Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
mundial no brasil

Governo deve definir até esta sexta-feira sobre feriados em jogos do Brasil na Copa

3 Abr 2014 - 13h45Por R7

Faltando pouco mais de dois meses para o início da Copa do Mundo, o governo mantém indefinida a possibilidade de decretar feriado nos dias de jogos da seleção brasileira no Mundial. A incerteza do calendário de recesso durante o período que vai de 12 de junho a 13 de julho mexe com o mercado de juros. Isso porque o cálculo da taxa interfinanceira (CDI), referência para os contratos de juros negociados na BBM&FBovespa, leva em consideração a quantidade de dias úteis.

Se for decretado feriado, o mercado precisa fazer ajustes nas taxas. Os contratos de curto prazo são os que mais sofrem uma nova precificação.

O Ministério do Planejamento prometeu divulgar até sexta-feira (4) uma proposta oficial sobre o assunto.

Até a indecisão sobre o feriado chegar ao mercado de juros futuros, a posição do governo era de não decretar recesso nos dias em que a seleção for entrar em campo.

Segundo apurou a reportagem, o consenso era de permitir somente que os servidores públicos deixassem o expediente mais cedo nesses dias. Essa medida não afetaria, portanto, a precificação do DI.

Essa avaliação, no entanto, está sendo rediscutida por um comitê com representantes do Planejamento, da Casa Civil e do Banco Central. Oficialmente, o BC informou apenas que não há definição, mas que feriados de âmbito nacional não são considerados dias úteis no mercado financeiro.

O mesmo não acontece com a decisão de Estados e prefeituras de decretar recesso, inclusive em jogos de outras seleções, como medida para desafogar o trânsito — se isso ocorrer, o mercado mesmo assim vai considerar dia útil.

Uma fonte do governo considera que a melhor decisão seria não decretar feriado nacional porque a indecisão para o cálculo da taxa seria atrelada ao desempenho da seleção de Felipão no decorrer da competição: ou seja, se for definido pelos feriados e a equipe for avançando na competição, mais feriados terão de ser marcados em cima da hora, o que causará efeitos no mercado financeiro.

O impasse fez com que grandes investidores se antecipassem à decisão e promovessem ajustes nos últimos dias.

O movimento chegou a distorcer a referência do mercado para a taxa Selic. Mesmo sendo consenso que o Copom (Comitê de Política Monetária) aumentaria a taxa básica de juros em 0,25 ponto porcentual, para 11% ao ano, como de fato ocorreu, pela leitura dos contratos de curto prazo do DI, esse aumento não seria executado.

A dúvida também afeta a precificação dos títulos públicos. O Tesouro Nacional se programou e reprogramou seus leilões de acordo com os primeiros jogos da seleção brasileira. O tradicional de quinta-feira que aconteceria no dia 12 de junho foi antecipado em um dia para não coincidir com o jogo de abertura da Copa do Mundo.

Não é a primeira vez que a definição de um feriado provoca ruídos no mercado financeiro. Isso aconteceu em 2007, quando o governo cogitou decretar recesso em homenagem a Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro. O recesso seria no dia 11 de maio, mas o feriado não foi confirmado depois.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

ESPORTE
Workshop ensina no próximo domingo 'tapembol', esporte original do Brasil
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil SORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho