Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
televisão

"TV Globinho" será cancelado em 2015; criança não existe para a TV aberta

18 Nov 2014 - 11h03Por Natelina

Eis que, no decorrer da última semana, a TV Globo anunciou o último suspiro de sua programação infantil.

Em comunicado enviado à imprensa, a emissora carioca revelou que, a partir de abril do próximo ano, "Bem Estar" e "Encontro" passam a ocupar o espaço que era destinado à "TV Globinho" aos sábados, até então único programa infantil que resiste na grade.

Com o fim da "TV Globinho", a rede reforça sua posição de total descaso com o público infantil, desvirtuando-se de uma das principais funções da televisão no Brasil, que seria, por lei, promover a cultura e entretenimento da população como um todo.

Ao deixar de lado as crianças, a Globo passa a ignorar boa parte da população, carente demais para ter acesso à TV paga.

Quando tirou o programa de sua grade semanal, a emissora já dava indícios de que o fim da televisão para crianças estava próximo. Embora pouco valiosa em termos educativos e de conteúdo questionável, a "TV Globinho" era um resquício de um nicho cada vez mais ignorado pela mídia brasileira.

Com colaboração fundamental do Ibope, que deixou de contar o público infantil em suas medições, e do governo, que restringiu ao extremo as ações de propaganda e merchandising nesses programas, a TV aberta abriu mão de bons e maus projetos voltados ao público.

Do consagrado "Sítio do Pica-Pau Amarelo" ao frustrante game-show em que se tornou o "Bom Dia & Cia", os programas infantis foram perdendo espaço pouco a pouco, como se o público infantil não existisse ou estivesse todo ele na TV paga. Uma realidade que, como bem sabemos, está longe de ser observada nesse país.

A falta de criatividade e de vontade fez com que atrações de qualidade definhassem até seu fim: dos áureos tempos de "Bom Dia & Cia" com Eliana e "Caça Talentos", de Angélica, aos tempos de agora, com desenhos e games.

Falta na TV aberta brasileira produtos de qualidade para o público infantil. Também falta ao nosso governo boa vontade para incentivar a produção desses programas.

Politicamente, o Brasil passa por uma crise sem precedentes, crise moral, ética e de princípios, o que se reflete diretamente nas políticas redes de televisão.

Os próprios canais da TV paga voltados ao público sofrem com a pobre programação infantil e, embora contando com todo o suporte do Grupo Globo, o canal Gloob, único que tem programação verdadeiramente nacional, opta por programas pouco instrutivos.

São raros os casos de produtos de qualidade, como o caso da nova série da TV Cultura, “Que Monstro te Mordeu?”, do excelente diretor Cao Hamburger (de "Castelo Rá-Tim-Bum").

O descaso com que as crianças são tratadas nesse país explica um pouco das mazelas que temos enfrentado no país como um todo. Nas crises social, moral e ética que enfrentamos não apenas na classe política, mas na sociedade como um todo.

Muitos podem falar “TV não tem obrigação de educar”, mas isso não é o que diz o texto da a lei de concessão de serviços de radiodifusão, quando trata dos requisitos para se obter uma concessão (parágrafo 38), especificamente no item D, que reproduzo abaixo: “Os serviços de informação, divertimento, propaganda e publicidade das empresas  de radiodifusão estão subordinadas às finalidades educativas e culturais inerentes à radiodifusão, visando aos superiores interesses do País”. Texto que data de 1962 e pode ser conferido na íntegra através do link http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4117.htm.

Portanto, a lei é clara quanto ao papel social dos veículos de comunicação (Rádio e TV), que têm por obrigação primar pela educação e cultura da população.

Há muito essa obrigação está em segundo plano para as emissoras brasileiras, sendo raro o caso de programas que atendam a esse termo, mesmo assim, os órgãos
reguladores preferem silenciar.

O Brasil precisa de programas melhores, pois profissionais competentes para isso, tenho certeza, nós temos de sobra.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Fotos e texto: Danielly Escher, Comunicação Governo de MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em hospital onde volta à natureza emociona, aves são maioria e 2 mil animais silvestres já foram ate
PRIMEIROS SOCORROS - IMAGEM: INTERNET FÁTIMA DO SUL - CURSOS MÊS DE ABRIL
Primeiros Socorros é dos cursos do mês de Abril do Sindicato Rural de Fátima do Sul; confira todos
VICENTINA - SÁBADO DE ALELUIA
VICENTINA: Sábado de Aleluia terá CANTO DA TERRA e Trem Pantaneiro na Feira mais famosa de MS
FÁTIMA FEST 2024 - ATRAÇÕES
Dupla João Gustavo e Murilo também serão atrações no Fátima Fest 2024; veja a programação do dia

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos