Em Mato Grosso do Sul, a profissionalização é uma poderosa ferramenta de ressocialização para homens e mulheres em situação de prisão. Através de parcerias estratégicas e iniciativas governamentais, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) tem promovido cursos de capacitação que oferecem novas oportunidades para os detentos.
Nesse contexto, são conquistados números bastante positivos. Somente no ano passado, cerca de 16.500 custodiados participaram de ações de capacitação em diversas unidades prisionais do Estado. Foram oferecidas palestras educativas sobre temas como saúde mental, prevenção ao uso de álcool e drogas e saúde da mulher.
Além disso, 476 custodiados foram qualificados em cursos profissionalizantes em áreas como operador de supermercado, recepcionista, barbeiro, maquiador, manicure e pedicure.
Com foco no presente e no futuro, para 2025 já estão garantidas 135 vagas em cursos profissionalizantes do programa Pronatec Mulheres Mil, destinado às custodiadas. A Agepen está em negociação para firmar novas parcerias e ampliar ainda mais a oferta de capacitações.
Um novo horizonte
O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, destaca a importância de alinhar os cursos às demandas locais de mercado, criando um diferencial competitivo para os ex-presidiários, seja para o trabalho formal ou para o empreendedorismo.
A diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, reforça o impacto positivo da educação no sistema prisional, com a certificação profissional dos cursos e a possibilidade de redução de pena através do estudo.
A realização das capacitações é fruto de um planejamento integrado entre as divisões da Diretoria de Assistência Penitenciária, que envolvem Educação, Trabalho, Saúde e Promoção Social, garantindo a qualidade das atividades e o alcance dos resultados esperados.
Comunicação Agepen
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

'MS Saúde Mais Saúde, Menos Fila' inicia 3ª fase e já contabiliza mais de 87 mil atendimentos

Em abril foram abertas 1.118 novas empresas em Mato Grosso do Sul, maior número para o mês

Governo de Mato Grosso do Sul firma contrato para recapeamento em Paranaíba

SED mobiliza escolas na campanha 'Seu Abraço Aquece 2025' e convida toda a população a doar

Sétima edição da Conferência Estadual das Cidades acontece em Campo Grande no mês de junho
Mais Lidas

Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas

Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer

Fátima do Sul se despede da Ziza Valota, esposa do Gilberto Valota, Pax Oliveira informa o velório

Expoglória movimenta Glória de Dourados com shows nacionais, rodeio, eventos esportivos e agrícolas
