Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
FUTEBOL BRASILEIRO

Santos precisa se esforçar mais para evitar a perda de uma peça tão importante como Jorge Sampaoli

Santos precisa se esforçar mais para evitar a perda de uma peça tão importante como Jorge Sampaoli

15 Nov 2019 - 08h44Por FÁTIMA NEWS / REDAÇÃO

O ano de 2019 para o Santos talvez não carregasse tantas expectativas a partir do final da temporada passada. A falha em levantar títulos nos três torneios de copa disputados (fase final do Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Copa Libertadores) e a decepção com a décima colocação na tabela do Campeonato Brasileiro não deixaram o time do litoral paulista no melhor dos lençóis.

A coisa mudou a partir das contratações feitas pela diretoria para a nova temporada e, principalmente, com a chegada do técnico argentino Jorge Sampaoli. O comandante, que levou a Universidad de Chile para o estrelato a nível continental entre 2010 e 2012 e que, em 2015, emendou esse trabalho impressionante com a conquista da Copa América com a seleção chilena, poderia colocar o Santos em um patamar bem acima do esperado.

As impressões iniciais foram muito boas. Apesar da eliminação para o River Plate do Uruguai na fase preliminar da Copa Sul-Americana logo no começo da temporada, o time se viu tendo performances relativamente boas no Campeonato Paulista. O Santos só seria impedido de seguir para a final do título estadual devido aos esforços do Corinthians, eventual campeão do torneio.

Já no Brasileirão, a coisa evoluiu para um patamar até bem promissor. O Santos abriu a liga com 10 vitórias, 2 empates e 1 derrota em seus 13 primeiros jogos do campeonato, incluindo uma sequência de seis vitórias seguidas que culminou com um acachapante 6 a 1 sobre o Goiás na Vila Belmiro.

Infelizmente, esse jogo do início de agosto marcou também o começo do declínio santista. Desde então, o Santos embarcou naquela que seria hoje em dia uma campanha boa o bastante para ocupar o quarto lugar do Brasileirão, angariando 9 vitórias, 5 empates e 5 derrotas em 19 partidas. Enquanto isso, o clube foi deixado para trás por times como o Flamengo e o Palmeiras, que ultrapassaram o Peixe tanto nos prognósticos de apostas esportivas da Betfair quanto na tabela do campeonato.

É bem possível que esse fosse um desenvolvimento esperado para o Santos, que não conta com um elenco tão vasto quanto o dos seus rivais que hoje se encontram nas duas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro. Mas mesmo em face de suas limitações, a queda de rendimento do Santos é algo preocupante.

Por sorte, os ventos têm se colocado a favor do Santos em tempos mais recentes. De 26 de outubro até 9 de novembro, o time estava em uma sequência invicta há cinco jogos, acumulando quatro vitórias rumo ao fim do Brasileirão. A manutenção dessa taxa de aproveitamento manteria o Santos na zona de classificação para a próxima Copa Libertadores, quiçá deixando para trás o Grêmio, que tem perigado entrar no terceiro lugar hoje ocupado pelo Peixe na tabela.

Já para o próximo ano, o planejamento santista precisará ver quais setores necessitam de melhora caso a intenção seja de manter Sampaoli no time, uma vez que ele já está despertando o interesse de alguns rivais. O meio-campo é uma área que talvez precise de novas peças para complementar o desempenho do veterano Carlos Sánchez, cuja solidez tem sido uma agradável surpresa para os torcedores santistas.

Mas, para além disso, é preciso também evitar que imbróglios políticos originários de disputas de presidentes e diretores do clube resvalem no trabalho de Sampaoli. Distúrbios assim colocam não só o Santos em risco, mas também as chances de manter um técnico tão bom quanto o argentino nas linhas laterais do time.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21
FOTO: ADÉLIO FERREIRA / BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL - COPA VILA BRASIL
Escola Vila Brasil promoveu a 1ª Copa da Vila com êxito e premia campeões em Fátima do Sul
Images.pexels.com JOGOS ONLINE
Uma Viagem pelos Diferentes Modos de Diversão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis