda kit para volta às aulas

26 Mai 2020 - 21h36Por Campo Grande News

O Governo de Mato Grosso do Sul vai comprar 3 milhões de máscaras para serem distribuídas aos servidores, comunidades carentes e ainda para compor kits de proteção a serem entregues na volta às aulas presenciais na Rede Estadual. O anúncio é do governador Reinaldo Azambuja, que, ao telefone com o Campo Grande News, disse que só vai decidir se decreta o uso obrigatório do equipamento no Estado depois que a encomenda estiver pronta.

“Não basta exigir, decretar e não ter para distribuir”, ponderou o governador. Segundo Reinaldo, a compra será feita por meio de processo licitatório, que deve ser lançado nos próximos dias.

O uso obrigatório de máscaras seria uma das medidas de contenção ao avanço do coronavírus importantes para que o Estado não tenha de tomar providências mais radicais. "Hoje a gente ainda tem uma certa tranquilidade pelo volume de leitos de UTI e clínicos desocupados. Mas, não podemos abrir mão do isolamento e não queremos o relaxamento”.

O governo trabalha ainda num plano para a retomada das aulas presenciais nas escolas estaduais e uma das ideias, de acordo com Reinaldo, para garantir a segurança dos alunos, é distribuir kits com máscara e álcool em gel que deverão ser usados durante o período na escola. “Estamos desenhando com a Secretaria de Estado de Educação isso ainda”.

Governador Reinaldo Azambuja em entrevista, quando encontros ainda eram possíveis; hoje, ele falou ao telefone com o Campo Grande News (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Governador Reinaldo Azambuja em entrevista, quando encontros ainda eram possíveis; hoje, ele falou ao telefone com o Campo Grande News (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Baixo isolamento - Para o governador, ao rápido avanço da doença nas últimas semanas se deu justamente porque a população contrariou as recomendações das autoridades de saúde e saiu de casa.

“Já era esperado que a gente teria o crescimento, mas não nos níveis que estamos acompanhando, mas o descuido de alguns fez subir os casos. Tereré, festinhas,  refletiram nos números”.

Embora os números de positivos em Guia Lopes da Laguna e Bonito tenham explodido a partir de contaminações dentro de frigoríficos, para Reinaldo, não há como culpar o ramo pelo aceleramento da curva em Mato Grosso do Sul. É uma atividade que, segundo ele, garante o abastecimento no Estado e que não pode parar. “Acredito que se mantiver um nível de isolamento e o cuidado maior das pessoas, usando máscara, cuidando da higiene, vamos conseguir superar essa pandemia”.

O chefe do Executivo estadual afirma que ainda é possível manter mais localizadas medidas como toque de recolher e lockdown, mas garante que o Estado dará o suporte necessário aos prefeitos. “Isso é muito a nível municipal, para lugares onde tem crescimento exponencial. Paralisar atividades produtivas no geral é muito complicado. Temos de manter, com regras de biossegurança”.

Mato Grosso do Sul registrou nesta terça-feira (26) a 18ª morte pela doença e ultrapassou, nesta semana, a marca dos 1 mil casos confirmados.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VENCEDORA
Professora da Rede Estadual de Ensino vence prêmio nacional de educação
OBRAS EM JATEÍ
Polo Industrial, recapeamento e estradas: Apoio de Jateí à eleição de Riedel é retribuído com obras
INFRAESTRUTURA
MS Ativo: Governo do Estado formaliza convênios para levar infraestrutura aos municípios de MS
ATENÇÃO AS REGRAS
Novas regras: IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos
DESENVOLVIMENTO
Desenvolvimento sustentável de MS impressiona cônsul da Alemanha: "Vejo muitas oportunidades"

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho