Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 19 de outubro de 2021
SADER_FULL
Busca
PGE MS

Com 42 anos de existência, PGE segue representando o Estado com excelência

Criada em janeiro de 1979, a Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE/MS) é o órgão responsável por representar o Estado na defesa do interesse público.

23 Set 2021 - 09h05Por Portal do MS

Criada em janeiro de 1979, a Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE/MS) é o órgão responsável por representar o Estado na defesa do interesse público. Em seus 42 anos de atuação, a instituição trabalha com foco na legalidade, eficiência e probidade dos atos administrativos, viabilizando a implementação das políticas públicas em benefício da sociedade.

Atualmente, o quadro da PGE/MS conta com 90 procuradores em atividade, além de assessores, servidores administrativos, estagiários e menores aprendizes.

Mas você leitor, sabe exatamente qual é a função da Procuradoria-Geral do Estado? Então, se a resposta for negativa, a gente responde. A PGE assessora a Administração Pública Estadual quanto às decisões na área jurídica. O trabalho abrange desde a orientação de gestores na assinatura de contratos de serviços para a sociedade até a defesa judicial do patrimônio e dos recursos públicos.

Entre algumas das atribuições em destaque, estão a consultoria e o assessoramento jurídico e a representação concorrente, judicial e extrajudicial, das entidades autárquicas, fundacionais ou empresas públicas.

Como a presença do Estado é cada vez maior nas demandas por políticas públicas, ele acaba tornando-se o maior cliente do Poder Judiciário e depende dos procuradores para implementar e dar andamento aos serviços, obras, licitações, ações e projetos que são paralisados por ações judiciais.

Entre os trabalhos de sucesso da Procuradoria-Geral do Estado está a ação que tratava sobre a tributação de ICMS na importação do gás natural da Bolívia. Com uma repercussão nacional e até internacional, a PGE convenceu a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e evitou a perda na arrecadação de Mato Grosso do Sul de, aproximadamente, R$ 1,2 bilhão por ano.

Outro resultado favorável foi a aprovação do projeto de esgotamento sanitário junto com os outros integrantes que formam o Conselho Gestor do programa de Parceria Pública-Privada (PPP), que tornou MS pioneiro na universalização da coleta de esgoto no Brasil.

Esses e outros resultados demonstram o empenho e dedicação da instituição a fim de garantir grandes conquistas para o nosso Estado.

O cidadão que deseja conhecer mais sobre a PGE/MS, pode acessar o canal de vídeos da instituição e assistir o programa “PGE em Ação”. Nele, estão explícitas a atuação e a finalidade institucional da Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul com destaque em suas unidades, eventos e serviços administrativos executados e colocados à disposição da sociedade.

Assessoria de Comunicação PGE/MS
Foto: Edemir Rodrigues

Leia Também

CANO DE PVC
Pênis fica entalado em cano após jovem fazer procedimento para aumentar o órgão
Live Covid 19 Foto Edemir Rodrigues 4 730x425 ALERTA EPIDEMIOLÓGICO
Taxa de contágio da Covid 19 volta a ter alta em Mato Grosso do Sul
PODEROSA DO AGRO
Pecuarista de Ivinhema integra "Lista Forbes das 100 Mulheres Poderosas do Agro"
ASSASSINATO
Idoso é encontrado morto no sofá, amarrado pelas mãos e com sangramento na cabeça em MS
PROCURA-SE PAPAI NOEL
Com economia aquecida, vagas de trabalho crescem 15% em 24 horas na Capital
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Concurso público da Sanesul com 74 vagas recebe inscrições até 11 de novembro
MAIS SOCIAL
Governo entrega 1,6 mil cartões do "Mais Social" nesta segunda-feira na Capital
LUTO GLÓRIA DE DOURADOS
Motociclista bate em carros parados em congestionamento para show e morre em Glória de Dourados
ASSUSTADOR
Queda de energia em MS tem proporções bíblicas: Energisa aponta 5 mil quedas de energia
TEMPORAL
Campo Grande teve o dia mais atribulado da história