Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 25 de junho de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Xadrez MS

Enxadristas representam Mato Grosso do Sul em competição nacional de base em Natal

21 Mai 2024 - 11h33Por Lucas Castro / agênciadenotíciasgovms

Em Natal (RN), enxadristas do projeto Xadrez do Futuro, Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), vinculado à Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), disputaram o campeonato de xadrez do Fenac (Festival Nacional da Criança) e Fenaj (Festival Nacional da Juventude e Juvenil). Ao todo, a competição reuniu mais de 300 participantes, representando 22 estados das quatro regiões do país.  A disputa contou com enxadristas de seis a 20 anos.

O campeonato brasileiro de base é dividido em dois: o Fenac, que abrange as categorias sub-6, sub-8, sub-10 e sub-12, e o Fenaj, que vai do sub-14 ao sub-20. Os ritmos disputados foram blitz, rápido e clássico (pensado). Com 314 inscritos no geral, a delegação sul-mato-grossense foi a sétima maior, com 15 atletas. 

Os três melhores atletas de cada categoria vão garantir classificação para o Festival Pan-Americano, nos dias 14 a 20 de julho, em Orlando, nos Estados Unidos. No campeonato Sul-Americano de 1º a 13 de dezembro no Uruguai e para as duas etapas do Mundial, a primeira em Florianópolis, e a segunda na Itália, nos meses de outubro e novembro. 

No sub-16 absoluto, Arthur Neres, atleta do projeto Xadrez do Futuro terminou em quinto lugar e Jamilly Maciel teve destaque, conquistando medalha de prata, ambos no ritmo blitz. A atleta Mariana Yassuda vai representar Mato Grosso do Sul no Campeonato Mundial, após ser campeã do ritmo clássico. Com a conquista, a sul-maot-grossense ainda assegurou o título de Mestre Nacional (MN), além de vaga para o Pan-Americano e Mundial.

Jamilly Maciel, de 15 anos, é de Corumbá e joga xadrez desde os seis anos de idade. Para ela, o Prodesc (Programa MS Desporto Escolar) promoveu muitas oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

“Eu sempre tive muita dificuldade em participar de torneios, porque eu moro em uma cidade muito pequena que fica longe da maioria das cidades que tem torneio. O Prodesc tem sido muito importante, pois me auxilia a participar dos torneios fora do estado e também ajuda a me preparar para eles. Minha expectativa para o futuro é poder representar o Prodesc, não só fora do estado, mas também fora do Brasil, mostrando a força do xadrez sul-mato-grossense”, ressalta a enxadrista.  

Natural de Três Lagoas, Arthur Neres participa do projeto esportivo escolar e é beneficiário do programa Bolsa Atleta do Governo de Mato Grosso do Sul. Os resultados do atleta de 15 anos na modalidade influenciaram outros estudantes a praticarem o esporte em seu município.

“Eu represento o Mato Grosso do Sul em várias competições fora do estado e sou muito feliz, grato por poder representar o meu estado. Eu estudo em escola estadual e faço parte do programa Prodesc e foi onde tudo começou, meus primeiros torneios foram pelo Prodesc”, frisa Arthur.

Professor supervisor do projeto Xadrez do Futuro, Marcelo Simões, ressalta que desde de 2021 tem trabalhado para fomentar a modalidade no estado. 

“Em 2021 eu criei o projeto xadrez do futuro, com o objetivo de nortear todas as ações do Prodesc relacionadas ao xadrez. Hoje os nossos atletas do Prodesc já participaram de competições nacionais e internacionais, como o sul-americano e o pan-americano. E, em todas as competições, nós conseguimos resultados extremamente positivos com os nossos atletas. Então, eu penso que para o futuro queremos descobrir novos talentos e os capacitar da melhor forma”, destaca o professor de Educação Física Marcelo Simões.

Bel Manvailer, Comunicação Fundesporte
Foto: Arquivo/Fundesporte 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: ROBERTI DIAS / ASSESSORIA JATEÍ - FOTOS DA CORRIDA
Confira as FOTOS da 8ª Corrida da Fogueira em Jateí
Fotos: Daniel Reino/Setesc JOGOS ESCOLARES
Jogos Escolares de MS oferecem infraestrutura adequada para valorizar o esporte e os participantes
Imagem: Uso gratuito sob a Licença da Unsplash TECNOLOGIA
Por que os profissionais de tecnologia são tão importantes no mercado atual?
Foto: Divulgação AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Apoiada pela Msgás, Maratona de Campo Grande tem 3 mil atletas confirmados
Fotos: Daniel Reino AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Centro de Convivência nos Jogos Escolares de MS promove novas amizades entre estudantes-atletas

Mais Lidas

IMAGEM: TOP MÍDIA NEWSACIDENTE FATAL
FATAL: Vídeo mostra motorista furando sinal e matando motociclista
FRIO - Foto: Bruno RezendeFRENTE FRIA DE INVERNO
Frente fria vem aí, a primeira do inverno que pode registrar mínima de 2°C; confira a previsão
Evento
Fátima do Sul irá sediar hoje o maior evento corporativo do Mato Grosso do Sul: Rota do MS
Crime aconteceu em frente à casa do casal; Fotos: Leandro Holsbach/Ligado Na NotíciaCRIME
Mulher mata companheiro com golpe de faca no pescoço, 'Cansei de apanhar', disse ela
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Donizete Gotardi, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento