Mato Grosso do Sul se destacou entre as cidades mais quentes do Brasil neste sábado (27), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No ranking das 10 cidades mais calorosas, 6 são de Mato Grosso do Sul (MS), 3 de Mato Grosso (MS) e 1 do Tocantins (TO). Ou seja, dos 10 municípios mais quentes, mais de metade é de MS.
Aquidauana (40,7ºC), Porto Murtinho (40,2ºC), Corumbá (40ºC), Coxim (39,7ºC), Miranda (39,5ºC) e Nhumirim (39ºC) bateram recorde de calor e estão no ranking nacional das cidades mais calorosas. Confira:
Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, a sensação térmica foi de 46ºC em Aquidauana, 45ºC em Murtinho, e 45ºC em Corumbá. “Alertas para medidas de segurança e proteção em casos extremos de umidade e temperatura”, preveniu o meteorologista.
Apesar do calorão de ontem, Campo Grande amanheceu com céu nublado, chuvinha fraca e temperaturas amenas neste domingo (28).
UMIDADE DO AR
Além de quente, o tempo também está muito seco. O índice de umidade relativa do ar atinge valores críticos em Mato Grosso do Sul.
MS também se destacou entre as cidades mais secas do País neste sábado (27). Das 10 cidades mais secas, 6 também foram de MS: Aquidauana (14%), Costa Rica (14%), Sidrolândia (14%), Água Clara (14%), Campo Grande (15%) e Coxim (15%). Confira:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade indicada é de no mínimo 60%.
Umidade relativa do ar é a quantidade de água em forma de vapor dispersa pelo ar. O instrumento utilizado para medir a umidade é o higrômetro.
RECOMENDAÇÕES
De acordo com o Ministério da Saúde, o tempo quente e seco requer cuidados aos sul-mato-grossenses. Confira as recomendações:
Não praticar exercícios físicos durante as horas mais quentes do dia
Evitar exposição ao sol das 9h às 17h
Usar protetor solar
Beber muita água
Usar roupas finas e largas, de cores claras e tecidos leves (de algodão)
Não fazer refeições pesadas
proteger-se do sol com chapéus e óculos de proteção
Manter o ambiente arejado, com umidificador de ar, ventilador, toalhas molhadas, baldes cheios d'água e ar condicionado
Leia mais em: https://correiodoestado.com.br/cidades/seis-municipios-de-ms-estao-entre-os-10-mais-quentes-do-brasil/455098/
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também
Trecho da MS-162 entre Itaporã, Dourados e Maracaju ganha reforço de R$ 8,8 milhões
SAUDE
Crianças são mais vulneráveis a envenenamento por picada de escorpião
IMPOSTO DE RENDA
Receita abre consulta ao lote especial de restituição automática
MUITO FRIO
Dia começa com frio de 0°C no sul de MS; Capital tem sensação de 11°C
LUTO
'Acabou com a vida do meu amor', diz esposa de jovem morto em acidente em MS
Mais Lidas
FÁTIMA FEST 2026 - PROGRAMAÇÃO COMPLETACONFIRA a programação completa do Fátima Fest 2026 em Fátima do Sul
LUTO FÁTIMA DO SULFátima do Sul se despede da empresária Elis Keid, sobrinha da Bete Betini
CONCURSO PÚBLICOAutorizado novo concurso público com 2 mil vagas para professores, CONFIRA
TRAGICO ACIDENTEMulher morre e marido fica gravemente ferido em acidente entre carro e caminhão
LUTO


FOTO: GEONE BERNARDO