Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Esporte

Calendário da CBF ignora regulamento da Fifa e desfalcará times em 10 datas

21 Set 2013 - 10h30

Rotina no futebol brasileiro, jogadores desfalcando os clubes para servir à seleção se repetirá em 2014. O calendário divulgado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) prevê 10 datas em que haverá conflito entre clubes e a equipe nacional.

A situação é pior do que a deste ano, já que até o Superclássico das Américas, suspenso em 2013, voltará. Nos dois jogos contra os argentinos, não haverá parada no Campeonato Brasileiro.

"O que divulgamos hoje em relação a amistosos e Superclássico das Américas é uma previsão, mas acontece que em 2014 o calendário é muito apertado por causa da Copa. Vamos evitar jogos da seleção e dos clubes no mesmo horário, mas na mesma data não dá. Não podemos nos dar a esse luxo", afirmou o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, em entrevista ao UOL Esporte.     

Além do torneio, a seleção desfalcará os clubes em pelo menos sete datas Fifa e também durante a preparação para a Copa do Mundo. A última rodada do Campeonato Brasileiro antes da parada para o Mundial irá atropelar o período de preparação das seleções.

A Fifa prevê, num documento batizado de "Regulations for the Status and Transfer of Players" (Regulamentos para o Estatuto e Transferências de Jogadores), que os clubes são obrigados a liberar jogadores para partidas em data Fifa e para torneios oficiais da entidade.

Em amistosos, a liberação deverá respeitar o prazo de 48 horas antes do jogo. Já em torneios como a Copa do Mundo, os atletas têm que se apresentar 14 dias antes da estreia. Nas principais ligas da Europa - Inglaterra, França, Espanha, Alemanha e Itália -, os campeonatos locais param em datas Fifa, o que não acontece no Brasil.

Como a seleção brasileira jogará na abertura do Mundial, no dia 12 de junho, os convocados por Luiz Felipe Scolari, deverão apresentar-se no dia 29 de maio, uma quinta-feira. No sábado e no domingo seguintes, dias 31 de maio e 1º de junho, haverá rodada do Campeonato Brasileiro. Clubes que tiverem jogadores - brasileiros ou estrangeiros que defendem suas seleções - convocados para o torneio serão desfalcados nas partidas.

Clubes tentam se adaptar
O diretor de futebol do Atlético-MG, Eduardo Maluf, afirmou que "nada mudou" no novo calendário.

"Já tem problemas e continua assim. Este ano é ano de Copa do Mundo, então todo mundo tem de fazer um sacrifício. Este sacrifício será maior dos clubes e dos jogadores", diz o dirigente do Atlético.

Já o gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa, classificou o conflito de datas entre os clubes e a seleção como "inevitável". "Se em alguma situação prejudicar muito o clube, aí vamos tentar uma conversa", afirma.

O diretor executivo do Fluminense, Rodrigo Caetano, pediu bom senso em dias de jogos importantes para que os clubes não sejam prejudicados.

"Lamentamos muito que os campeonatos não parem em datas FIFA. Mas claro que queremos jogadores na seleção. Se você perguntar para dirigentes de todo o Brasil, todos dirão a mesma coisa", diz Caetano.

* Colaboraram Jeremias Wernek, de Porto Alegre, Bernardo Gentile e Rodrigo Paradella, do Rio de Janeiro, e Dionizio Oliveira, de Belo Horizonte.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

REGULAMENTAÇÃO DO GÁS
Agems realiza acordo para definir metas na regulação do gás, energia e mineração
Esporte
Governo de MS lança edital de R$ 7 milhões para contemplar entidades esportivas
MEGA SENA - FOTO: ARQUIVO DOURADOS NEWS SORTUDOS DE MS
Conferiu seu bilhete? quatro apostas de MS levam mais de R$ 24 mil cada na 'quina'
SUDECO
MS recebe a segunda caravana da Sudeco para impulsionar a micro e pequena produção
Foto: Arquivo Fundesporte AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Segunda edição de Festival Surdolímpico acontece no sábado em Campo Grande

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos