Menu
SADER_FULL
sábado, 28 de novembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ZANZI
Bom Senso F.C

Velho plano de Ronaldo, motim de jogadores tem 2 líderes e alguns alvos

24 Set 2013 - 16h37Por Terra

Já são 75 adesões, mas no começo da discussão há cerca de dois meses eram só Alex e Paulo André.

Eles são os idealizadores do Bom Senso F.C., união de jogadores que se espalhou por 18 clubes da Série A, mais alguns da Série B e atraiu até convocáveis da Seleção Brasileira. Jogador mais próximo de Ronaldo nos tempos de Corinthians, Paulo André e ele conversavam sobre uma iniciativa própria. Algo que rompesse com o Sindicato dos Atletas Profissionais e que peitasse a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para quebrar códigos estabelecidos no futebol brasileiro.

Com assessoria de imprensa, consultoria jurídica e agora até Twitter e Facebook, o Bom Senso F.C. definirá os passos seguintes na próxima segunda, em São Paulo. Serão convocados todos os 75 jogadores que assinam o manifesto divulgado nesta manhã. No encontro, serão eleitos os representantes formais do grupo para ir até a CBF.

Divulgado pela entidade na última semana, o inchado calendário para 2014 agilizou os planos do Bom Senso F.C. Além de reduzir o número de partidas, os atletas querem 30 dias ininterruptos de férias e direito a pré-temporada - são só quatro dias entre a volta das férias e o primeiro jogo em janeiro do próximo ano. Outro item possível a se tratar é sobre a qualidade dos gramados.

Em consultoria realizada junto a especialista na área de direito esportivo, os jogadores foram informados sobre a possibilidade legal de exigir 30 dias de férias. Por outro lado, ouviram que a "guerra" da pré-temporada é difícil de ser vencida via legislação. Os líderes do grupo, então, providenciam estudos fisiológicos que comprovem a necessidade do período de preparação.

Alex se juntou a Paulo André para liderar movimento dos jogadores do futebol brasileiro Foto: Mauro Pimentel / Terra Alex se juntou a Paulo André para liderar movimento dos jogadores do futebol brasileiro Foto: Mauro Pimentel / Terra

Apesar do barulho, com base no Estatuto do Torcedor, também há poucas esperanças sobre uma mudança de curto prazo no calendário. A expectativa é de que apenas em 2015 os jogadores possam ter, de fato, as reivindicações atendidas.

"A maioria dos líderes já passou dos 30 anos. Eles estão cientes de que essa guerra nem é para eles", disse um dos consultores, que pediu para não ser identificado.

Alguns acontecimentos deste ano podem dar força aos jogadores. Campeão da última Copa Libertadores e favorito ao título do Campeonato Brasileiro respectivamente, Atlético-MG e Cruzeiro jogaram o Estadual mais curto do País. O Atlético-PR, que destacou o time Sub-23 para jogar o Paranaense, sobra fisicamente na Série A e surpreende na quarta posição. Ainda assim, joga no pior campo da competição (Vila Capanema): logo, é o time que mais erra passes.

A qualidade dos gramados estava entre os itens que mais irritava a Ronaldo nos tempos de jogador. Apesar de ter iniciado as discussões com Paulo André, ele se afastou diretamente dos jogadores desde que se tornou membro do Comitê Organizador da Copa.

O Bom Senso F.C. também não deve contar com o apoio de presidentes de clubes nas discussões sobre calendário. O assunto envolve diretamente os interesses da Rede Globo, principal investidor do futebol brasileiro entre os veículos de comunicação.

O Terra tentou contato com Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF, mas não teve sucesso nas ligações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em Caarapó, Reinaldo Azambuja inaugura indústria com 300 empregos e entrega reforma de escola
DEMITIDO
Funcionário de funerária é demitido por tirar foto com o corpo de Maradona
100 COPINHA
FPF anuncia o cancelamento da Copa São Paulo Junior de 2021
LUTO NA TV
Fernando Vannucci, apresentador, morre aos 69 anos em São Paulo
FATIMASSULENSES DESTAQUES
Fatimassulenses ficam em 3º e 4º lugares na 3ª Maratona Mountain Bike MTB Nova Alvorada do Sul
ELIMINATÓRIAS
Brasil vence Uruguai e segue 100% nas eliminatórias da Copa do Mundo
FUTEBOL
Filho de Eliza Samudio e Bruno joga como goleiro em escolinha de MS
BRASILEIRÃO
Santos com 11 desfalques (Covid - 19) vence o Internacional com base "molecada" por 2x0
JOGOS ONLINE
Cassinos: história, evolução e variedades
CORONAVIRUS NO ESPORTE
Cinco atletas do Coritiba testaram positivo para COVID-19