Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 20 de agosto de 2026
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
FURIA DA NATUREZA

Ciclone bomba chega e coloca Mato Grosso do Sul em alerta para temporais

6 Mai 2026 - 07h53Por Campo Grande News

Ciclone extratropical previsto para se formar entre esta quarta-feira (6) e quinta-feira (7) pode provocar chuva forte, rajadas intensas de vento e queda brusca de temperatura em Mato Grosso do Sul, além dos estados do Sul e parte de São Paulo. O sistema também pode evoluir para um ciclone bomba entre a madrugada de sexta-feira e sábado, segundo previsões meteorológicas.

De acordo com a Climatempo, o sistema começa a se organizar ainda nesta quarta-feira, a partir de uma área de baixa pressão atmosférica no centro-norte da Argentina, antes do avanço de uma frente fria. A expectativa é de rápida intensificação nas próximas horas.

Na quinta-feira, o ciclone atua entre a Argentina, o Uruguai e o Sul do Brasil, provocando temporais. Já na sexta-feira, a instabilidade avança e alcança Mato Grosso do Sul, que entra na faixa de maior risco para chuva intensa, ventos fortes e mudanças bruscas no tempo.

A previsão indica que as rajadas podem ultrapassar os 100 km/h em áreas sob influência direta do sistema. Em Mato Grosso do Sul, o cenário inclui possibilidade de temporais isolados, descargas elétricas e ventania, especialmente entre sexta-feira e sábado.

Meteorologistas acompanham a possibilidade de o sistema ganhar características de ciclone bomba, fenômeno que ocorre quando há queda muito rápida da pressão atmosférica em um intervalo de 24 horas. Um dos cenários analisados aponta redução de pressão de 994 para 970 hectopascais (hPa) entre sexta-feira e sábado, condição considerada suficiente para a classificação.

Apesar de o nome chamar atenção, o ciclone bomba não significa necessariamente um sistema mais destrutivo que outros ciclones. O termo se refere à velocidade de intensificação do fenômeno. Ainda assim, esse tipo de formação costuma potencializar chuva intensa, ventania e avanço de ar frio.

Depois da passagem da frente fria, uma massa de ar polar deve derrubar as temperaturas em Mato Grosso do Sul e em grande parte do país durante o fim de semana. Municípios sul-mato-grossenses podem registrar sensação de frio mais intensa já a partir de sábado.

Os municípios de Mato Grosso do Sul com maior chance de sentir o avanço mais intenso do ar polar são principalmente os da região sul e sudoeste do estado, áreas que normalmente registram as menores temperaturas durante incursões de massa de ar frio.

Entre os municípios que podem ter sensação de frio mais acentuada estão: Ponta Porã, Dourados, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Maracaju, Rio Brilhante, Naviraí e Corumbá.

Já em Campo Grande, o frio também deve aparecer no fim de semana, mas com intensidade menor em comparação às cidades da faixa de fronteira com o Paraguai e do extremo sul do Estado.

A orientação é para acompanhamento constante das atualizações meteorológicas, já que a trajetória e a intensidade do ciclone ainda podem sofrer alterações nas próximas horas.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

LEILÃO
Detran-MS abre leilão online com Kombi a partir de R$ 1,4 mil
Valeta sendo aberta para separar a área indígena da propriedade rural; Foto: Leandro Holsbach/Alerta Dourados) CONFLITO
Confronto em área de conflito termina com cinco indígenas presos e policiais feridos
MEIO AMBIENTE
Vídeo mostra reunião de jacarés em banco de areia na seca que atinge o Taquari
EL NINÕ
Mato Grosso do Sul prepara rede de saúde para cenários de El Niño
AFOGAMENTO
Corpo de homem desaparecido em rio é encontrado

Mais Lidas

ACIDENTE
Pé e mão: Prefeita de Jateí e prefeito de Vicentina se acidentam no intervalo de uma semana
LUTO FÁTIMA DO SUL
APAE de Fátima do Sul de luto pelo falecimento da aluna Lauany
ACIDENTE FATAL
Cozinheira de Lar do Idoso morre em acidente entre caminhão e moto em Ivinhema
FOTO: FACEBOOK DA PREFEITURA DE VICENTINAVICENTINA - HOMENAGEM
VICENTINA: Homenagem especial ao Pioneiro Expedito Martins de 103 anos de história, Fé e legado
TRAGÉDIA NA RODOVIA
Acidente entre ônibus e caminhão mata 23 pessoas em estrada no Paraná