Menu
SADER_FULL
domingo, 12 de julho de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
FUTEBOL

Clubes de futebol brasileiros se unem contra homofobia

Clubes de futebol brasileiros se unem contra homofobia

4 Jun 2020 - 13h34Por FÁTIMA NEWS - REDAÇÃO

Em uma campanha coletiva nas redes sociais, equipes do futebol brasileiro se unem contra a homofobia. Os times tentam usar sua influência para conscientizar seus torcedores sobre o preconceito. O São Paulo Futebol Clube tweetou, "O São Paulo condena a homofobia em todas as suas formas de manifestação. O amor jamais deve ser motivo para ódio". Apesar de algumas pessoas se mostrarem insatisfeitas com a postagem, a maioria dos comentários foram de apoio à campanha.

Apesar dos esforços, grande parte dessas dessas ações só são realizadas em datas comemorativas, como no dia do combate contra a homofobia (17 de maio). Neste ano, o  Esporte Clube Vitória postou, “Somos um clube de todos e existimos para todos. Hoje não é um dia comemorativo, é mais um dia de luta contra o preconceito. O mundo precisa de paz e respeito”.

Porém, não são todas as equipes que somente se manifestam em datas marcadas. Há aquelas que vêm dando mais atenção a essa causa, criando iniciativas de combate à homofobia na tentativa de incluir todos os grupos sociais no futebol. Uma delas, a equipe do Esporte Clube Bahia, é considerada uma das pioneiras no Brasil a criar um Núcleo de Ações Afirmativas.

Torcidas LGBT

O Bahia criou o Núcleo de Ações Afirmativas com o principal objetivo de aumentar a inclusão e a diversidade dentro e fora dos estádios. A equipe passou a realizar a contratação de funcionários transsexuais, implementou a política de utilizar o nome social para as pessoas trans nas carteirinhas de sócio torcedor e a utilização dos banheiros por autodeterminação de gênero.

De acordo com o presidente do clube, Guilherme Bellintani, “A grande lição do Bahia é provar que democracia combina com resultado em campo. Não promovemos inclusão e ações sociais por marketing. Mas por acreditar que o futebol pode dar sua contribuição para melhorar a sociedade.” Bellintani ainda afirma que as ações afirmativas não afetam negativamente nas jogadas, pois “se o desempenho do time fosse ruim, ia ter torcedor mandando a gente cuidar do futebol”. O torcedor que acredita no potencial do time do coração pode encontrar sites de apostas esportivas com bônus grátis e, se quiser, palpitar no desempenho futebolístico. Com a ação inovadora, o time abriu espaço para a criação da Torcida LGBT tricolor.

“Sempre fui torcedor do Bahia, mas depois que assumi que era gay, eu parei de ir ao estádio. Aquele ambiente era perigoso para mim. As campanhas do time abriram a possibilidade de participação. O Bahia nos chamou para dentro e já é um parceiro da torcida LGBT” diz Onã Rudá Silva Cavalcanti, diretor da União Nacional LGBT Bahia e criador da torcida.

Casos recentes de intolerância no futebol brasileiro

Apesar das medidas e declarações dos clubes, ainda continuam havendo casos de homofobia no cenário da torcida brasileira, refletindo pensamentos retrógrados e intolerantes. No final de agosto do ano passado, por exemplo, em uma partida entre o São Paulo e Vasco, a torcida Alvinegra entoou um cântico preconceituoso, no qual se dirigiam aos seus adversários como “time de veados”.

Já em 1 de setembro de 2019, em um jogo entre Cruzeiro e Vasco, um casal de namorados, Yuri e Warley, foram filmados trocando carinhos, e tiveram suas imagens divulgadas nas redes sociais, onde foram hostilizados por comentários maliciosos. O Vasco, após toda a má repercussão dos atos da sua torcida no jogo contra o São Paulo, entrou em campo com uma faixa que dizia "Homofobia é crime. Respeito e Igualdade são a nossa história", desde então o clube tem feito diversas postagens em suas redes sociais condenando o preconceito.Em uma campanha coletiva nas redes sociais, equipes do futebol brasileiro se unem contra a homofobia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JATEÍ - NA PANDEMIA
JATEÍ faz distribuição de cestas básicas as famílias dos alunos de baixa renda e em vulnerabilidade
BORA PRA BONITO - MS???
Bonito (MS) irá operar com tarifa de baixa temporada até 18 de dezembro e descontos de até 60%
BONITO - MS - REABERTURA COM SEGURANÇA
Hotel Águas de Bonito te espera com toda segurança e responsabilidade, bora pra Bonito (MS)?
APLICATIVO - TECNOLOGIA
Como a Binomo Funciona no Modo App Em 130 Países, Inclusive para Residentes Brasileiros
BORA PRA BONITO - MS - REABERTO
Hotel Águas de Bonito reabre com segurança e estrutura proporcionada para o aconchego em Bonito (MS)
FÁTIMA DO SUL - NOSSOS ANJOS DA GUARDA
Guerreiros de Fátima do Sul fazem semana de prevenção contra incêndio, hoje é dia do BOMBEIRO
SUPERAÇÃO NA PANDEMIA
Ex-obesa mórbida, passista e dublê que chegou aos 130 quilos, atua no combate à Covid-19
SORTUDOS NO NOTA PREMIADA
Prêmio principal do Nota MS vai para 04 acertadores, Confira se foi você
DOURADOS - UNIGRAN
StartupON Centro-Oeste inicia na segunda com o apoio da Inova UNIGRAN
ESPORTES
Quando os torneios de LAN e-sports começarão novamente?