Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
fim dos investidores?

Fifa proíbe investidores em compra de jogadores

Apenas clubes poderão ser donos dos direitos econômicos dos atletas

26 Set 2014 - 14h29Por Globo Esporte

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou nesta sexta-feira na sede da entidade, em Zurique, que será proibida a participação de investidores nos direitos econômicos de jogadores de futebol.

- Tomamos uma decisão muito firme, no sentido de proibir a participação de terceiros. Mas vamos criar uma comissão e dar um prazo para o mercado se adaptar - declarou Blatter.

Instado a dar mais detalhes sobre o assunto, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que o período de transição deve ser "de seis a oito janelas de transferência" - ou seja, de três a quatro anos.

- O que é certo é que vamos banir a presença de terceiros, de investidores. Até março vamos definir o período de transição - declarou Valcke.

Na prática, a Fifa quer que apenas clubes sejam donos de direitos econômicos de jogadores. Há ainda muitos pontos a serem discutidos pela comissão da Fifa que cuida do caso.

A forma mais comum de burlar a proibição é por meio de "clubes hospedeiros", os "times de empresário" - aqueles que na prática inexistem, mas servem para que um jogador seja registrado e então emprestado a um time maior, uma vitrine. 

Os "hospedeiros" já estão na mira da entidade. Por meio do TMS (Transfer Market System), a Fifa já identificou um clube uruguaio e dois argentinos que registraram a compra de atletas por um valor e a venda em curto período por valores muito superiores.

A entidade que manda no futebol mundial aplicou multa de 50 mil francos e a proibição de atuarem em duas janelas de transferência. Os próximos alvos são os "hospedeiros" brasileiros.

O período de três a quatro anos serve para que o mercado se adapte. Os clubes brasileiros hoje são dependentes desse tipo de financiamento - um estudo da KPMG mostra que 80% dos jogadores brasileiros são fatiados entre clubes e "terceiros".

Como este blog mostrou mais cedo, sete clubes da Série A procuraram recentemente o mesmo investidor para pedir dinheiro emprestado. Em troca, oferecem pedaços de seus jogadores, principalmente das categorias de base.

O fim da presença de investidores nos direitos econômicos de jogadores é uma vitória da Uefa sobre o terceiro mundo. Na véspera do anúncio, o presidente da Uefa, Michel Platini, disse a este blog que a única solução possível era "banir, banir".

Por outro lado, seus colegas sul-americanos eram bem mais cautelosos. O presidente da Conmebol, Juan Angel Napout, disse que o ideal era "regular". O mesmo discurso foi adotado pelo presidente eleito da CBF, Marco Polo Del Nero.

Minutos depois de a decisão ter sido anunciada por Blatter, Michel Platini voltou a criticar a presença de terceiros (chamadas assim porque não são nem clubes nem jogadores) no mercado do futebol.

- Isso era necessário para mantermos a transparência e a integridade do jogo - declarou o francês, por meio do Twitter da Uefa.

No Brasil, a decisão foi recebida com cuidado. 

- A fragilidade financeira dos clubes de futebol no país é que faz com que as negociações de direitos econômicos sejam tão relevantes. Caso os clubes estivessem em boa situação, não haveria temor quanto a proibição - analisou o advogado Eduardo Carlezzo, especialista em direito esportivo internacional.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Images.pexels.com JOGOS ONLINE
Uma Viagem pelos Diferentes Modos de Diversão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis
Fotos: Washington Lima / Fátima Em Dia FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da abertura da Copa Favo de Mel de Futsal em Fátima do Sul
ACIFAS - FÁTIMA DO SUL FÁTIMA DO SUL - FESTA DAS MÃES E TRABALHADOR
ACIFAS terá campanha das Mães e festa do trabalhador em Fátima do Sul, confira a programação
FÁTIMA DO SUL - ESPORTE
Prefeitura abre nesta quarta-feira, às 19h, mais uma Copa Favo de Mel de Futsal em Fátima do Sul

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
Fotos: Mairinco de PaudaAÇÕES DO GOVERNO DE MS
Elogiado pelos suinocultores, programa Leitão Vida já garantiu mais de R$ 50 milhões em incentivos
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis