Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 25 de julho de 2021
Busca
seleção brasileira

A tremenda saia-justa de Dunga e a reza contra convocação

16 Set 2014 - 10h49Por Terra

Foi-se o tempo em que torcedores e dirigentes vibravam por verem seus jogadores na Seleção Brasileira. Atualmente isso é motivo para preocupação: com jogos do Campeonato Brasileiro acontecendo durante as datas Fifa, a possibilidade de ter o time desfalcado assusta. E desta vez o problema deve assustar mais ainda: as brigas por título e por vagas na Copa Libertadores estão quentes e certamente serão afetadas pela convocação de Dunga. O técnico viverá um saia-justa ao convocar a Seleção Brasileira, nesta quarta-feira, para os jogos contra Argentina (11 de outubro) e Japão (14). É grande a possibilidade de o técnico ouvir reclamações de dirigentes, técnicos e torcedores se não fazer concessões.

A CBF ainda não divulgou sua programação, mas os jogadores terão que se apresentar após a rodada 26. Outra vez os times devem perder seus jogadores por duas rodadas do Campeonato Brasileiro e mais uma da Copa do Brasil/Copa Sul-Americana. Isso sem contar os jogadores estrangeiros que também terão de defender sua seleções. (veja tabela dos duelos que acontecerão provavelmente durante a preparação da Seleção Brasileira).

Time Adversário da 27ª rodada 28ª rodada Copa do Brasil
Cruzeiro Corinthians Flamengo ABC-RN
São Paulo Atlético-PR Atlético-MG  
Internacional Chapecoense Fluminense  
Corinthians Cruzeiro Botafogo Atlético-MG
Fluminense Atlético-MG Internacional  
Grêmio Sport Palmeiras  
Sport Grêmio Vitória  
Atlético-MG Fluminense São Paulo Corinthians
Santos Bahia Criciúma Botafogo
Flamengo Figueirense Cruzeiro América-RN
Atlético-PR São Paulo Figueirense  
Goiás Vitória Coritiba  
Figueirense Flamengo Atlético-PR  
Chapecoense Internacional Bahia  
Botafogo Palmeiras Corinthians Santos
Palmeiras Botafogo Grêmio  
Criciúma Coritiba Santos  
Coritiba Criciúma Goiás  
Bahia Santos Chapecoense  
Vitória Goiás Sport  

No mês passado, quando fez a convocação para amistosos contra Colômbia e Equador, Dunga optou por chamar no máximo dois jogadores de times brasileiros e já passou por uma saia-justa. Receitou paciência. Ao todo foram convocados sete atletas que atuam no País, sendo dois do Cruzeiro - Everton Ribeiro e Ricardo Goulart. Naquela oportunidade o Cruzeiro fez 4 pontos em dois jogos, empatando uma partida importante contra o Fluminense, outro time que briga na parte de cima da tabela. Agora corre risco de ficar desfalcado novamente, principalmente de Everton Ribeiro, que fez um ótimo segundo tempo contra o Equador e chamou atenção de Dunga. O risco preocupa e por isso já houve pressão do time mineiro para que o técnico repita o mesmo critério ou nem chame esses jogadores.

O grande problema é que atualmente a disputa pelo Campeonato Brasileiro está polarizada: apenas Cruzeiro e São Paulo têm tido regularidade para brigar pela ponta. Mas o time tricolor paulista não teve nenhum convocado no mês passado. Se a história se repetir, a chiadeira será grande. Os atletas do clube bem cotados para uma chance na Seleção são Souza, Kaká, Paulo Henrique Ganso, Alexandre Pato e Alan Kardec.

Recentemente, em entrevista à Rede Record, Dunga inclusive fez muitos elogios a Ganso: "ele pode ter uma chance, desde que tenha regularidade. Não pode ser por um jogo para convocar. Mas é um talento e, se jogar o que esperamos, todo mundo sabe". A regularidade de Ganso enfim apareceu na recente boa fase são-paulina.

Outro time que com certeza terá um desfalque é o Botafogo, pois Jefferson se confirmou como novo titular no gol brasileiro. Sendo assim, o time carioca perderá seu principal jogador para partidas complicadas - uma contra o Corinthians, candidato ao título; e outra contra o Palmeiras, rival direto na fuga contra o rebaixamento.

Everton Ribeiro jogou e treino bem, então tem grandes chances de ser convocado novamente
Foto: Ed Mulholland / Reuters

Gil, Elias (Corinthians), Robinho (Santos) e Diego Tardelli (Atlético-MG) foram os outros chamados por Dunga em agosto. Os três primeiros foram apenas reservas e coadjuvantes, mas Tardelli foi titular nos dois jogos. Deve ser chamado de novo e assim desfalcará o Atlético-MG contra adversários diretos na briga por uma vaga na Libertadores: São Paulo e Fluminense.

A Seleção Brasileira vai disputar dois amistosos. O primeiro deles é o Superclássico das Américas, contra a Argentina, que antigamente só tinha jogadores que atuavam no Brasil. Se ainda fosse nesse formato, é até difícil imaginar o tamanho do prejuízo que poderia ser causado aos times brasileiros. Começaria um novo Campeonato de duas rodadas, com times totalmente mexidos. O outro jogo será contra o Japão.

Uma saia-justa para dois

Dunga e Gallo poderão "chorar" juntos pelo mesmo problema. O técnico da Seleção Brasileira olímpica vai passar pela mesma saia-justa de Dunga. Ainda não estão confirmados amistosos para a equipe Sub-21, mas a CBF agendará jogos para as mesmas datas. E Gallo também tem jogadores de times brasileiros para convocar.

Só na convocação mais recente Gallo chamou nove atletas do Brasil. Claro que, pela juventude, nem todos são titulares das suas equipes, como é o volante Lucas Silva, do Cruzeiro. Mas Alison (Santos), José Wellison (Vitória), Alisson (Cruzeiro), Luan (Grêmio) e Ademilson (São Paulo) são opções importantes que seus técnicos perderão.

Ou seja, Gallo também será lembrado por dirigentes e torcedores. Na prática a culpa não é dele nem de Dunga, é do calendário organizado pela CBF, mas eles serão lembrados "com carinho" pela torcida.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SELEÇÃO OLIMPICA
Brasil ameaça passeio em estreia contra a Alemanha, mas desperdiça chance de goleada histórica
COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
Como se apresenta a mesa dos vencedores da Copa América após a recente vitória da Argentina?
JOGOS ONLINE
O casino online quando quiser e pelo tempo que quiser
ESPORTE
Bolsista do Governo de MS representa o Brasil nas Olímpiadas de Tóquio
ESPORTES
MS vai com quatro atletas ao Brasileiro Sub-15 e Sub-23 de Wrestling
FINAL COPA AMÉRICA
Copa América: Argentina vence nos pênaltis e garante duelo Messi X Neymar
BRASILEIRÃO
Santos conta com a Lei do Ex e vence o Athletico na Vila Belmiro
FINALISTA
Lucas Paquetá põe Brasil na final da Copa América
BRASIL AO VIVO
Copa América: Brasil x Peru; onde assistir ao vivo, horário e escalações da semifinal
COPA HRT
3ª Copa HRT de Motovelocidade agita o Autódromo Internacional de Campo Grande