Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
futebol brasileiro

Bom Senso mostra à Globo como quer fiscalizar fairplay dos clubes

28 Ago 2014 - 17h38Por Terra

Uma troca de informações saudável sem nenhuma agenda. Para Ricardo Borges Martins, diretor executivo do Bom Senso FC, a reunião da última terça-feira, organizada pela Rede Globo serviu para que os executivos da emissora de televisão e os representantes dos jogadores conversassem sobre mudanças e reivindicações. Não houve, no entanto, nenhuma deliberação ou alguma ação programada em função do encontro.

Do lado do Bom Senso, participaram da conversa Ricardo, Enrico Ambrogini (também diretor-executivo), o advogado Fernando Batista e o ex-jogador Paulo César (Fluminense, PSG e outros clubes). Marcelo Campos Pinto, executivo da Globo Esportes e Renato Ribeiro, diretor geral de Esportes, representaram a emissora junto com o pessoal de marketing.

Ricardo acha que, em um ponto, houve concordância: o modelo da fiscalização sobre os clubes para saber se estão pagando em dia, cumprindo o que determina o texto da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. O Bom Senso quer criar uma comissão “independente, autônoma, representativa e democrática” que inclue representantes dos atletas, clubes, CBF e especialistas da área.

A LRFE, no texto original que agrada aos dirigentes de clubes, prevê apenas um instrumento de fiscalização para saber se as agremiações estão pagando funcionários em dia. Trata-se das Certidões Negativas de Débito. Além disso, as contas seriam checadas somente uma vez ao ano. A única punição para o mau pagador é o rebaixamento de divisão no futebol brasileiro.

O Bom Senso acha pouco. Quer uma comissão atuante, checagem mais constante e punições mais amplas. Já conseguiu emplacar uma emenda ao projeto da lei. Nos próximos dias, deverá haver uma reunião na CBF entre dirigentes dos clubes e representantes do Bom Senso para fechar este tema.

Na reunião de terça, Ricardo sentiu que os dirigentes da Globo se mostraram simpáticos a esta posição. Por outro lado, quando a conversa passou para a mudança de calendário e até dos horários noturnos dos jogos, ficou clara a discordância.

 “Nós colocamos que uma das reclamç~poes mais fortes dos torcedores é quanto aos jogos às 22h00. Eles nos disseram que é um horário de muito boa audiência e que é muito difícil estipular outro horário. Eles lembraram que os campeonatos na Europa programam partidas à noite”, disse Martins.

O pessoal da Globo lembrou também que os clubes precisam trabalhar para transformar estes jogos noturnos em um programa agradável para o torcedor, incluindo jantar e outras atrações, especialmente nas arenas da Copa do Mundo.

O calendário anunciado pela CBF para 2015 também é considerado pela emissora como satisfatório para o momento do futebol brasileiro. Esta posição, aliás, já tinha ficado clara em duas reuniões anteriores com o Bom Senso.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

REGULAMENTAÇÃO DO GÁS
Agems realiza acordo para definir metas na regulação do gás, energia e mineração
Esporte
Governo de MS lança edital de R$ 7 milhões para contemplar entidades esportivas
MEGA SENA - FOTO: ARQUIVO DOURADOS NEWS SORTUDOS DE MS
Conferiu seu bilhete? quatro apostas de MS levam mais de R$ 24 mil cada na 'quina'
SUDECO
MS recebe a segunda caravana da Sudeco para impulsionar a micro e pequena produção
Foto: Arquivo Fundesporte AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Segunda edição de Festival Surdolímpico acontece no sábado em Campo Grande

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos