Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
brasileirão

Fuga do rebaixamento e busca por Libertadores marcam a 37ª rodada

30 Nov 2013 - 09h45Por Globo Esporte

Campeonatos de pontos corridos carregam a tiracolo o risco de produzir um ou outro jogo desinteressante em sua reta final, dependendo do desenho da tabela. Não é o caso deste fim de semana. Absolutamente todas as partidas serão determinantes para o futuro do campeonato - algumas mais, caso de Coritiba x Botafogo, decisiva para rebaixamento e Libertadores, e outras menos, vide Vitória x Flamengo. Mas todas terão algo em jogo.


É uma rodada de esperanças e tormentos. Atlético-PR e Grêmio já podem garantir classificação para a Libertadores. Ponte Preta, Vasco e Coritiba correm o risco de já serem rebaixados. A enorme tensão que se forma para a rodada final passa pelos jogos deste fim de semana.

 

Pelo menos seis jogos envolvem clubes temerosos de queda. E quatro têm relação com equipes que sonham com o G-4. No bloco superior, destaque para o jogão entre Grêmio e Goiás, duelo direto pela Libertadores.

FLUMINENSE x ATLÉTICO-MG

 

Guia da rodada 37 - Fluminense x Atlético-MG  (Foto: Editoria de Arte)

SÁBADO, 19H30M - MARACANÃ
 

É uma final de campeonato para o Fluminense. Visto que a última rodada será contra o Bahia, outro time ameaçado de rebaixamento, e fora de casa, o Tricolor precisa dos três pontos neste sábado, contra o Atlético-MG. A conquista deles pode livrar o clube das Laranjeiras das ameaças de queda - basta que o Coritiba também perca para o Botafogo, e o Vasco no máximo empate com o Náutico.

 

A turma comandada por Dorival Júnior só não está no Z-4 graças aos critérios de desempate - tem uma vitória a mais que o Coxa, com os mesmos 42 pontos. Depois de duas vitórias, o Flu perdeu na última rodada para o Santos. O rendimento foi desalentador. Agora, a missão é contra uma equipe despreocupada, que vai a campo mais para treinar do que para conquistar pontos - e que, por isso mesmo, pode ser extremamente perigosa. O Atlético-MG, em sexto lugar, já conta os dias para o Mundial. E parece não se preocupar com o fato de ter perdido o título no ano passado justamente para o Flu.

 

Cartola FC: com baixo custo (C$ 8.33), o meia Wagner pode fazer a diferença para o Tricolor. Ele já marcou três gols e deu uma assistência no Brasileiro. Do lado do Galo, Diego Tardelli está muito valorizado após marcar três gols e talvez não seja boa aposta. Se acreditar que o ataque do Flu será parado pela zaga atleticana, Leonardo Silva está disponível por C$ 10.51 e é perigoso na bola aérea ofensiva.

 

Na TV: SporTV (menos RJ) e Premiere FC, com Luiz Carlos Jr e Lédio Carmona.

 

Arbitragem: Marcos André Gomes da Penha (ES), com Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO).

 

Você sabia que... faz 33 anos que o Atlético-MG não vence o Fluminense no Maracanã? A última vez aconteceu em 1980. Desde então, ocorreram sete partidas, com quatro vitórias tricolores e três empates.

 

CORINTHIANS x INTER

 

Guia da rodada 37 - Corinthians x Internacional  (Foto: Editoria de Arte)

SÁBADO, 21H - PACAEMBU
 

Talvez sejam as duas maiores decepções do campeonato, junto com o Fluminense, se for considerada a expectativa gerada por seus elencos. Corinthians e Inter deveriam se enfrentar na penúltima rodada do Brasileirão em um jogo explosivo da briga pelo título. Que nada. Graças ao enorme fracasso colorado no campeonato, o jogo só vale para os gaúchos tentarem, quem diria, conquistar mais um pontinho que os livre de um rebaixamento que é improvável, mas não impossível. Um eventual insucesso vermelho contra o Timão pode obrigar os comandados de Clemer a vencer seu jogo na última rodada - contra a Ponte Preta.

 

E cabe lembrar que uma derrota do Inter para o Goiás em 2007 foi fundamental para a queda do Corinthians à Série B. O Timão teve uma semana dura, consequência da morte de dois operários nas obras de seu novo estádio. Os nomes deles estarão nas camisas dos atletas contra o Inter. O jogo também marcará a despedida de Tite do Pacaembu. A torcida deverá fazer grande homenagem a ele. É um nome cotado justamente pelo Inter para 2014. Enquanto isso, porém, os colorados lidam com sua crise, alimentada por três jogos sem vencer.

 

Cartola FC: o goleiro Walter é boa opção no Corinthians, pois é baratíssimo (C$ 2.08) e tem média 5.03. No Colorado, Otávio pode tirar proveito de sua velocidade para fugir dos marcadores corintianos. O jovem meia custa apenas C$ 8.21 e já anotou seis gols e três assistências.

 

Na TV: Premiere FC, com Bachin Jr e Müller.

 

Arbitragem: Felipe Gomes da Silva (RJ), com Bruno Boschilia (PR) e Fernanda Colombo Uliana (SC).

Você sabia que... o jogo reúne as duas equipes que mais empataram neste Brasileirão? O Corinthians somou 16 igualdades, contra 13 do Inter.

VASCO x NÁUTICO

Guia da rodada 37 - Vasco x Náutico  (Foto: Editoria de Arte)

DOMINGO, 17H - MARACANÃ

É impensável qualquer resultado diferente da vitória para o Vasco. O Náutico não é só o pior time do Campeonato Brasileiro de 2013: é dos piores times que o Brasileirão já teve. A ponto de o time cruz-maltino, muito ameaçado de rebaixamento, ter mais do que o dobro de pontos.

Diz a matemática que os cariocas podem ser rebaixados nesta rodada, mas é uma hipótese que vai muito além do improvável. O natural é o Vasco vencer. E aí terá que secar seus adversários e descobrir de quantos pontos precisará na última rodada, em jogo duríssimo contra o Atlético-PR. Adílson Batista deve manter a equipe que venceu o Cruzeiro, com Alessandro, Fagner, Cris, Luan e Yotún; Guiñazu, Abuda, Pedro Ken e Marlone; Thalles e Edmilson. E o clube aposta em um Maracanã lotado. No Náutico, a crise chega ao limite extremo, com possibilidade de greve dos jogadores, que alegam atraso no pagamento dos direitos de imagem.

Cartola FC: o garoto Thalles tem se destacado sempre que entra em campo pelo Vasco. Diante da frágil defesa do Timbu, ele pode se dar bem. E vale apenas C$ 4.39. Do lado do Náutico, não há como não indicar seu melhor jogador. Maikon Leite é capaz de desequilibrar uma partida com seus dribles rápidos e ainda tem marcado gols - tem sete no Brasileiro. Seu preço é razoável (C$ 13.08) para a boa média que sustenta (5.58).

Na TV: - Premiere FC 5 e PFCI: Eduardo Moreno e Edinho. Globo para RJ, Juiz de Fora (MG), ES, DF, RS, Criciúma (SC), PE, CE, RN, AL, PB, MA, SE, PI, PA, AM, RO, AC, RR e AP: Luis Roberto, Junior e Arnaldo Cezar Coelho

Arbitragem: Anderson Daronco (RS), com Altemir Hausmann (RS) e Rafael da Silva Alves (RS).

Você sabia que... o empate costuma marcar presença nos duelos entre as duas equipes pelo Brasileirão? Em 21 partidas, ocorreram 11 igualdades, além de sete vitórias do Vasco e três triunfos do Náutico.

VITÓRIA x FLAMENGO

Guia da rodada 37 - Vitória x Flamengo (Foto: Editoria de Arte)
DOMINGO, 17H - BARRADÃO
A improbabilidade da esperança que motiva o Vitória e da partícula de ameaça que cerca o Flamengo envolve o jogo deste domingo, talvez o menos influente da rodada. O time baiano tem quatro pontos de distância para o G-4. Precisa recuperá-los em duas rodadas e ainda torcer para que a Ponte Preta não ganhe a Sul-Americana - se ganhar, vira G-3. Suas chances de classificação para a Libertadores são pequenas.

 

Mas resta tentar. E tentar contra aquele que talvez seja o time mais feliz do mundo nesta semana. A conquista da Copa do Brasil alavancou a temporada do Flamengo: da descrença para a euforia. Mas o curioso é que o time carioca ainda não tem a certeza matemática da permanência na Série A - embora, claro, uma queda soe absolutamente absurda.

Cartola FC: Dinei tem acompanhado o incrível crescimento do time baiano. Ele já chegou a 14 gols, além de duas assistências. O artilheiro custa C$ 12.00 e tem média invejável: 5.01. No Flamengo, Hernane tem, disparada, a melhor média do time (6.42) e conta com a motivação de brigar para ser o artilheiro do Brasil na temporada. O Brocador custa C$ 15.44.

Na TV: Premiere FC, com Pedro Canísio e Jorge Allan.

 

Arbitragem: Paulo César de Oliveira (SP), com Carlos Berkenbrock (SC) e Rogério Pablos Zanardo (SP).

Você sabia que... o Vitória é, junto com o Atlético-PR, a equipe que mais ganhou de virada no Brasileirão? Foi assim em seis dos 15 triunfos dos baianos na competição.

PONTE PRETA x PORTUGUESA

 

Guia da rodada 37 - Ponte Preta x Portuguesa (Foto: Editoria de Arte)
DOMINGO, 17H - MOISÉS LUCARELLI

Tende a ser o jogo do rebaixamento da Ponte Preta. E mesmo que ela vença. A situação do time campineiro é de quem está em estado terminal. Para ainda não cair agora, além de conquistar os três pontos, a Macaca precisa que o Fluminense seja derrotado pelo Atlético-MG, que o Coritiba perca para o Botafogo e que o Vasco no máximo empate com o Náutico. Parece mais fácil ganhar na loteria.

E o curioso é que a Ponte, mesmo assim, irá a campo animadíssima. Mas não por causa do Brasileirão, claro. A presença na final da Sul-Americana, depois de eliminar o São Paulo, é um momento histórico para o time do interior. A Portuguesa tenta se aproveitar do maior interesse da Ponte em uma competição paralela para já se livrar do rebaixamento. A Lusa está dois pontos à frente do Z-4 e teve uma derrota dolorida para o Bahia na última rodada. Se perder o jogo, pode entrar na zona de rebaixamento, e ai dependerá de uma vitória contra o Grêmio na última rodada.

Cartola FC: precisando vencer e tirar boa quantidade de saldo de gols para permanecer na elite, a Ponte deve ir para o ataque contra a Lusa. O artilheiro William é a grande esperança e pode render bem. Ele vale C$ 14.65 e já tem 14 gols no Brasileiro. Do outro lado, o goleiro Lauro deve ser muito exigido no jogo. Por isso, pode fazer algumas defesas difíceis. Seu preço é C$ 7.11.

Na TV: Premiere FC, com Jota Jr e Renato Leal.

Arbitragem: Márcio Chagas da Silva (RS), com Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP).

Você sabia que... a Portuguesa jamais venceu a Ponte Preta em Campinas pelo Brasileirão? Ocorreram cinco jogos lá pelo campeonato, com quatro vitórias da Macaca e um empate.

CRICIÚMA x SÃO PAULO

 

Guia da rodada 37 - Criciúma x São Paulo (Foto: Editoria de Arte)

DOMINGO, 17H - HERIBERTO HÜLSE

Cinco jogos sem perder, com três vitórias no período, revolucionaram a reta final do Criciúma. Houve um momento em que a queda parecia certa. E agora uma vitória sobre o São Paulo pode garantir a permanência do Tigre - depende de resultados paralelos. Embalado e muito mais interessado na partida do que seu adversário, o Criciúma joga a vida neste domingo - até porque a rodada final é contra o Botafogo fora de casa.

O Tricolor, sem ameaça de rebaixamento e sem chance de Libertadores, cumpre função protocolar nas últimas partidas do Brasileirão. E ainda carrega o golpe da eliminação para a Ponte Preta nas semifinais da Sul-Americana. O Heriberto Hülse deve ficar quase lotado, com pouco menos de 20 mil torcedores, no jogão de domingo.

Cartola FC: o Tigre deve buscar o ataque jogando em casa. O atacante Wellington Paulista é boa pedida, pois tem baixo valor (C$ 8.61) e já anotou dez bolas na rede no Brasileiro. Se considerar que o São Paulo é capaz de segurar a pressão catarinense, Rodrigo Caio é nome confiável. Ele tem 51 roubadas de bola.

Na TV: Premiere FC, com André Lino e Paulinho Criciúma. Globo para SP, Ituiutaba e Uberlândia (MG), PR, SC (menos Criciúma), GO, MT, MS e TO: Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba.

Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (AL), com Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Katiúscia Berger Mendonça (ES).

Você sabia que... o Criciúma não conseguiu fazer valer o fator local neste Brasileirão? Foram 18 jogos em casa, com sete vitórias, sete derrotas e quatro empates. Marcou 25 gols e sofreu o mesmo número.

CRUZEIRO x BAHIA

 

Guia da rodada 37 - Cruzeiro x Bahia (Foto: Editoria de Arte)

DOMINGO, 17H - MINEIRÃO
Não poderia ser maior a discrepância entre o significado do jogo para as duas equipes. É uma festa para o Cruzeiro e uma luta pela sobrevivência para o Bahia. O time mineiro receberá a taça de campeão diante de um estádio lotado e uma torcida eufórica. Os baianos, pouco se importando com isso, tentarão buscar pontos fundamentais para evitar o rebaixamento.

Um empate pode garantir a permanência do Tricolor na Série A - basta que ou Fluminense ou Coritiba perca seu jogo. A equipe de Salvador tem duas vitórias seguidas na competição, a última delas fundamental: contra a Portuguesa, concorrente direto na batalha contra a queda. Se não conseguir se salvar agora, o Bahia terá jogo direto contra o Fluminense na última rodada. Os baianos esperam que o Cruzeiro siga desligado do campeonato. Depois da conquista do título, os campeões tiveram um empate em casa com a Ponte Preta e uma derrota fora para o Vasco, dois integrantes do Z-4.

Cartola FC: Borges retorna ao time cruzeirense justo no jogo da entrega da taça de campeão. Embora o preço seja alto (C$ 16.03), o atacante já fez dez gols no Brasileiro e tem média 4.44. Do lado do Bahia, o salvador da pátria é Fernandão, autor de dois gols que deram duas vitórias fundamentais para a tentativa de fuga do Z-4 nas últimas rodadas. Com 15 gols e 82 faltas sofridas, costuma render bem para quem o escala. Basta desembolsar C$ 14.10.

Na TV: SporTV (menos MG), com Jader Rocha e Roger Flores. Globo para MG (menos Ituiutaba, Juiz de Fora e Uberlândia) e BA: Rogério Corrêa, Bob Faria e Márcio Rezende de Freitas.

Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), com Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Fabiano da Silva Ramires (ES).

Você sabia que... o Cruzeiro fez mais do que o dobro de gols do Bahia neste Brasileirão? Os mineiros marcaram 75 vezes, contra 34 dos baianos.

CORITIBA x BOTAFOGO

 

Guia da rodada 37 - Coritiba x Botafogo (Foto: Editoria de Arte)
DOMINGO, 17H - COUTO PEREIRA

Talvez o jogo mais importante da rodada, por envolver as duas pontas da tabela. O Coritiba se afastar do rebaixamento significa também afastar o Botafogo da Libertadores. O Botafogo se aproximar da Libertadores significa também aproximar o Coritiba do rebaixamento. As duas equipes irão a campo para uma final em que o concorrente está mais em outros jogos do que do outro lado do gramado. O Coxa vem de trajetória pavorosa nas últimas rodadas. São cinco jogos sem vencer.

Consequência: entrou na zona de rebaixamento. E pior, já pode cair nesta rodada, caso perca para o Botafogo e veja seus concorrentes vencerem. O Botafogo não tem margens maiores de resultado: também precisa ganhar ou ganhar, sob pena de ficar sem vaga na Libertadores. É o quinto, com três pontos a menos que o Grêmio, atual terceiro colocado e último garantido no torneio continental. Mesmo o empate tende a ser um resultado ruim para os cariocas, que só venceram um dos últimos cinco jogos.

Cartola FC: muito participativo, Júnior Urso vale a aposta no meio-campo do Coxa. O volante roubou 47 bolas até agora e costuma aparecer bem no ataque, criando jogadas. A média é razoável (4.14), bem como o preço (C$ 12.21). Embora não viva um bom momento, Rafael Marques tem sido um dos destaques alvinegros no campeonato. O preço não é camarada (C$ 20.41), mas o atacante ajuda na marcação - tem 30 roubadas de bola - e participa de muitos gols, já tendo marcado dez e dado passe para oito.

Na TV: Premiere FC, com Julio Oliveira e André Loffredo.

Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG), com Janette Mara Arcanjo (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG).

Você sabia que... das quatro derrotas do Coritiba em casa neste Brasileirão, duas foram para cariocas? O Coxa perdeu como mandante para Vasco (1 a 0) e Flamengo (2 a 0). Por outro lado, venceu o Fluminense (2 a 1).

GRÊMIO x GOIÁS

DOMINGO, 19H30M - ARENA

Jogão. O Grêmio pode já garantir sua vaga na Libertadores caso vença o Goiás, concorrente direto, neste domingo. Dois pontos separam as duas equipes, terceira e quarta colocada, respectivamente. Enquanto jogam, os dois clubes secam Botafogo, Atlético-PR e um pouco o Vitória também, com quem disputam as duas vagas que restam - haverá uma quarta se a Ponte Preta não ganhar a Sul-Americana.

Depois de momento muito instável no campeonato, o Grêmio conseguiu emendar três rodadas sem perder, com duas vitórias e um empate, e se aproximou muito da vaga. O Esmeraldino vinha ainda melhor, mas patinou feio no último domingo ao levar 4 a 1 do Atlético-MG. No Tricolor, o atacante Kleber teve pena reduzida no STJD e está livre para jogar. O Goiás não terá o zagueiro Rodrigo, suspenso, e o meia David, que não renovou contrato com o clube, mas conta com Walter, autor dos dois gols da vitória de 2 a 0 dos goianos sobre os gaúchos no primeiro turno.

Cartola FC: embora tenha caído de rendimento recentemente, Alex Telles é sempre boa opção de ataque para o Grêmio - possui três assistências - e ainda é forte na marcação, com 51 roubadas de bola. O lateral-revelação custa pouco: C$ 10.68. Diante da sólida zaga gaúcha, ter uma alternativa a Walter, que certamente será muito visado, pode ser uma boa estratégia. O veloz Eduardo Sasha vive bom momento: já marcou quatro gols e custa somente C$ 4.43.

Na TV: SporTV (menos RS) e Premiere FC, com Milton Leite e Mauricio Noriega.

Arbitragem: Heber Roberto Lopes (PR), com Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho van Gasse (SP).

Você sabia que... tanto o jogador que mais faz faltas quanto o que mais recebe faltas no campeonato estarão em campo neste jogo? Kleber, do Grêmio, é quem mais apanha. Já foi vítima de 153 infrações. Walter, do Goiás, é o mais faltoso: 83.

SANTOS x ATLÉTICO-PR

 

Guia da rodada 37 - Santos x Atlético-PR (Foto: Editoria de Arte)

DOMINGO, 19H30M - TEIXEIRÃO

Jogo burocrático para o Santos e decisivo para o Atlético-PR. O Furacão tenta usar o Campeonato Brasileiro como analgésico para as dores da Copa do Brasil. No primeiro jogo depois da perda do título do torneio para o Flamengo, os paranaenses já podem assegurar vaga na Libertadores. A preocupação é dupla: com o abalo emocional do elenco depois da frustração no Maracanã e com a recente queda de rendimento da equipe, escancarada nos dois jogos finais da Copa do Brasil.

O clube criou alta expectativa depois de sua arrancada na temporada - que resultou em chance de titulo em um torneio e de presença no G-4 no outro. O sentimento é de que a conquista da vaga na Libertadores é obrigação. O Santos, em contrapartida, não tem muito o que fazer na competição, mas vem jogando com seriedade, como mostraram as recentes vitórias sobre Bahia e Fluminense, dois clubes ameaçados de rebaixamento. O jogo será realizado no estádio Benedito Teixeira, o Teixeirão, em São José do Rio Preto (SP).

Cartola FC: o goleiro Aranha é ótima pedida, uma vez que terá pela frente o segundo ataque mais positivo do Brasileiro e pode se valorizar. Ele vale C$ 8.81 e soma 54 defesas difíceis. No Furacão, o setor ofensivo deve ser bastante acionado, e Marcelo é sempre uma boa escolha. Valor baixo (C$ 9.73), cinco gols e seis assistências são alguns de seus trunfos.

Na TV: Premiere FC, com Linhares Jr e Wagner Vilaron.

Arbitragem: Wagner Reway (MT), com Marrubson Melo Freitas (DF) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE).

Você sabia que... foi no estádio do jogo deste domingo que o Santos ganhou o Brasileirão de 2004? Ali, venceu o Vasco por 2 a 1 e ficou com a taça.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Washington Lima / Fátima Em Dia FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da Final e Premiação da Copa Favo de Mel de Futsal em Fátima do Sul
Foto: arquivo/Setesc AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Abril Laranja: Ações de conscientização contra maus-tratos a animais chegam a Bodoquena e Corumbá
ESPORTE
Workshop ensina no próximo domingo 'tapembol', esporte original do Brasil
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil SORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação