Menu
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
sábado, 13 de junho de 2026
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Com cursos rápidos e gratuitos, Qualifica Express amplia oportunidades no mercado de trabalho

13 Nov 2025 - 13h00Por Cláudia Yuri, Funtrab

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) deu início, nesta semana, a uma nova etapa do Qualifica Express, programa que oferece cursos de curta duração voltados à formação profissional. A expectativa é capacitar 1.200 trabalhadores ao longo dos meses de novembro e dezembro, em Campo Grande.

O projeto aposta em oficinas práticas e intensivas, com o objetivo de facilitar a inserção e a reinserção de pessoas no mercado de trabalho.

De acordo com o diretor de Qualificação Profissional da Funtrab, Rony de Oliveira, a proposta é oferecer capacitação rápida, acessível e alinhada às demandas do setor produtivo.

 “O Qualifica Express teve grande sucesso na primeira etapa, e nesta nova fase queremos ampliar o alcance e preparar ainda mais pessoas para o mercado de trabalho, com oficinas dinâmicas e intensivas”, destacou o diretor.

Parcerias e cursos oferecidos

A nova fase do Qualifica Express conta com seis parceiros: Instituto Maia, Senai, Senac, Sebrae, Inovativa e SG Consultoria. As capacitações abrangem áreas técnicas e comportamentais, oferecendo uma formação prática e voltada ao perfil profissional exigido atualmente. Entre as opções estão:

* Corte masculino

* Introdução à Programação

* Técnicas campeãs de vendas

* Comunicação assertiva em entrevistas

* Uso de Inteligência Artificial no dia a dia

* Gestão emocional

* Oratória

* Finanças pessoais

* Boas práticas de manipulação de alimentos

Histórias que inspiram

Nesta quarta-feira (12), foi realizado na sede da Funtrab o curso de Tratamentos Capilares e Escovação, ministrado pelo Instituto Maia. A diretora e instrutora Neide Maia destacou a importância do aprendizado contínuo: “O conhecimento é a bagagem mais leve de levar, pois dificilmente alguém tira de sua mente”, ressaltou.

Entre os participantes, histórias de superação e vontade de aprender se destacam. A aposentada Rosa Cunha da Costa, de 75 anos, moradora da Vila Carlota e beneficiária do LOAS (Benefício de Prestação Continuada), já acumula vários certificados na área da beleza e pretende continuar se qualificando. “Gosto de trabalhar nessa área. Já atendi a domicílio com técnicas de Rastafari, Nó italiano e apliques, e agora quero fazer o curso de barbearia”, contou.

O jovem Lucas Teixeira, de 21 anos, também viu na iniciativa uma oportunidade de crescimento. Trabalhando como gari das 6h30 às 14h, ele busca novas especializações. “Quero buscar mais conhecimento em barbearia e, quem sabe, futuramente abrir meu próprio negócio”, afirmou.

Como participar

As inscrições são gratuitas e presenciais, realizadas no ato de início de cada oficina.

As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada.

Mais informações podem ser obtidas junto à Diretoria de Qualificação Profissional da Funtrab, exclusivamente pelo WhatsApp (67) 3320-1400.

O cronograma completo dos cursos está disponível no site da Fundação: https://www.funtrab.ms.gov.br/wp-content/uploads/2025/11/Cronograma-Cursos.pdf.

Cláudia Yuri, Funtrab

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SAUDE PÚBLICA
Gestão e representação posicionam Saúde de Vicentina para todo o Estado
A Exporama 2026 já começou a movimentar Culturama e promete ser um dos maiores eventos da região!
LEILÃO
Novo leilão de veículos do Detran-MS oferece motocicleta 2025/2026 e esportivo turbo
SAUDE PÚBLICA
Transporte sanitário une Estado e municípios em busca de soluções para agilizar altas hospitalares
100 RACISMO
Para construir escolas antirracistas, Governo de MS inicia formação de diretores e coordenadores

Mais Lidas

Projeto de Lei de autoria da vereadora Elizângela da Komby garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima do SulAÇÕES DA VEREADORA ELIZÂNGELA DA KOMBY
Elizângela da Komby tem Projeto aprovado que garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima
LUTO FÁTIMA DO SUL
Fátima do Sul se despede do amigo Paulino ex funcionário da Escola Vila Brasil
Região
A Exporama 2026 já começou a movimentar Culturama e promete ser um dos maiores eventos da região!
DESAPARECIDO
Você viu? Família procura por Leandro, desaparecido há mais de 15 dias no MS
COPA DO MUNDO 2026
Seleção brasileira é convocada para a copa do mundo 2026