Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 28 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
HERÓIS

Bombeiros de MS enfrentam frio de 8°C nas enchentes e já resgataram 700 pessoas e animais no RS

Militares estão usando roupa térmica e disseram que temperatura era de 5°C quando acordaram nesta quinta-feira (16)

16 Mai 2024 - 15h10Por Fátima News/ Redação

A vestimenta térmica, guardada nos quartéis para ser usada em situações de mergulho, agora está no corpo de bombeiros militares sul-mato-grossenses, os quais enfrentam baixas temperaturas e já salvaram a vida de 700, entre pessoas e animais que enfrentam as enchentes no Rio Grande do Sul. A contabilização foi divulgada pelo capitão Eduardo Tracz, que faz parte da “segunda leva” enviada ao estado gaúcho. A primeira equipe, de resgate e salvamento, trabalhou por 10 dias ininterruptos e deve ser recepcionada na noite desta quinta-feira (16).

“Estamos nessa segunda força-tarefa, aqui no Rio Grande do Sul. A equipe está usando a EPI [Equipamento de Proteção Individual], um macacão de neoprene específico para mergulhos e em operações, por ser térmica. Neste momento, estamos retornando para abastecer o barco e continuar o trabalho. A primeira leva estava com militares, incluindo um oficial médico. E nessa segunda etapa continuamos salvando muitas pessoas e animais ilhados”, contou Tracz ao Jornal Midiamax.

De acordo com o capitão, a primeira turma chegou “no olho do furacão”. No entanto, situação inusitada fez os bombeiros retomarem as buscas. “A gente deveria estar no meio-termo, principalmente porque a água abaixou. Só que, com isso, muitas pessoas voltaram para suas casas, com medo de saques, tanto é que estamos aqui acompanhados da Força Nacional. E aí começou muita chuva de novo. A água subiu um a um metro e meio e aí muita gente ficou novamente ilhada”, explicou.

Desta forma, as equipes passaram a fazer novos resgates. “Passamos o dia todo rodando e já teve casos de sermos acionados de madrugada. Tem muitos animais ariscos ainda, no primeiro momento. E com isso a gente leva água e alimentos, então, assim, é um trabalho bastante difícil e está muito frio aqui no Rio Grande do Sul. O sul-mato-grossense não está muito acostumado, porém, a missão é nobre e todos nós a enfrentamos para salvar vidas”, argumentou o capitão.


Entre os animais, Tracz fala que já retiraram gatos, cachorros, passarinhos e coelhos. “A gente tem que ir de casa a casa e alguns são mais dóceis e outros mais agressivos. E aí nós enviamos para os abrigos. O bacana é que tem ração e roupas para eles. As doações estão chegando, é nítido, isso é louvável a atitude de todos os brasileiros, em especial os sul-mato-grossenses se mobilizando para que as doações cheguem. E, de fato, estão chegando. E as equipes não vão parar, enquanto tiver vida a gente está disponível”, finalizou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Conhecendo Fátima do Sul com Leandro Santos: Uma viagem cultural pelo Favo de Mel do MS
Evento
Confira as duas galerias de fotos da premiação do Mês das Mães no Mercado Julifran
Dia J e sorteio de prêmios
Saiba quem são as mães sorteadas na Promoção Mês das Mães do Mercado Julifran
BENEFÍCIO
Beneficiários com NIS final 3 recebem Bolsa Família nesta terça-feira
RECUPERAÇÃO ASFÁLTICA
Deputada trabalha pela recuperação asfáltica da BR-463, em Dourados

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Conhecendo Fátima do Sul com Leandro Santos: Uma viagem cultural pelo Favo de Mel do MS
Evento
Confira as duas galerias de fotos da premiação do Mês das Mães no Mercado Julifran
FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é pódio em mais um rodeio em touros, agora na Expotac 2024
O caso será investigado pelo SIG / Divulgação/JP NewsCRIME EM MS
Homem é executado a tiros dentro de casa em MS
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - REFORMA ILHA DO SOL
Prefeita Ilda Salgado Machado inicia reforma transformadora da Ilha do Sol em Fátima do Sul, ASSISTA