Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Bom Senso F.C

Velho plano de Ronaldo, motim de jogadores tem 2 líderes e alguns alvos

24 Set 2013 - 16h37Por Terra

Já são 75 adesões, mas no começo da discussão há cerca de dois meses eram só Alex e Paulo André.

Eles são os idealizadores do Bom Senso F.C., união de jogadores que se espalhou por 18 clubes da Série A, mais alguns da Série B e atraiu até convocáveis da Seleção Brasileira. Jogador mais próximo de Ronaldo nos tempos de Corinthians, Paulo André e ele conversavam sobre uma iniciativa própria. Algo que rompesse com o Sindicato dos Atletas Profissionais e que peitasse a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para quebrar códigos estabelecidos no futebol brasileiro.

Com assessoria de imprensa, consultoria jurídica e agora até Twitter e Facebook, o Bom Senso F.C. definirá os passos seguintes na próxima segunda, em São Paulo. Serão convocados todos os 75 jogadores que assinam o manifesto divulgado nesta manhã. No encontro, serão eleitos os representantes formais do grupo para ir até a CBF.

Divulgado pela entidade na última semana, o inchado calendário para 2014 agilizou os planos do Bom Senso F.C. Além de reduzir o número de partidas, os atletas querem 30 dias ininterruptos de férias e direito a pré-temporada - são só quatro dias entre a volta das férias e o primeiro jogo em janeiro do próximo ano. Outro item possível a se tratar é sobre a qualidade dos gramados.

Em consultoria realizada junto a especialista na área de direito esportivo, os jogadores foram informados sobre a possibilidade legal de exigir 30 dias de férias. Por outro lado, ouviram que a "guerra" da pré-temporada é difícil de ser vencida via legislação. Os líderes do grupo, então, providenciam estudos fisiológicos que comprovem a necessidade do período de preparação.

Alex se juntou a Paulo André para liderar movimento dos jogadores do futebol brasileiro Foto: Mauro Pimentel / Terra Alex se juntou a Paulo André para liderar movimento dos jogadores do futebol brasileiro Foto: Mauro Pimentel / Terra

Apesar do barulho, com base no Estatuto do Torcedor, também há poucas esperanças sobre uma mudança de curto prazo no calendário. A expectativa é de que apenas em 2015 os jogadores possam ter, de fato, as reivindicações atendidas.

"A maioria dos líderes já passou dos 30 anos. Eles estão cientes de que essa guerra nem é para eles", disse um dos consultores, que pediu para não ser identificado.

Alguns acontecimentos deste ano podem dar força aos jogadores. Campeão da última Copa Libertadores e favorito ao título do Campeonato Brasileiro respectivamente, Atlético-MG e Cruzeiro jogaram o Estadual mais curto do País. O Atlético-PR, que destacou o time Sub-23 para jogar o Paranaense, sobra fisicamente na Série A e surpreende na quarta posição. Ainda assim, joga no pior campo da competição (Vila Capanema): logo, é o time que mais erra passes.

A qualidade dos gramados estava entre os itens que mais irritava a Ronaldo nos tempos de jogador. Apesar de ter iniciado as discussões com Paulo André, ele se afastou diretamente dos jogadores desde que se tornou membro do Comitê Organizador da Copa.

O Bom Senso F.C. também não deve contar com o apoio de presidentes de clubes nas discussões sobre calendário. O assunto envolve diretamente os interesses da Rede Globo, principal investidor do futebol brasileiro entre os veículos de comunicação.

O Terra tentou contato com Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF, mas não teve sucesso nas ligações.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: ASSESSORIA JATEÍ - FOTOS E CAMPEÕES
Veja FOTOS e quem foram os campeões da Final da Taça Semelt de futebol suíço masculino de Jateí
REGULAMENTAÇÃO DO GÁS
Agems realiza acordo para definir metas na regulação do gás, energia e mineração
Esporte
Governo de MS lança edital de R$ 7 milhões para contemplar entidades esportivas
MEGA SENA - FOTO: ARQUIVO DOURADOS NEWS SORTUDOS DE MS
Conferiu seu bilhete? quatro apostas de MS levam mais de R$ 24 mil cada na 'quina'
SUDECO
MS recebe a segunda caravana da Sudeco para impulsionar a micro e pequena produção

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon