Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 29 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
SUCESSO

Case de sucesso na suinocultura, programa Leitão Vida repassou R$ 59 milhões aos produtores de MS

O programa, que conta atualmente com 274 estabelecimentos cadastrados

14 Mai 2024 - 17h20Por Comunicação Governo de MS

O programa Leitão Vida, uma das políticas públicas de desenvolvimento sustentável do Governo do Estado, conduzido pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) é o retrato de um case de sucesso da suinocultura estadual. Uma atividade forte, próspera, e que permitiu a produção de mais de 3 milhões de animais abatidos em 2023.

O programa, que conta atualmente com 274 estabelecimentos cadastrados, já repassou R$ 59 milhões aos suinocultores nos últimos quatro anos. O "Leitão Vida, Situação atual e futura", foi tema de palestra realizada nesta terça-feira (14) pelo secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta no maior evento de suinocultura de Mato Grosso do Sul, realizado pela Asumas-MS, durante a Expoagro, em Dourados.

Com debates de temas como estratégias de comunicação para alcançar o êxito na atividade suinícola, até discussões sobre sustentabilidade e liderança, o Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura do chega a sua VI edição com a proposta de debater os desafios e oportunidades que permeiam o cenário da cadeia em Mato Grosso do Sul.

Na apresentação Beretta falou sobre o mercado de suínos no mundo e no Brasil, chegando até a produção estadual. Hoje MS é o 5° Estado do Brasil em abates e exportação de carne. "Avançamos nestes índices graças a políticas públicas do Governo do Estado que só funcionam com o apoio da cadeia produtiva.  Do associativismo dos Suinocultores", salientou.

“Na nossa frente, em volume de abates estão Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. São estados tradicionais na produção suinícola, diferente de Mato Grosso do Sul, que não carregava essa tradição há tanto tempo. O desenvolvimento não deve parar. Até 2026 devemos somar 150 mil matrizes, isso significa um avanço significativo”, explica o presidente da Asumas e anfitrião do Fórum, Milton Bigatão.

“O crescimento da suinocultura de MS é fruto de um trabalho integrado entre todos que se uniram em prol da sustentabilidade e tecnologia. O resultado nós já estamos percebendo com as boas projeções do setor”, salientou o vice-governador do Estado, Barbosinha.

Também participaram do evento o secretário-adjunto da Semadesc, Walter Carneiro Jr; o diretor-presidente da Iagro Daniel Ingold; o coordenador de Pecuária Marivaldo Miranda e o gestor de suinocultura Rômulo Gouveia.

Mesa Redonda

O secretário Rogério Beretta e o diretor da Iagro ainda participaram de uma mesa redonda com palestrantes e produtores. Daniel Ingold falou sobre a sanidade animal a atuação da Iagro e a importância do PNEFA, do aplicativo MS Transportador que auxilia a melhorar a rastreabilidade entre outros assuntos.

Já o secretário-executivo adiantou que o Leitão Vida passará por mudanças para garantir ainda mais competitividade a cadeia suinícola. "Temos que olhar o que o mercado está pedindo. Além de termos carcaças de altíssima qualidade e produção eficiente, precisamos provar que estamos aptos para atingir mercados consumidores mais exigentes. Principalmente nas questões de sustentabilidade", finalizou Beretta.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Conhecendo Fátima do Sul com Leandro Santos: Uma viagem cultural pelo Favo de Mel do MS
Evento
Confira as duas galerias de fotos da premiação do Mês das Mães no Mercado Julifran
Dia J e sorteio de prêmios
Saiba quem são as mães sorteadas na Promoção Mês das Mães do Mercado Julifran
BENEFÍCIO
Beneficiários com NIS final 3 recebem Bolsa Família nesta terça-feira
RECUPERAÇÃO ASFÁLTICA
Deputada trabalha pela recuperação asfáltica da BR-463, em Dourados

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Conhecendo Fátima do Sul com Leandro Santos: Uma viagem cultural pelo Favo de Mel do MS
FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é pódio em mais um rodeio em touros, agora na Expotac 2024
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - REFORMA ILHA DO SOL
Prefeita Ilda Salgado Machado inicia reforma transformadora da Ilha do Sol em Fátima do Sul, ASSISTA
Sósia
Professora acusada de se relacionar com ex-aluno adolescente desabafa
 FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Ricardo dos Santos, pai do Jacaré, Pax Oliveira informa sobre velório