Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
futebol brasileiro

Ausência de liminar em súmula aumenta chance de punição à Lusa no STJD

25 Abr 2014 - 11h05Por Uol

A súmula da partida da última sexta-feira, entre Portuguesa e Joinville, divulgada nesta terça, deve atrapalhar a defesa do clube paulista contra uma punição no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O documento apenas relata o abandono de campo, mas não cita que a Lusa interrompeu a partida devido a uma decisão judicial que a colocava na Série A.

A súmula de jogo é o documento mais forte nos processos do direito desportivo, já que tudo nela relatado é presumido como verdadeiro. Segundo o procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, a ausência de qualquer menção a uma liminar pelo árbitro, autor do documento, caracteriza o abandono da Portuguesa como intencional, e pode agravar a situação.

"Isso é considerado, caracteriza mais ainda o abandono como intencional. E também pesa no sentido de apurar ainda mais a responsabilidade do clube pelos prejuízos causados", afirmou Schmitt ao UOL Esporte.

O árbitro da partida, Marcos Andre Gomes da Penha, justificou a omissão da decisão judicial da súmula, dizendo que relatar a razão do abandono não é responsabilidade do quarteto de arbitragem.

"Sobre essa parte, quem tem que se manifestar é a CBF. Eu só falo em relação a fatos, só narro, na súmula, o que aconteceu. Eu me proponho a arbitrar uma partida, e narrar o que aconteceu dentro do campo.Não faço juízo de valor", disse.

Durante a partida, na transmissão pelo canal SporTV, foi relatado que o quarto árbitro teria afirmado à equipe da emissora que a súmula seria enviada à CBF em branco. Gomes da Penha também negou que isso tenha ocorrido, e ressaltou que ele próprio preencheu o documento.

"Isso não existe. Eu jamais permitiria uma coisa dessas, como homem e como policial que sou, pela minha lisura, no esporte no qual trabalho" disse o árbitro.

A procuradoria geral do STJD prepara a denúncia desde o início da semana, e deve formalizá-la nesta sexta-feira. O clube será enquadrado em dois artigos, de leis diferentes: o Código Brasileiro de Justiça Desportiva e o Código Disciplinar da Fifa.

O artigo do CBJD é o 205, que fala em "impedir o prosseguimento de partida". Aqui, as penas são de multa de até R$ 100 mil e perda dos pontos da partida. Caso haja comprovação de prejuízo a terceiros (no caso o Joinville e seus torcedores) a Portuguesa pode ser excluída da Série B.Na legislação da Fifa, a pena pela infração é mais grave, e prevê o rebaixamento para a divisão inferior, no caso da Lusa, a Série C.

Enquanto o caso não chega aos tribunais desportivos, a Portuguesa, atualmente, segue na disputa da Série B. Segundo o vice jurídico José Luiz Ferreira de Almeida, se não houver reviravolta judicial e nova liminar até lá, a equipe entra em campo no sábado, para receber o Santa Cruz, no Canindé.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

ESPORTE
Workshop ensina no próximo domingo 'tapembol', esporte original do Brasil
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil SORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados