Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
palmeiras 100 anos

Cem anos em 21 jogos: lembre momentos marcantes do Palmeiras

O Palmeiras completa seu primeiro centenário com 5.639 jogos disputados.

26 Ago 2014 - 07h46Por Terra

O Palmeiras completa seu primeiro centenário com 5.639 jogos disputados. Entre tantas partidas, o que não faltou foi emoção. O time costuma vencer seus títulos mais importantes de forma marcante - às vezes por causa de gols marcados no fim, mas também por causa de goleadas impressionantes. Por isso o Terra destacou 21 jogos especiais, em que o Palmeiras brilhou e fez feliz seu torcedor - derrotas também foram marcantes, mas estão retratadas na lista dos vexames.

Veja os jogos mais importantes e marcantes da história centenária do Palmeiras:

Palestra Itália 2 x 0 Savoia (24 de Janeiro de 1915)

Disputado em Sorocaba, foi o primeiro jogo da história do Palmeiras. Bianco e Alegretti fizeram nascer de forma vitoriosa um clube que ainda conseguiria muitas glórias.

Palestra Itália 3 x 0 Corinthians (6 de maio de 1917)

Foi o clássico que iniciou a rivalidade entre os dois times. O time alvinegro estava invicto no Campeonato Paulista, mas perdeu após três gols marcados por Caetano.

Palestra Itália 11 a 0 Internacional-SP (8 de agosto de 1920)

Até hoje é a maior goleada aplicada pelo time alviverde. Foi uma vitória importante no ano em que o Palestra conquistou seu primeiro título do Campeonato Paulista

Palmeiras 8 x 0 Santos (1 de dezembro de 1932)

É a maior goleada já aplicada pelo Palmeiras contra o rival da Baixada Santista. Foi a vingança de uma goleada que o Santos tinha aplicado por 7 a 0 em 1915

Palestra Itália 8 x 0 Corinthians (5 de novembro de 1933)

publicidade

O maior rival do Palmeiras também tomou 8 gols em um só clássico. O Corinthians nunca chegou perto de tal placar - a maior goleada alvinegra no dérbi foi 5 a 1.

Palmeiras 3 x 1 São Paulo (20 de setembro de 1942)

É uma vitória que ganhou até nome, a "Arrancada Heroica", que marcou a mudança de nome do Palestra para Palmeiras. O time tricolor abandonou o jogo aos 19min do segundo tempo e deu o título do Campeonato Paulista para o rival.

Palmeiras 2 x 2 Juventus-ITA (22 de julho de 1951)

Ex-jogadores do Palmeiras durante comemoração de 50 anos da Copa Rio
Foto: Gazeta Press

Foi a decisão da Copa Rio de 1951, reconhecida posteriormente como Mundial Interclubes. O título palmeirense resgatou o orgulho brasileiro pelo futebol, um ano após o Maracanaço.

Palmeiras 8 x 2 Fortaleza (28 de dezembro de 1960)

O primeiro Campeonato Brasileiro (nomeado Taça Brasil na época) vencido pelo Palmeiras veio com um espetáculo. Após vencer o primeiro jogo da final, fora de casa, por 3 a 1, o time alviverde provou que realmente merecia ser o melhor do País. 

Seleção Brasileira 3 x 0 Uruguai (7 de setembro de 1965)

Toda a delegação do Palmeiras, do roupeiro ao ponta esquerda, representou a Seleção Brasileira, até vestindo a amarelinha. A primeira "Academia de Futebol" provou que era um esquadrão e venceu o Uruguai, em uma época que a rivalidade com a seleção era bem maior do que é hoje.

Palmeiras 5 x 0 São Paulo (19 de maio de 1965)

Foi a maior goleada que o Palmeiras já aplicou contra o rival tricolor. Mas a maior goleada do "Choque Rei" ainda pertence ao São Paulo, um 6 a 0 aplicado em 1939.

Palmeiras 4 x 0 Corinthians (12 de junho de 1993)

Depois de um longo jejum de títulos, o Palmeiras enfim lavou a alma de uma forma arrebatadora: venceu o maior rival na decisão do Campeonato Paulista, por incríveis 4 a 0, com gol marcado na prorrogação.

Palmeiras 6 a 1 Boca Juniors (9 de março de 1994)

Há quem defenda que essa foi a melhor atuação do Palmeiras na Era Parmalat. A vitória foi comandada por Mazinho, que brilhou no meio-campo e garantiu de vez sua ida para a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira.

Palmeiras 1 x 1 Corinthians (18 de dezembro de 1994)

Depois de vencer seu maior rival no primeiro jogo das finais por 3 a 1, bastou o empate para o Palmeiras ser bicampeão brasileiro e consagrar sua terceira "Academia de Futebol".

Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro (30 de maio de 1998)

Oséas (esq.) ficou lembrado no Palmeiras por ser decisivo
Foto: AFP

O jogo foi muito emocionante e deu o título da Copa do Brasileiro para os alviverdes. O segundo gol do jogo entrou para o hall dos principais do Palmeiras, já que Oséas acertou um chute quae sem ângulo.

Palmeiras 4 x 2 Flamengo (21 de maio de 1999)

publicidade

O Palmeiras estava praticamente eliminado, já que perdia por 2 a 1 e precisava vencer por dois gols de diferença. Mas a reação palestrina veio nos minutos finais e um gol de Euller deu a classificação do time na Copa do Brasil.

Palmeiras 2 (4) x (3) 1 Deportivo Cali (16 de junho de 1999)

Marcos, do Palmeiras, teve grandes atuações na Libertadores de 1999
Foto: AFP

A final da Copa Libertadores foi empolgante. Após perder o primeiro jogo por 1 a 0, o time alviverde conseguiu vencer em casa e levar o jogo para os pênaltis. Então veio o resultado por 4 a 3 e o maior título da história do Palmeiras.

Palmeiras 3 x 2 Corinthians (6 de junho de 2000)

O Corinthians já tinha enfrentado o Palmeiras nas quartas de final da Libertadores de 99 e perdido nos pênaltis. Mas dessa vez o jogo foi na semi e teve um ingrediente a mais: o pênalti perdido pelo corintiano Marcelinho Carioca que deu a classificação para os palmeirenses.

Palmeiras 5 a 0 Ponte-Preta (4 de maio de 2008)

Depois de oito anos sem título e um rebaixamento nesse período, o Palmeiras voltou a lavar a alma do seu torcedor com uma vitória imponente. O time de Valdivia, Kleber, Alex Mineiro e companhia não deu chances para a Ponte na decisão.

Palmeiras 4 x 3 Santos (14 de março de 2010)

Em jogo eletrizante, Palmeiras derrota Santos na Vila Belmiro
Foto: / Gazeta Press

O Santos era a sensação do futebol brasileiro, com Neymar, Ganso, André e companhia. Já o Palmeiras não vivia boa fase no começo da temporada. O jogo foi cheio de reviravoltar, com uma virada alviverde comandada por Robert, que fez três gols. O duelo ainda foi marcado pelas dancinhas na comemoração, principalmente o "Armeration".

Palmeiras 4 x 2 Grêmio (22 de maio de 2010)

publicidade

O Palmeiras venceu o último jogo oficial antes da reforma do Estádio Palestra Itália, que agora passará a se chamar Arena Allianz Parque.

Coritiba 1 x 1 Palmeiras (11 de julho de 2012)

O Palmeiras voltou a ser campeão nacional em um jogo nervoso, em que o alívio só veio após um gol do contestado Betinho. O título ampliou vantagem palmeirense ante os rivais como a equipe brasileira com mais títulos nacionais - são 11 ao todo.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21
FOTO: ADÉLIO FERREIRA / BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL - COPA VILA BRASIL
Escola Vila Brasil promoveu a 1ª Copa da Vila com êxito e premia campeões em Fátima do Sul
Images.pexels.com JOGOS ONLINE
Uma Viagem pelos Diferentes Modos de Diversão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS