Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 5 de agosto de 2021
SADER_FULL
Busca
palmeiras 100 anos

Cem anos em 21 jogos: lembre momentos marcantes do Palmeiras

O Palmeiras completa seu primeiro centenário com 5.639 jogos disputados.

26 Ago 2014 - 07h46Por Terra

O Palmeiras completa seu primeiro centenário com 5.639 jogos disputados. Entre tantas partidas, o que não faltou foi emoção. O time costuma vencer seus títulos mais importantes de forma marcante - às vezes por causa de gols marcados no fim, mas também por causa de goleadas impressionantes. Por isso o Terra destacou 21 jogos especiais, em que o Palmeiras brilhou e fez feliz seu torcedor - derrotas também foram marcantes, mas estão retratadas na lista dos vexames.

Veja os jogos mais importantes e marcantes da história centenária do Palmeiras:

Palestra Itália 2 x 0 Savoia (24 de Janeiro de 1915)

Disputado em Sorocaba, foi o primeiro jogo da história do Palmeiras. Bianco e Alegretti fizeram nascer de forma vitoriosa um clube que ainda conseguiria muitas glórias.

Palestra Itália 3 x 0 Corinthians (6 de maio de 1917)

Foi o clássico que iniciou a rivalidade entre os dois times. O time alvinegro estava invicto no Campeonato Paulista, mas perdeu após três gols marcados por Caetano.

Palestra Itália 11 a 0 Internacional-SP (8 de agosto de 1920)

Até hoje é a maior goleada aplicada pelo time alviverde. Foi uma vitória importante no ano em que o Palestra conquistou seu primeiro título do Campeonato Paulista

Palmeiras 8 x 0 Santos (1 de dezembro de 1932)

É a maior goleada já aplicada pelo Palmeiras contra o rival da Baixada Santista. Foi a vingança de uma goleada que o Santos tinha aplicado por 7 a 0 em 1915

Palestra Itália 8 x 0 Corinthians (5 de novembro de 1933)

publicidade

O maior rival do Palmeiras também tomou 8 gols em um só clássico. O Corinthians nunca chegou perto de tal placar - a maior goleada alvinegra no dérbi foi 5 a 1.

Palmeiras 3 x 1 São Paulo (20 de setembro de 1942)

É uma vitória que ganhou até nome, a "Arrancada Heroica", que marcou a mudança de nome do Palestra para Palmeiras. O time tricolor abandonou o jogo aos 19min do segundo tempo e deu o título do Campeonato Paulista para o rival.

Palmeiras 2 x 2 Juventus-ITA (22 de julho de 1951)

Ex-jogadores do Palmeiras durante comemoração de 50 anos da Copa Rio
Foto: Gazeta Press

Foi a decisão da Copa Rio de 1951, reconhecida posteriormente como Mundial Interclubes. O título palmeirense resgatou o orgulho brasileiro pelo futebol, um ano após o Maracanaço.

Palmeiras 8 x 2 Fortaleza (28 de dezembro de 1960)

O primeiro Campeonato Brasileiro (nomeado Taça Brasil na época) vencido pelo Palmeiras veio com um espetáculo. Após vencer o primeiro jogo da final, fora de casa, por 3 a 1, o time alviverde provou que realmente merecia ser o melhor do País. 

Seleção Brasileira 3 x 0 Uruguai (7 de setembro de 1965)

Toda a delegação do Palmeiras, do roupeiro ao ponta esquerda, representou a Seleção Brasileira, até vestindo a amarelinha. A primeira "Academia de Futebol" provou que era um esquadrão e venceu o Uruguai, em uma época que a rivalidade com a seleção era bem maior do que é hoje.

Palmeiras 5 x 0 São Paulo (19 de maio de 1965)

Foi a maior goleada que o Palmeiras já aplicou contra o rival tricolor. Mas a maior goleada do "Choque Rei" ainda pertence ao São Paulo, um 6 a 0 aplicado em 1939.

Palmeiras 4 x 0 Corinthians (12 de junho de 1993)

Depois de um longo jejum de títulos, o Palmeiras enfim lavou a alma de uma forma arrebatadora: venceu o maior rival na decisão do Campeonato Paulista, por incríveis 4 a 0, com gol marcado na prorrogação.

Palmeiras 6 a 1 Boca Juniors (9 de março de 1994)

Há quem defenda que essa foi a melhor atuação do Palmeiras na Era Parmalat. A vitória foi comandada por Mazinho, que brilhou no meio-campo e garantiu de vez sua ida para a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira.

Palmeiras 1 x 1 Corinthians (18 de dezembro de 1994)

Depois de vencer seu maior rival no primeiro jogo das finais por 3 a 1, bastou o empate para o Palmeiras ser bicampeão brasileiro e consagrar sua terceira "Academia de Futebol".

Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro (30 de maio de 1998)

Oséas (esq.) ficou lembrado no Palmeiras por ser decisivo
Foto: AFP

O jogo foi muito emocionante e deu o título da Copa do Brasileiro para os alviverdes. O segundo gol do jogo entrou para o hall dos principais do Palmeiras, já que Oséas acertou um chute quae sem ângulo.

Palmeiras 4 x 2 Flamengo (21 de maio de 1999)

publicidade

O Palmeiras estava praticamente eliminado, já que perdia por 2 a 1 e precisava vencer por dois gols de diferença. Mas a reação palestrina veio nos minutos finais e um gol de Euller deu a classificação do time na Copa do Brasil.

Palmeiras 2 (4) x (3) 1 Deportivo Cali (16 de junho de 1999)

Marcos, do Palmeiras, teve grandes atuações na Libertadores de 1999
Foto: AFP

A final da Copa Libertadores foi empolgante. Após perder o primeiro jogo por 1 a 0, o time alviverde conseguiu vencer em casa e levar o jogo para os pênaltis. Então veio o resultado por 4 a 3 e o maior título da história do Palmeiras.

Palmeiras 3 x 2 Corinthians (6 de junho de 2000)

O Corinthians já tinha enfrentado o Palmeiras nas quartas de final da Libertadores de 99 e perdido nos pênaltis. Mas dessa vez o jogo foi na semi e teve um ingrediente a mais: o pênalti perdido pelo corintiano Marcelinho Carioca que deu a classificação para os palmeirenses.

Palmeiras 5 a 0 Ponte-Preta (4 de maio de 2008)

Depois de oito anos sem título e um rebaixamento nesse período, o Palmeiras voltou a lavar a alma do seu torcedor com uma vitória imponente. O time de Valdivia, Kleber, Alex Mineiro e companhia não deu chances para a Ponte na decisão.

Palmeiras 4 x 3 Santos (14 de março de 2010)

Em jogo eletrizante, Palmeiras derrota Santos na Vila Belmiro
Foto: / Gazeta Press

O Santos era a sensação do futebol brasileiro, com Neymar, Ganso, André e companhia. Já o Palmeiras não vivia boa fase no começo da temporada. O jogo foi cheio de reviravoltar, com uma virada alviverde comandada por Robert, que fez três gols. O duelo ainda foi marcado pelas dancinhas na comemoração, principalmente o "Armeration".

Palmeiras 4 x 2 Grêmio (22 de maio de 2010)

publicidade

O Palmeiras venceu o último jogo oficial antes da reforma do Estádio Palestra Itália, que agora passará a se chamar Arena Allianz Parque.

Coritiba 1 x 1 Palmeiras (11 de julho de 2012)

O Palmeiras voltou a ser campeão nacional em um jogo nervoso, em que o alívio só veio após um gol do contestado Betinho. O título ampliou vantagem palmeirense ante os rivais como a equipe brasileira com mais títulos nacionais - são 11 ao todo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - INSCRIÇÕES ABERTAS
Inscrições abertas para a 1ª Corrida Virtual de MOUNTAIN BIKE de Fátima do Sul
Apostador anota números em talão da Mega-Sena. (Foto: Arquivo / Campo Grande News) SERÁ QUE FOI VOCÊ
Sortudo de MS fatura R$ 4 milhões da loteria
Lucas Castro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS destina R$ 3 milhões para fortalecer clubes e federações
PLATAFORMAS
Plataformas MetaTrader: MT4 ou MT5, qual a melhor?
DEFESA PESSOAL
Fundesporte e SPPM promovem workshop de defesa pessoal para mulheres
MEDALHA DE OURO
Medalha de ouro, Rebeca Andrade adotou varanda de apê como cenário para ensaios, dancinha e festas
OLIMPÍADA
Tóquio: após ouro e prata, Rebeca Andrade fica em 5º lugar no solo
Etapa do campeonato foi realizada nos Estados Unidos. (Foto: Divulgação/PBR Bull - PEÃO DE RODEIO DO MS
Peão de MS bate recorde com maior nota da história de mundial de rodeio
OLIMPÍADA
Rebeca é prata e faz história na ginástica olímpica em Tóquio
JOGOS DE AZAR
Estereótipos sobre jogos de azar