Menu
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
terça, 7 de julho de 2026
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
Busca
Busca
CIBERLAB

Após cruzamento de dados, polícia cumpre mais de 50 mandados de prisão em MS

12 Dez 2025 - 06h45Por Da Redação

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul realizou o cumprimento 52 mandados de prisão criminal, entre os dias 1º e 30 de novembro. Os mandados foram cumpridos pelas equipes dos Departamentos de Polícia do Interior – DPI, da Capital – DPC e Especializadas – DPE, após análise e cruzamento de banco de dados do CiberLab do Ministério da Justiça e Departamento de Inteligência da PCMS.

O Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do MJSP oferece suporte técnico e investigativo às polícias judiciárias estaduais.

O auxílio do Ciberlab no cumprimento de mandados de prisão ocorre de forma indireta, por meio da produção de informações e provas técnicas essenciais para a condução das operações policiais. 

Nas cidades abrangidas pelo Departamento de Polícia da Capital – DPC, foram cumpridos 19 Mandados de Prisão, sendo Campo Grande a cidade com maior número – 14 MP. Bandeirantes teve 2 alvos; Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo e Jaraguari – 1 alvo cada.

Já no interior do Estado, os municípios de Nova Andradina, Corumbá, Naviraí, Fátima do Sul, Coxim, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana, Paranaíba, Jardim e Bataguassu totalizaram 33 alvos capturados.

De acordo com o diretor do Departamento de Inteligência Policial da PCMS, delegado Devair Aparecido Francisco, nesta etapa as ações focaram em Mandados de Prisão relacionados a crimes contra a vida.

“Recentemente o governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP, dotou a PCMS com sistemas de análises de inteligência que tem otimizado os trabalhos de forma agilizar no esclarecimento de crimes e cumprimentos de mandados de prisão”, detalhou.

Ele destacou, ainda, que ações como esta vem sendo realizadas neste mês de dezembro e terão continuidade durante todo 2026.

 

Ciberlab

Conforme o Ministéria do Justiça e Segurança Pública, o laboratório tem o papel de assessorar as diversas investigações de crimes cibernéticos que ocorrem no país. As polícias mapeiam suspeitos ou organizações criminosas, identificam provas do crime e elementos que se desdobram em pedidos de busca e apreensão ou prisão dos autores.

Em fevereiro de 2024, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deflagrou a operação “Verbum Clavis” e cumpriu dois mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária nas cidades de Osasco (SP) e Curitiba (PR). A ação fez parte do desdobramento das investigações de uma associação criminosa que gerou prejuízo de aproximadamente R$ 3,6 milhões em criptoativos pertencentes a um casal de Campo Grande (MS).

Durante as investigações, ficou comprovado que os acusados abusaram da relação de confiança que tinham com as vítimas e aplicaram o golpe após conseguirem as palavras-chave de acesso das contas. Tão logo tomou conhecimento do crime, a Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestro (Garras/MS) acionou o Núcleo de Operações com Criptoativos do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab/MJSP) para auxiliar no rastreio dos ativos e identificação dos responsáveis.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

AFOGAMENTO
Homem morre afogado em rio após afundar enquanto nadava
LUTO
Morre Tiago Pitthan aos 49 anos; advogado fez o próprio velório em vida em Campo Grande
PÉ DE MEIA
Pé-de-Meia paga hoje aos nascidos em novembro e dezembro
Neymar marca o gol da redenção mas Brasil perde para a Noruega e é elininada na Copa do Mundo
SAUDE PÚBLICA
Em Vicentina, saúde volante leva vacinação onde as pessoas estão

Mais Lidas

LUTO FÁTIMA DO SUL
Fátima do Sul se despede da empresária Elis Keid, sobrinha da Bete Betini
FÁTIMA FEST 2026 - PROGRAMAÇÃO COMPLETA
CONFIRA a programação completa do Fátima Fest 2026 em Fátima do Sul
CONCURSOCONCURSO PÚBLICO
Autorizado novo concurso público com 2 mil vagas para professores, CONFIRA
Região
Neymar marca o gol da redenção mas Brasil perde para a Noruega e é elininada na Copa do Mundo
Bombeiros durante buscas por Marcelo no Rio Dourados; Foto: Sidnei Bronka CORPO ENCONTRADO
Corpo de guia de pesca é encontrado no Rio Dourados após 3 dias de buscas