Menu
SADER_FULL
sexta, 7 de agosto de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
brasileirão

Fuga do rebaixamento e busca por Libertadores marcam a 37ª rodada

30 Nov 2013 - 09h45Por Globo Esporte

Campeonatos de pontos corridos carregam a tiracolo o risco de produzir um ou outro jogo desinteressante em sua reta final, dependendo do desenho da tabela. Não é o caso deste fim de semana. Absolutamente todas as partidas serão determinantes para o futuro do campeonato - algumas mais, caso de Coritiba x Botafogo, decisiva para rebaixamento e Libertadores, e outras menos, vide Vitória x Flamengo. Mas todas terão algo em jogo.


É uma rodada de esperanças e tormentos. Atlético-PR e Grêmio já podem garantir classificação para a Libertadores. Ponte Preta, Vasco e Coritiba correm o risco de já serem rebaixados. A enorme tensão que se forma para a rodada final passa pelos jogos deste fim de semana.

 

Pelo menos seis jogos envolvem clubes temerosos de queda. E quatro têm relação com equipes que sonham com o G-4. No bloco superior, destaque para o jogão entre Grêmio e Goiás, duelo direto pela Libertadores.

FLUMINENSE x ATLÉTICO-MG

 

Guia da rodada 37 - Fluminense x Atlético-MG  (Foto: Editoria de Arte)

SÁBADO, 19H30M - MARACANÃ
 

É uma final de campeonato para o Fluminense. Visto que a última rodada será contra o Bahia, outro time ameaçado de rebaixamento, e fora de casa, o Tricolor precisa dos três pontos neste sábado, contra o Atlético-MG. A conquista deles pode livrar o clube das Laranjeiras das ameaças de queda - basta que o Coritiba também perca para o Botafogo, e o Vasco no máximo empate com o Náutico.

 

A turma comandada por Dorival Júnior só não está no Z-4 graças aos critérios de desempate - tem uma vitória a mais que o Coxa, com os mesmos 42 pontos. Depois de duas vitórias, o Flu perdeu na última rodada para o Santos. O rendimento foi desalentador. Agora, a missão é contra uma equipe despreocupada, que vai a campo mais para treinar do que para conquistar pontos - e que, por isso mesmo, pode ser extremamente perigosa. O Atlético-MG, em sexto lugar, já conta os dias para o Mundial. E parece não se preocupar com o fato de ter perdido o título no ano passado justamente para o Flu.

 

Cartola FC: com baixo custo (C$ 8.33), o meia Wagner pode fazer a diferença para o Tricolor. Ele já marcou três gols e deu uma assistência no Brasileiro. Do lado do Galo, Diego Tardelli está muito valorizado após marcar três gols e talvez não seja boa aposta. Se acreditar que o ataque do Flu será parado pela zaga atleticana, Leonardo Silva está disponível por C$ 10.51 e é perigoso na bola aérea ofensiva.

 

Na TV: SporTV (menos RJ) e Premiere FC, com Luiz Carlos Jr e Lédio Carmona.

 

Arbitragem: Marcos André Gomes da Penha (ES), com Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO).

 

Você sabia que... faz 33 anos que o Atlético-MG não vence o Fluminense no Maracanã? A última vez aconteceu em 1980. Desde então, ocorreram sete partidas, com quatro vitórias tricolores e três empates.

 

CORINTHIANS x INTER

 

Guia da rodada 37 - Corinthians x Internacional  (Foto: Editoria de Arte)

SÁBADO, 21H - PACAEMBU
 

Talvez sejam as duas maiores decepções do campeonato, junto com o Fluminense, se for considerada a expectativa gerada por seus elencos. Corinthians e Inter deveriam se enfrentar na penúltima rodada do Brasileirão em um jogo explosivo da briga pelo título. Que nada. Graças ao enorme fracasso colorado no campeonato, o jogo só vale para os gaúchos tentarem, quem diria, conquistar mais um pontinho que os livre de um rebaixamento que é improvável, mas não impossível. Um eventual insucesso vermelho contra o Timão pode obrigar os comandados de Clemer a vencer seu jogo na última rodada - contra a Ponte Preta.

 

E cabe lembrar que uma derrota do Inter para o Goiás em 2007 foi fundamental para a queda do Corinthians à Série B. O Timão teve uma semana dura, consequência da morte de dois operários nas obras de seu novo estádio. Os nomes deles estarão nas camisas dos atletas contra o Inter. O jogo também marcará a despedida de Tite do Pacaembu. A torcida deverá fazer grande homenagem a ele. É um nome cotado justamente pelo Inter para 2014. Enquanto isso, porém, os colorados lidam com sua crise, alimentada por três jogos sem vencer.

 

Cartola FC: o goleiro Walter é boa opção no Corinthians, pois é baratíssimo (C$ 2.08) e tem média 5.03. No Colorado, Otávio pode tirar proveito de sua velocidade para fugir dos marcadores corintianos. O jovem meia custa apenas C$ 8.21 e já anotou seis gols e três assistências.

 

Na TV: Premiere FC, com Bachin Jr e Müller.

 

Arbitragem: Felipe Gomes da Silva (RJ), com Bruno Boschilia (PR) e Fernanda Colombo Uliana (SC).

Você sabia que... o jogo reúne as duas equipes que mais empataram neste Brasileirão? O Corinthians somou 16 igualdades, contra 13 do Inter.

VASCO x NÁUTICO

Guia da rodada 37 - Vasco x Náutico  (Foto: Editoria de Arte)

DOMINGO, 17H - MARACANÃ

É impensável qualquer resultado diferente da vitória para o Vasco. O Náutico não é só o pior time do Campeonato Brasileiro de 2013: é dos piores times que o Brasileirão já teve. A ponto de o time cruz-maltino, muito ameaçado de rebaixamento, ter mais do que o dobro de pontos.

Diz a matemática que os cariocas podem ser rebaixados nesta rodada, mas é uma hipótese que vai muito além do improvável. O natural é o Vasco vencer. E aí terá que secar seus adversários e descobrir de quantos pontos precisará na última rodada, em jogo duríssimo contra o Atlético-PR. Adílson Batista deve manter a equipe que venceu o Cruzeiro, com Alessandro, Fagner, Cris, Luan e Yotún; Guiñazu, Abuda, Pedro Ken e Marlone; Thalles e Edmilson. E o clube aposta em um Maracanã lotado. No Náutico, a crise chega ao limite extremo, com possibilidade de greve dos jogadores, que alegam atraso no pagamento dos direitos de imagem.

Cartola FC: o garoto Thalles tem se destacado sempre que entra em campo pelo Vasco. Diante da frágil defesa do Timbu, ele pode se dar bem. E vale apenas C$ 4.39. Do lado do Náutico, não há como não indicar seu melhor jogador. Maikon Leite é capaz de desequilibrar uma partida com seus dribles rápidos e ainda tem marcado gols - tem sete no Brasileiro. Seu preço é razoável (C$ 13.08) para a boa média que sustenta (5.58).

Na TV: - Premiere FC 5 e PFCI: Eduardo Moreno e Edinho. Globo para RJ, Juiz de Fora (MG), ES, DF, RS, Criciúma (SC), PE, CE, RN, AL, PB, MA, SE, PI, PA, AM, RO, AC, RR e AP: Luis Roberto, Junior e Arnaldo Cezar Coelho

Arbitragem: Anderson Daronco (RS), com Altemir Hausmann (RS) e Rafael da Silva Alves (RS).

Você sabia que... o empate costuma marcar presença nos duelos entre as duas equipes pelo Brasileirão? Em 21 partidas, ocorreram 11 igualdades, além de sete vitórias do Vasco e três triunfos do Náutico.

VITÓRIA x FLAMENGO

Guia da rodada 37 - Vitória x Flamengo (Foto: Editoria de Arte)
DOMINGO, 17H - BARRADÃO
A improbabilidade da esperança que motiva o Vitória e da partícula de ameaça que cerca o Flamengo envolve o jogo deste domingo, talvez o menos influente da rodada. O time baiano tem quatro pontos de distância para o G-4. Precisa recuperá-los em duas rodadas e ainda torcer para que a Ponte Preta não ganhe a Sul-Americana - se ganhar, vira G-3. Suas chances de classificação para a Libertadores são pequenas.

 

Mas resta tentar. E tentar contra aquele que talvez seja o time mais feliz do mundo nesta semana. A conquista da Copa do Brasil alavancou a temporada do Flamengo: da descrença para a euforia. Mas o curioso é que o time carioca ainda não tem a certeza matemática da permanência na Série A - embora, claro, uma queda soe absolutamente absurda.

Cartola FC: Dinei tem acompanhado o incrível crescimento do time baiano. Ele já chegou a 14 gols, além de duas assistências. O artilheiro custa C$ 12.00 e tem média invejável: 5.01. No Flamengo, Hernane tem, disparada, a melhor média do time (6.42) e conta com a motivação de brigar para ser o artilheiro do Brasil na temporada. O Brocador custa C$ 15.44.

Na TV: Premiere FC, com Pedro Canísio e Jorge Allan.

 

Arbitragem: Paulo César de Oliveira (SP), com Carlos Berkenbrock (SC) e Rogério Pablos Zanardo (SP).

Você sabia que... o Vitória é, junto com o Atlético-PR, a equipe que mais ganhou de virada no Brasileirão? Foi assim em seis dos 15 triunfos dos baianos na competição.

PONTE PRETA x PORTUGUESA

 

Guia da rodada 37 - Ponte Preta x Portuguesa (Foto: Editoria de Arte)
DOMINGO, 17H - MOISÉS LUCARELLI

Tende a ser o jogo do rebaixamento da Ponte Preta. E mesmo que ela vença. A situação do time campineiro é de quem está em estado terminal. Para ainda não cair agora, além de conquistar os três pontos, a Macaca precisa que o Fluminense seja derrotado pelo Atlético-MG, que o Coritiba perca para o Botafogo e que o Vasco no máximo empate com o Náutico. Parece mais fácil ganhar na loteria.

E o curioso é que a Ponte, mesmo assim, irá a campo animadíssima. Mas não por causa do Brasileirão, claro. A presença na final da Sul-Americana, depois de eliminar o São Paulo, é um momento histórico para o time do interior. A Portuguesa tenta se aproveitar do maior interesse da Ponte em uma competição paralela para já se livrar do rebaixamento. A Lusa está dois pontos à frente do Z-4 e teve uma derrota dolorida para o Bahia na última rodada. Se perder o jogo, pode entrar na zona de rebaixamento, e ai dependerá de uma vitória contra o Grêmio na última rodada.

Cartola FC: precisando vencer e tirar boa quantidade de saldo de gols para permanecer na elite, a Ponte deve ir para o ataque contra a Lusa. O artilheiro William é a grande esperança e pode render bem. Ele vale C$ 14.65 e já tem 14 gols no Brasileiro. Do outro lado, o goleiro Lauro deve ser muito exigido no jogo. Por isso, pode fazer algumas defesas difíceis. Seu preço é C$ 7.11.

Na TV: Premiere FC, com Jota Jr e Renato Leal.

Arbitragem: Márcio Chagas da Silva (RS), com Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP).

Você sabia que... a Portuguesa jamais venceu a Ponte Preta em Campinas pelo Brasileirão? Ocorreram cinco jogos lá pelo campeonato, com quatro vitórias da Macaca e um empate.

CRICIÚMA x SÃO PAULO

 

Guia da rodada 37 - Criciúma x São Paulo (Foto: Editoria de Arte)

DOMINGO, 17H - HERIBERTO HÜLSE

Cinco jogos sem perder, com três vitórias no período, revolucionaram a reta final do Criciúma. Houve um momento em que a queda parecia certa. E agora uma vitória sobre o São Paulo pode garantir a permanência do Tigre - depende de resultados paralelos. Embalado e muito mais interessado na partida do que seu adversário, o Criciúma joga a vida neste domingo - até porque a rodada final é contra o Botafogo fora de casa.

O Tricolor, sem ameaça de rebaixamento e sem chance de Libertadores, cumpre função protocolar nas últimas partidas do Brasileirão. E ainda carrega o golpe da eliminação para a Ponte Preta nas semifinais da Sul-Americana. O Heriberto Hülse deve ficar quase lotado, com pouco menos de 20 mil torcedores, no jogão de domingo.

Cartola FC: o Tigre deve buscar o ataque jogando em casa. O atacante Wellington Paulista é boa pedida, pois tem baixo valor (C$ 8.61) e já anotou dez bolas na rede no Brasileiro. Se considerar que o São Paulo é capaz de segurar a pressão catarinense, Rodrigo Caio é nome confiável. Ele tem 51 roubadas de bola.

Na TV: Premiere FC, com André Lino e Paulinho Criciúma. Globo para SP, Ituiutaba e Uberlândia (MG), PR, SC (menos Criciúma), GO, MT, MS e TO: Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba.

Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (AL), com Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Katiúscia Berger Mendonça (ES).

Você sabia que... o Criciúma não conseguiu fazer valer o fator local neste Brasileirão? Foram 18 jogos em casa, com sete vitórias, sete derrotas e quatro empates. Marcou 25 gols e sofreu o mesmo número.

CRUZEIRO x BAHIA

 

Guia da rodada 37 - Cruzeiro x Bahia (Foto: Editoria de Arte)

DOMINGO, 17H - MINEIRÃO
Não poderia ser maior a discrepância entre o significado do jogo para as duas equipes. É uma festa para o Cruzeiro e uma luta pela sobrevivência para o Bahia. O time mineiro receberá a taça de campeão diante de um estádio lotado e uma torcida eufórica. Os baianos, pouco se importando com isso, tentarão buscar pontos fundamentais para evitar o rebaixamento.

Um empate pode garantir a permanência do Tricolor na Série A - basta que ou Fluminense ou Coritiba perca seu jogo. A equipe de Salvador tem duas vitórias seguidas na competição, a última delas fundamental: contra a Portuguesa, concorrente direto na batalha contra a queda. Se não conseguir se salvar agora, o Bahia terá jogo direto contra o Fluminense na última rodada. Os baianos esperam que o Cruzeiro siga desligado do campeonato. Depois da conquista do título, os campeões tiveram um empate em casa com a Ponte Preta e uma derrota fora para o Vasco, dois integrantes do Z-4.

Cartola FC: Borges retorna ao time cruzeirense justo no jogo da entrega da taça de campeão. Embora o preço seja alto (C$ 16.03), o atacante já fez dez gols no Brasileiro e tem média 4.44. Do lado do Bahia, o salvador da pátria é Fernandão, autor de dois gols que deram duas vitórias fundamentais para a tentativa de fuga do Z-4 nas últimas rodadas. Com 15 gols e 82 faltas sofridas, costuma render bem para quem o escala. Basta desembolsar C$ 14.10.

Na TV: SporTV (menos MG), com Jader Rocha e Roger Flores. Globo para MG (menos Ituiutaba, Juiz de Fora e Uberlândia) e BA: Rogério Corrêa, Bob Faria e Márcio Rezende de Freitas.

Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), com Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Fabiano da Silva Ramires (ES).

Você sabia que... o Cruzeiro fez mais do que o dobro de gols do Bahia neste Brasileirão? Os mineiros marcaram 75 vezes, contra 34 dos baianos.

CORITIBA x BOTAFOGO

 

Guia da rodada 37 - Coritiba x Botafogo (Foto: Editoria de Arte)
DOMINGO, 17H - COUTO PEREIRA

Talvez o jogo mais importante da rodada, por envolver as duas pontas da tabela. O Coritiba se afastar do rebaixamento significa também afastar o Botafogo da Libertadores. O Botafogo se aproximar da Libertadores significa também aproximar o Coritiba do rebaixamento. As duas equipes irão a campo para uma final em que o concorrente está mais em outros jogos do que do outro lado do gramado. O Coxa vem de trajetória pavorosa nas últimas rodadas. São cinco jogos sem vencer.

Consequência: entrou na zona de rebaixamento. E pior, já pode cair nesta rodada, caso perca para o Botafogo e veja seus concorrentes vencerem. O Botafogo não tem margens maiores de resultado: também precisa ganhar ou ganhar, sob pena de ficar sem vaga na Libertadores. É o quinto, com três pontos a menos que o Grêmio, atual terceiro colocado e último garantido no torneio continental. Mesmo o empate tende a ser um resultado ruim para os cariocas, que só venceram um dos últimos cinco jogos.

Cartola FC: muito participativo, Júnior Urso vale a aposta no meio-campo do Coxa. O volante roubou 47 bolas até agora e costuma aparecer bem no ataque, criando jogadas. A média é razoável (4.14), bem como o preço (C$ 12.21). Embora não viva um bom momento, Rafael Marques tem sido um dos destaques alvinegros no campeonato. O preço não é camarada (C$ 20.41), mas o atacante ajuda na marcação - tem 30 roubadas de bola - e participa de muitos gols, já tendo marcado dez e dado passe para oito.

Na TV: Premiere FC, com Julio Oliveira e André Loffredo.

Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG), com Janette Mara Arcanjo (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG).

Você sabia que... das quatro derrotas do Coritiba em casa neste Brasileirão, duas foram para cariocas? O Coxa perdeu como mandante para Vasco (1 a 0) e Flamengo (2 a 0). Por outro lado, venceu o Fluminense (2 a 1).

GRÊMIO x GOIÁS

DOMINGO, 19H30M - ARENA

Jogão. O Grêmio pode já garantir sua vaga na Libertadores caso vença o Goiás, concorrente direto, neste domingo. Dois pontos separam as duas equipes, terceira e quarta colocada, respectivamente. Enquanto jogam, os dois clubes secam Botafogo, Atlético-PR e um pouco o Vitória também, com quem disputam as duas vagas que restam - haverá uma quarta se a Ponte Preta não ganhar a Sul-Americana.

Depois de momento muito instável no campeonato, o Grêmio conseguiu emendar três rodadas sem perder, com duas vitórias e um empate, e se aproximou muito da vaga. O Esmeraldino vinha ainda melhor, mas patinou feio no último domingo ao levar 4 a 1 do Atlético-MG. No Tricolor, o atacante Kleber teve pena reduzida no STJD e está livre para jogar. O Goiás não terá o zagueiro Rodrigo, suspenso, e o meia David, que não renovou contrato com o clube, mas conta com Walter, autor dos dois gols da vitória de 2 a 0 dos goianos sobre os gaúchos no primeiro turno.

Cartola FC: embora tenha caído de rendimento recentemente, Alex Telles é sempre boa opção de ataque para o Grêmio - possui três assistências - e ainda é forte na marcação, com 51 roubadas de bola. O lateral-revelação custa pouco: C$ 10.68. Diante da sólida zaga gaúcha, ter uma alternativa a Walter, que certamente será muito visado, pode ser uma boa estratégia. O veloz Eduardo Sasha vive bom momento: já marcou quatro gols e custa somente C$ 4.43.

Na TV: SporTV (menos RS) e Premiere FC, com Milton Leite e Mauricio Noriega.

Arbitragem: Heber Roberto Lopes (PR), com Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho van Gasse (SP).

Você sabia que... tanto o jogador que mais faz faltas quanto o que mais recebe faltas no campeonato estarão em campo neste jogo? Kleber, do Grêmio, é quem mais apanha. Já foi vítima de 153 infrações. Walter, do Goiás, é o mais faltoso: 83.

SANTOS x ATLÉTICO-PR

 

Guia da rodada 37 - Santos x Atlético-PR (Foto: Editoria de Arte)

DOMINGO, 19H30M - TEIXEIRÃO

Jogo burocrático para o Santos e decisivo para o Atlético-PR. O Furacão tenta usar o Campeonato Brasileiro como analgésico para as dores da Copa do Brasil. No primeiro jogo depois da perda do título do torneio para o Flamengo, os paranaenses já podem assegurar vaga na Libertadores. A preocupação é dupla: com o abalo emocional do elenco depois da frustração no Maracanã e com a recente queda de rendimento da equipe, escancarada nos dois jogos finais da Copa do Brasil.

O clube criou alta expectativa depois de sua arrancada na temporada - que resultou em chance de titulo em um torneio e de presença no G-4 no outro. O sentimento é de que a conquista da vaga na Libertadores é obrigação. O Santos, em contrapartida, não tem muito o que fazer na competição, mas vem jogando com seriedade, como mostraram as recentes vitórias sobre Bahia e Fluminense, dois clubes ameaçados de rebaixamento. O jogo será realizado no estádio Benedito Teixeira, o Teixeirão, em São José do Rio Preto (SP).

Cartola FC: o goleiro Aranha é ótima pedida, uma vez que terá pela frente o segundo ataque mais positivo do Brasileiro e pode se valorizar. Ele vale C$ 8.81 e soma 54 defesas difíceis. No Furacão, o setor ofensivo deve ser bastante acionado, e Marcelo é sempre uma boa escolha. Valor baixo (C$ 9.73), cinco gols e seis assistências são alguns de seus trunfos.

Na TV: Premiere FC, com Linhares Jr e Wagner Vilaron.

Arbitragem: Wagner Reway (MT), com Marrubson Melo Freitas (DF) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE).

Você sabia que... foi no estádio do jogo deste domingo que o Santos ganhou o Brasileirão de 2004? Ali, venceu o Vasco por 2 a 1 e ficou com a taça.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BORA PRA BONITO - MS
Passeios de cavalo em Bonito - uma verdadeira terapia!
FÁTIMA DO SUL - DICA CIA DO BICHO
Saiba o que são rações terapêuticas, Cia do Bicho destaca vários tipos, confira
BORA PRA BONITO - MS
Crie laços com a natureza em Bonito, MS!
BOCA DA ONÇA É NO MS
Maior cachoeira do MS, Boca da Onça retorna com muitas novidades, confira
BORA PRA BONITO - MS
O que é ecoturismo e porque Bonito, MS?
BONITO - MS - BALNEÁRIO MUNICIPAL
Balneário Municipal que reabre neste sábado em Bonito (MS), veja como funcionará
BORA PRA BONITO - MS
Viajar para Bonito (MS) é o remédio para te fazer mais feliz!
NOTA MS PREMIADA
SERÁ QUE FOI VOCÊ?: Prêmio de R$ 100 mil do Nota MS Premiada vai para único ganhador em MS
BORA PRA BONITO - MS
10 motivos para viajar aos 30 anos para Bonito (MS)
SITES DE LOTERIAS
Os sites de loteria on-line são legítimos?