Travestis e transexuais de Mato Grosso do Sul terão direito a carteira de identidade com nome social, que permitirá o reconhecimento pelo nome com o qual cada um se identifica. O documento será aceito em órgãos públicos. O decreto com o modelo foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (7).
De acordo com a titular da Secretária Estadual de Trabalho e da Assistência Social (Setas), Tânia Garib, a medida foi adotada após um pleito por solicitação de representantes da categoria de transexuais e travestis, diante das dificuldades do processo jurídico para mudança de nome e do constrangimento enfrentado no atendimento público. De acordo com Tânia, o documento segue o padrão já adotado pelos estados do Rio Grande do Sul e Pará.
Ainda segundo a secretária, os documentos obrigatórios de identificação e registro (RG e CPF) serão emitidos nos termos da legislação e a identidade com o nome social será válida para tratamento nominal nos órgãos e entidades públicos do estado.
Uma resolução está sendo feita pelo pelo departamento jurídico da secretaria com todos os procedimentos e informações sobre como solicitar e quem tem direito ao documento. A resolução deve ser publicada no Diário Oficial.
Desde julho de 2013, travestis e transexuais do estado tem direito de usar o nome social ao preencher fichas de cadastros, formulários, prontuários e outros documentos para atendimentos prestados por órgãos da administração pública direta ou indireta no estado.
Conforme o decreto, a emissão da carteira de identidade será de responsabilidade do Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate a Homofobia, vinculado à Secretaria Estadual de Trabalho e da Assistência Social (Setas). A primeira via do documento é gratuita.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Ana Lívia comemorou 15 anos com festa inesquecível no inicio do mês de Junho em Culturama veja

Tradição e fé: Festa do Divino Espírito Santo ocorre no próximo domingo em Campo Grande

O Arraiá da Vila será neste sábado (05), em Fátima do Sul

Festival de Inverno de Bonito será realizado de 20 e 24 de agosto; confira as atrações

Compra online protegida: o que os consumidores devem saber antes de finalizar o pedido
Mais Lidas

De Fatima do Sul para Brasília: João Paulo, o estudante que luta por um Brasil mais justo por meio da educação e da política

TRAGÉDIA: Filho mata pai a facadas e esfaqueia o irmão que tentava defender o pai

Super Missionários de luto pelo falecimento da guerreira Sandra Alencar em Culturama

Fátima do Sul se despede da Maria do Carmo, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
