Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
DOURADOS - ADEUS AO CORAÇÃO DE LEÃO

"Coração de Leão": Covid tira de campo Merces Dias, foi jogador e técnico do Ubiratan de Dourados

Merces Dias (e) havia completado 83 anos de vida no dia 27 de abril passado

3 Jan 2021 - 18h28Por ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS

A pandemia do covid 19 fez mais uma vítima fatal no final deste dia 2 de janeiro de 2021. Faleceu Merces Dias, pessoa conhecida em Dourados-MS, especialmente no meio esportivo. Ele foi jogador e técnico de futebol do lendário Ubiratan Esporte Clube nas décadas de 1960 e 1970.

Merces Dias iria completar 84 anos no próximo mês de abril, mas o vírus foi mais forte que seu “Coração de Leão” – animal símbolo do Ubiratan – e interrompeu sua permanência no plano terrestre. Como foi morte por covid, não haverá velório e seu corpo sairá às 10h direto da funerária para o cemitério, seguido por um cortejo de veículos, respeitando o devido distanciamento.

Merces Dias (e) havia completado 83 anos de vida no dia 27 de abril passado. Ao lado(d), ele como jogador e treinador do Ubiratan, em fotos tiradas nas décadas de 70 e 80 (Nas fotos PB, ajuste de Paulo Takarada)

VIDA E TRAJETÓRIA DE MERCES DIAS

Merces Dias era uma das referências vivas do saudoso futebol douradense – de tantas glórias e conquistas – e havia completado 83 anos de vida em abril pasado. Ele atuou na chamada época de ouro do Ubiratan Esporte Clube, jogando como lateral direito no Leão da Fronteira e depois foi treinador do time por um bom período.

Nascido no Paraná, jogou por grandes times no seu estado natal e também em São Paulo, antes de aportar em Dourados na década de 1.970, onde fixou residência de forma definitiva. Merces Dias construiu um legado de trabalho e dedicação ao Ubiratan, como jogador e treinador, contribuindo também para fortalecer o respeitável nível técnico e tático do futebol profissional douradense.

A força do futebol local sintetizou a alcunha dada ao Ubiratan: Leão da Fronteira, um time destemido composto por feras nos gramados e um nível técnico apurado que chamava a atenção, dentro e fora do Estado. No quesito elegância, Merces Dias também foi um craque fora de campo, trabalhando como alfaiate. É que na época do futebol raiz, jogadores e comissão técnica atuavam praticamente por amor à camisa e, por isso, era necessário ter um ofício à parte para garantir o sustento familiar.

Assim como no futebol, seu atelier era bastante concorrido, pois sua alta costura era alinhavada de modo a atender o modelo mais simples até o mais apurado. As duas atividades do mestre Merces caminharam juntas até poucos anos atrás, quando ele decidiu se aposentar. Antes, porém, foi treinador de escolinhas de futebol em Dourados por um longo período, até a idade impor o encerramento de suas atividades, dentro e fora de campo.

Ele completou seus 83 anos de forma lúcida, revivendo com familiares e amigos os tempos de glória que não voltam, mas que estavam vivos na sua memória e na de todos que tiveram o privilégio de conhecer e participar. Para Merces Dias Junior, o primeiro de seus três filhos, a história de vida de seu pai é exemplar, em função da dedicação e da ética profissional empregadas nas atividades que desenvolveu, trabalhando com honestidade e respeito. “Ele é o orgulho de nossa família e minha referência”, exclama de forma afetuosa seu filho.

Além do Junior, Merces Dias tem os filhos José Mário e Jacira Fabiana, frutos do casamento de 52 anos com dona Maria Amada.

Merces Dias deixa cinco netos: Hamilton, Lucas, Paulo, Mateus e Rubens.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21
FOTO: ADÉLIO FERREIRA / BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL - COPA VILA BRASIL
Escola Vila Brasil promoveu a 1ª Copa da Vila com êxito e premia campeões em Fátima do Sul
Images.pexels.com JOGOS ONLINE
Uma Viagem pelos Diferentes Modos de Diversão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto