Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
ATOR DE IMPÉRIO

Sexo, novela e tapas na mesa "O ser humano é um bicho imbecil", dispara ator Alexandre Nero

12 Set 2014 - 14h24Por Rolling Stone Brasil

"O ser humano é uma máquina que deu errado, diz Alexandre Nero, na varanda de uma casa no Rio de Janeiro, de onde é possível avistar o Cristo Redentor. A voz é calma, mas ele dá intensos socos na mesa (coisa que faz bastante) antes de concluir que "a imbecilidade é uma epidemia que não tem volta".

Usando camiseta, calça jeans e chinelos, o ator Alexandre Nero Vieira, de 44 anos, parece um parente simpático de José Alfredo de Medeiros, o Comendador de Império, novela das 21h da Rede Globo. É o primeiro protagonista dele na TV. Longe das roupas pretas e do ar pesado que seu personagem carrega, Nero lembra mais o músico curitibano que já gravou oito CDs, um DVD e que tem uma intensa carreira em espetáculos teatrais e nos bares da capital paranaense. Formado como técnico em agropecuária, também já trabalhou como vendedor de telemarketing e caixa de banco. Perdeu os pais quando nem tinha completado 18 anos. Era mais fácil acompanhar seu lado exagerado, poético e escrachado nas canções que escreve (alguns títulos: “Paixonite”, “Hilário” e “Golden Shower”) do que na televisão, em que estreou em 2008 no papel do verdureiro Vanderlei, na novela A Favorita.

“Sem dúvida estou sendo hiperbólico. É erro meu me manifestar assim, aliás. Mas do jeito que a humanidade está caminhando, do jeito que nós estamos levando a coisa, eu não vejo esperança nenhuma em nada”, Nero prossegue enquanto a tarde cai, os pássaros cantam e a região exala mais Tom Jobim e menos Paulo Leminski – um dos autores que inspiram a poesia do ator. Grandalhão e afável, ele fala sobre tudo e não se preocupa em bancar o bom-moço empetecado. Nero pode ser comparado a uma granada – algo aparentemente inofensivo, mas que pode causar um enorme estrago. Esse despudor estourou quando ele era um dos convidados fixos do programa Amor & Sexo e brigava para falar sem censura.

Mas a linha de pensamento continua. “Hoje se vive mais, a habilidade de adaptação é brilhante”, ele divaga. “Apesar de ter feito essas coisas maravilhosas, o ser humano é um bicho imbecil.” Depois de seis novelas e alguns personagens de sucesso – Gilmar em Escrito nas Estrelas e Baltazar, o Zoiúdo, em Fina Estampa –, o jeito reflexivo e explosivo de Nero virou a aposta da Globo para combater um certo esgotamento de seus protagonistas – chamados de “coxinhas” por causa do excesso de bom-mocismo. Assim como a televisão norte-americana vive a sua terceira era de ouro com anti-heróis difíceis e complexos, como Don Draper da série Mad Men, chegou a hora de a TV aberta brasileira encarar um personagem cinzento, um cabra capaz de fazer coisas ruins para conquistar o bem. Alexandre Nero carrega essa dualidade. No DVD musical que dirigiu e lançou no ano passado, um tratado sobre o amor, misturou fanfarra para falar de paixão e sexo e declamar “Merda e Ouro”, de Leminski (“Não há merda que se compare/ à bosta da pessoa amada”). Ele se vê como um infiltrado na TV; prefere dizer “boceta” em vez de “pepeca”; e se diz “completamente a favor das drogas”. O que significa um tipo desses representando
o programa de maior audiência no Brasil?

Assista ao making of das fotos de Alexandre Nero para a Rolling Stone Brasil.

Você acha que a escolha de um protagonista complexo, anti-herói, neste momento da teledramaturgia brasileira, é uma quebra de paradigma, assim como aconteceu com Breaking Bad, Mad Men e outras séries norte-americanas?
O Aguinaldo [Silva, autor de Império] veio com uma história: “Vai ser um novelão”. Ou seja, uma novela tradicional. Ele resgatou uma coisa que a dramaturgia tinha perdido. Por algum motivo que eu não sei, entramos num caminho em que os protagonistas eram sempre bonitos, lindos, perfeitos, maravilhosos e bonzinhos. Aquela ética do mito grego, de que o homem não erra, não tem problemas. Mas antes não era assim. O próprio Roque Santeiro, clássico do Aguinaldo, tinha o Roque, que era um pilantra, um calhorda. Macunaíma era um preguiçoso, anti-herói. Eu acho que estamos resgatando uma coisa que eu espero que floresça com as outras que vêm por aí. O passado é o futuro.

Em relação ao Comendador, parece que há um trabalho de construção de um personagem nada maniqueísta, sem bem contra o mal.
Eu não gosto da palavra bonzinho. A palavra bom é bem diferente de bonzinho [bate na mesa]. Eu não sou bonzinho, eu sou bom! O bonzinho parece bobo. Para você combater o mal, você não pode ser bonzinho. Você tem que ser bom. E bom é forte, é porrada, entendeu? Porque para passar a perna no mal, você precisa ser bom. E pá! Não é “calma, desculpa”. Não. É pá! Desculpa é o caralho. E pá! O Zé Alfredo é bom, mas não é bonzinho. Ele tem seus problemas, seus defeitos. Ele não toma tapa na cara e vai chorar com a mãe. Ele toma tapa na cara e dá outro.

Você sente uma política de censura, da onda politicamente correta, no seu trabalho?
Nada, de maneira nenhuma. Tem alguns cuidados, o bom senso.

Houve esse caso da rede social. Você tuitou “Vocês ainda não entendem por que nas novelas não tem sexo, drogas, beijo gay e violência gratuita? Porque isso só existe na vida real!” e causou polêmica.
Sim, eu falei da caretice das pessoas, não da Globo! [bate na mesa] Se tivessem o mínimo trabalho para ler o que estava escrito embaixo, iam ver o que eu estava falando. Pela Globo, bicho, ela quer fazer o que o público quer ver. O público é pé atrás. A gente convive num universo completamente diferente da grande e avassaladora maioria do povo brasileiro. Eu ouço isso diariamente dos motoristas de táxi: “Porra, a Globo só faz novela com viado agora, hein, pô!” Ontem eu parei para comer um cachorro-quente e a mulher falou: “Ei, a Globo tá com muita pornografia, hein”. Onde? Eu não consigo ver um peitinho na Globo! Pra mim, a programação da Globo é altamente familiar.

Você se censura na rede social?
Censuro 90% das coisas que quero falar. É péssimo.

E isso vai pra onde?
Vai para a minha música, para a peça de teatro, para o livro. Vai para algum lugar, mas não vai para a rede social. Eu já tive blogs fakes. Fazia minhas coisas de humor pavoroso [risos].

A autocensura não é ruim, não te incomoda?
Eu sofro, sim. Às vezes é mais forte do que eu e escrevo [gargalhadas]. As pessoas não conseguem entender o cinza, é tudo preto ou branco. O artista faz um personagem mau, então ele é mau. O artista faz um personagem bom, ele é bom [bate na mesa]. É tudo preto e branco, é tudo bipolaridade, não existe colorido no meio. Então, se escrevo qualquer coisa sobre assassinato, sexo, drogas, significa que eu faço isso. As pessoas não conseguem entender que aquilo é apenas uma divagação sobre um assunto, uma reflexão.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
TEMPO - Foto: Álvaro Rezende PREVISÃO DO TEMPO
Com tempo estável, terça-feira tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar
FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - AGRADECIMENTOS
Evangélicos de Jateí agradecem e destacam apoio da Prefeitura para Marcha com Jesus
FUNTRAB - Foto: Bruno Rezende BORA TRABALHAR
MS tem 3,9 mil vagas de emprego abertas em diferentes cidades; CONFIRA AS VAGAS
FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da entrega de escrituras para moradores do Bairro Morada do Sol em Fátima do Sul

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS