Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
novela -trama

Torcida por Félix e Niko de "Amor à Vida" mostra que o Brasil mudou

29 Jan 2014 - 14h52Por F5

Em 1998, o casal de lésbicas da novela "Torre de Babel" (Globo) foi tão rejeitado pelo público que as personagens precisaram ser eliminadas da trama.

Antes de ir pelos ares abraçada a sua amada Leila (Silvia Pfeiffer), na explosão do shopping Tropical Towers, Rafaela (Christiane Torloni) ainda mandou um recadinho para os espectadores: "A culpa é desse maldito preconceito!"

Em 2011, o casal gay formado por Marcos Damigo e Rodrigo Andrade teve sua importância diminuída na trama de "Insensato Coração", tantas foram as reclamações. E olha que os dois eram discretos e sem trejeitos —o que, paradoxalmente, pode ter contribuído para que a audiência os rechaçasse.

Afinal, o brasileiro está acostumado com figuras espalhafatosas, como o Crô (Marcelo Serrado), de "Fina Estampa", ou a Valéria (Rodrigo Sant'anna), do "Zorra Total". Mas o gay discreto e bem-ajustado ainda assusta, e muito.

Aí surgiu o Félix de "Amor à Vida": pintoso como manda o estereótipo, mas também cheio de conflitos internos. Um tipo complexo, que, no entanto, caiu no gosto do povo com a interpretação de Mateus Solano.

O ex-vilão da história de Walcyr Carrasco passou por um longo processo de redenção, e agora é praticamente o mocinho. Com direito a par romântico e tudo: já se sabe que ele vai terminar ao lado de Niko, o dono de restaurante feito por Thiago Fragoso.

Amor à Vida

Raphael Dias/Estevam Avellar/Globo
Eron, Niko e Félix

O curioso é que dessa vez a torcida é majoritariamente a favor. Velhinhas e machões empedernidos estão se comovendo com o paulatino envolvimento entre os dois personagens (que não estava previsto na sinopse original da novela). Gente que sempre torceu o nariz para os homossexuais, agora, quer que dois deles se unam e sejam felizes para sempre.

Claro que não é uma unanimidade. O ex-deputado Adroaldo Streck escreveu em sua coluna no jornal gaúcho "O Sul" uma longa arenga contra a suposta "homossexualização" do país que a TV estaria promovendo. O jogador Mauricio Souza, da seleção masculina de vôlei, publicou no Facebook um post cheio de erros de português atacando "essa galera das novelas que querem mostrar (...) que ser gay é normal".

Muita gente os apoiou, mas muito mais gente discordou. Ambos foram criticadíssimos, nas redes sociais e na imprensa. Isso já é um sintoma óbvio de que alguma coisa mudou no Brasil.

Enquanto isso, Félix e Niko caminham céleres rumo a um final feliz. Fala-se até que, contagiada pela aprovação popular ao romance dos dois, a emissora estaria cogitando exibir o tão discutido beijo gay masculino.

Se o beijo vier mesmo, ótimo: um tabu a menos na televisão brasileira. Mas o mais importante já foi feito. Em pleno horário nobre, boa parte do público pôde ver que o amor entre duas pessoas do mesmo sexo é exatamente igual a todos os outros tipos de amor.

E na próxima segunda-feira (3 de fevereiro) estreia "Em Família", de Manoel Carlos. Dessa vez o casal gay será interpretado por Giovanna Antonelli e Tainá Müller. Como será que o público vai reagir?

Ainda melhor, aposto.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

TEMPO - Foto: Álvaro Rezende PREVISÃO DO TEMPO
Com tempo estável, terça-feira tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar
FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - AGRADECIMENTOS
Evangélicos de Jateí agradecem e destacam apoio da Prefeitura para Marcha com Jesus
FUNTRAB - Foto: Bruno Rezende BORA TRABALHAR
MS tem 3,9 mil vagas de emprego abertas em diferentes cidades; CONFIRA AS VAGAS
FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da entrega de escrituras para moradores do Bairro Morada do Sol em Fátima do Sul
DETRAN/MS - Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS LEILÃO ONLINE DETRAN-MS
Leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan em Dourados; veja como PARTICIPAR

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS