Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
ARTIGO

10 habilidades fundamentais na hora de ingressar no mercado de trabalho

10 habilidades fundamentais na hora de ingressar no mercado de trabalho

31 Ago 2020 - 18h00Por ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWS

Você sabe reconhecer as suas próprias habilidades? Ter habilidade é ser dotado em determinada função. E no mercado de trabalho, para conquistar a vaga desejada, é fundamental ter competências referentes ao trabalho desejado. Por meio de experiências e certificados comprova-se essas determinadas condições.

O pensamento negativo percorre pela mente de muitos na hora de conseguir um emprego. Isso deve-se também pelo atual cenário frenético do mundo corporativo, que exige atualizações constantes, pois as empresas recebem pilhas de currículos qualificados continuamente, tanto de forma física quanto on-line.Imagens patrocinadas iStock - LIMITED DEAL: 20% off with PIXABAY20 coupon

Agora, saber como destacar-se do restante desta pilha é a questão primordial. Independente da área de atuação, há princípios indispensáveis que despertam os olhares das organizações na hora da escolha para a vaga ao cargo.

No entanto, em terra de tantos títulos profissionais, quem apresenta habilidades individuais é contratado. Mas você sabe quais são essas exigências valiosas?

Então, pegue uma caneta e um lápis, porque listamos as 10 habilidades determinantes que você precisa ter para diferenciar-se para a vaga desejada.

1- Tenha ética

Parece algo simples, mas a falta desta capacidade é um dos grandes problemas enfrentados em todo o mundo. E dentro das empresas, não é divergente. Quem não usa da ética na vida pessoal, provavelmente também não usará no trabalho. 

Por isso, uma empresa só cresce por meio da ética dos seus colaboradores. Assim, esse fator humano é indispensável para uma equipe.

2- Seja prestativo

Ser prestativo é estar disponível dentro do seu local de trabalho. Mostrar bom exemplo de convivência e influenciar a equipe que está em sua volta. Quem ajuda é reconhecido e tem mais chances de ser ajudado, quando precisar.

3 - Não foque no problema, mas como solucioná-lo

Cometer erros é perdoável, mas continuar no erro não. O mercado de trabalho quer pessoas que, diante da adversidade, reajam positivamente. Resolver falhas com rapidez é uma aptidão necessária em qualquer ambiente de trabalho. 

Além disso, conduz a outra habilidade vantajosa: a de ter agilidade em tomar decisões. Já que, ter desenvoltura chama a atenção e mostra liderança.

4- Seja flexível

Ter flexibilidade é essencial, pois em algum momento, todo lugar passa por imprevistos ou mudanças. Você precisa estar preparado e colocar em prática as ações positivas para sair da melhor maneira dessas adversidades.

5- Tenha empatia

Ser empático colabora para entender as limitações do outro. Isso traz harmonia para o local de trabalho e faz aumentar a produtividade da equipe. 

Entretanto, é fundamental entender que cada colaborador é uma peça importante, como um quebra-cabeça, para o funcionamento de toda empresa. Não é possível concluir um jogo se as peças não estão bem alinhadas.

6- Mantenha a estabilidade emocional

Hoje em dia, a psicologia mostra o quão é importante o fator emocional na hora de ressaltar a escolha de um colaborador para a empresa. Saúde mental está relacionada com qualidade de vida e influência em nossas ações diárias.

Assim, a inteligência emocional precisa ser levada para o local de trabalho também. Saber lidar com nossas emoções, pensar de forma racional faz parte deste processo e traz mais credibilidade ao contratado. Ser emocionalmente inteligente é uma característica para alcançar o sucesso.

7- Seja autoconfiante

Quando você tem autoconfiança já elimina muitos obstáculos interiormente. Transpassa sua autoconfiança no local de trabalho. Isso traz mais segurança para a equipe. Assim, você consegue produzir com mais convicção e trabalhar seus pensamentos na hora de enfrentar conflitos.

8- Seja crítico

Você não precisa concordar com as mesmas ideias dos colegas. Porém, vale lembrar que é essencial destacar outra qualidade que anda alinhada a de ser crítico: o respeito a diversidade de opiniões.

Com isso, é preciso ter a capacidade de questionar, analisar e fazer críticas construtivas para o melhor desenvolvimento da organização. O senso crítico é algo que pode ser desenvolvido por meio de um olhar mais criterioso e ajuda muito na hora de tomar decisões.

9- Vista a camisa da empresa

Outra competência apreciada é ter esse espírito empreendedor. Se você quer estar nesta empresa, dedique-se a ela como se fosse sua também. 

Assim, de forma positiva, tanto você, os colaboradores e a marca crescem juntos. Pode ter certeza, vestir a camisa da empresa é uma forma de mostrar seu esforço e ser reconhecido pela companhia. Então, abrace os planejamentos da empresa.

10 - Pense em estratégias

Além de aperfeiçoar os itens acima, para ser notado é preciso fazer estratégias. Planejar é uma ferramenta muito importante para o crescimento profissional, pois isso faz a empresa prosperar em seus projetos. Com essa habilidade você ganha reconhecimento, revela que pensa no futuro e que tem liderança.

Habilidades podem valer mais que títulos 

Não basta títulos, é preciso ter qualidades imprescindíveis para mostrar seus talentos.

Normalmente essas capacitações não são expressadas ou, quando aparecem, estão de maneira confusa dentro dos currículos. Mas, nos últimos anos, é possível perceber esse maior interesse das empresas sob os candidatos que destacam essas habilidades. 

Da mesma forma, as grandes empresas já avaliam estes critérios na hora da decisão do novo membro para equipe. São práticas que podem ser exercitadas e que salientam o perfil do profissional.

Essas diferenças ressaltam os resultados das empresas que procuram cobrar, no processo seletivo, esses fatores que contribuem para o maior rendimento e, consequentemente, o sucesso profissional da corporação.

Como organizar essas habilidades no currículo?

O currículo é um caminho que percorre um pouco sobre o interessado na vaga. Porém, sabemos que não é possível conhecer somente por essa prova quem será o futuro funcionário. 

Por isso, se você for pessoalmente entregar o currículo, é essencial ir pensando em transmitir uma ótima impressão. Se for mandar por e-mail, além de enviar o currículo anexado, relate quem é você no corpo do correio eletrônico.

É essencial deixar claro as suas experiências profissionais no currículo. Mas, como muitas vezes, o primeiro contato sobre o funcionário será por meio deste documento, é necessário, também, descrever suas habilidades imprescindíveis para conquistar a função.

Você deve inserir um tópico específico com suas habilidades para realçar as competências e diferenciais para a vaga. Um bom exemplo para ser usado é alinhar essas características com atividades já realizadas por você. Assim, a empresa pode compreender que realmente você tem essas aptidões.

Hora da entrevista

A entrevista tem um papel importante na hora da decisão para contratar ou não. Desse modo, o entrevistador irá avaliar se o que está no currículo condiz com a pessoa. É preciso ir se preparado para essa avaliação. 

Sendo assim, venda a sua imagem! Além de expor suas referências, este também é o momento de ressaltar a sua lista de aptidões e mostrar que a vaga é para você. Enfatize suas habilidades necessárias para contribuir com a empresa.

Pronto para a vaga?

Agora você já está ciente das competências necessárias para enriquecer o seu perfil profissional e avançar passos para uma contratação. 

As habilidades citadas são pequenas mudanças benéficas para ser bem-vindo em qualquer equipe de trabalho. Dedique-se a isso e ficará mais fácil mostrar para a empresa desejada a sua devoção ao cargo tão cobiçado.

Boa sorte!

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

ESPORTE
Workshop ensina no próximo domingo 'tapembol', esporte original do Brasil
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil SORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados