Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Artigo da Semana

Ser grato pode mudar a sua vida!

6 Jan 2022 - 14h14Por Emilly Franco / Fátima News

No Brasil, o dia 06 de janeiro foi reservado no calendário anual para vivermos a gratidão. No mundo este dia é comemorado em 21 de setembro em decorrência do que aconteceu no ano de 1965, quando nesta data ocorreu um encontro internacional no Havaí reunindo pessoas motivadas a reservar um dia no ano para agradecer.

Estranho é pensar que precisamos de que seja marcada uma data para que nos lembremos de ser gratos, não é mesmo?! Pois é, este é o ser humano. Tendencioso a lembrar e focar somente no que causa dor, sofrimento e desânimo. Para isso não tem hora e nem data marcadas. É só deixar a vida me levar que a murmuração e tudo que é ruim vai tomando conta.

Por estes motivos é que a gratidão é um exercício diário. Nos lembrar de sorrir e agradecer pela vida, o alimento, a família, a natureza, os amigos, o emprego e até mesmo as dificuldades enfrentadas, é um exercício que trará inúmeros benefícios à sua saúde física e mental.

Quando praticamos a gratidão, o nosso humor melhora significativamente. E quando estamos de bom humor, significa que hormônios da felicidade, como ocitocina e serotonina, estão trabalhando de forma efetiva em nosso organismo, nos proporcionando bem-estar e vitalidade para viver e enfrentar doenças.

O contrário também ocorre. Quando só focamos nas murmurações e reclamações da vida, o nosso hormônio do stress, o Cortisol, se eleva e traz uma série de problemas para nosso organismo, como depressão, ansiedade e até mesmo doenças como o câncer, que pode ser desencadeado devido ao estado emocional.

Conviver com quem só reclama da vida é extremamente desgastante e pode minar a nossa alegria. E quando menos percebemos, estamos desanimados e cabisbaixos, andando pela vida sem motivação e contentamento.

Não sejamos essa pessoa, mas sim aquela pessoa que tem muitos motivos para ser grato e que entendeu que até mesmo as dificuldades nos proporcionam crescimento e motivos para agradecer.

E como agradecer?

Algo tão simples de se fazer, mas que nos trava. Tenho certeza se fosse para reclamar, ninguém precisaria nos ensinar. Mas como quero que todos nós sejamos gratos e felizes, aqui vão algumas dicas:

  • Logo pela manhã ao acordar, feche os seus olhos e agradeça pela noite de sono e pela oportunidade de mais um dia de vida;
  • Abrace seu esposo, filho, pai, mãe, irmãos ou um amigo especial e diga à essa pessoa como sua vida é feliz pela existência do mesmo;
  • Ao se alimentar, agradeça pela oportunidade de desfrutar do precioso alimento que trará saúde e vitalidade ao seu corpo;
  • No serviço, seja grato pelos seus afazeres e pelos colegas, chefes e patrões. É através deles que você tem o seu sustento;

Enfim, seja grato em toda e qualquer oportunidade. Viver bem é agradecer por cada segundo que se tem.

Por exemplo, hoje eu sou muito grata a Deus, pois eu fechei uma parceria com o Fátima News e então estarei periodicamente aqui com vocês, compartilhando da vida. Não é bom demais?!

E você, pelo o que é grato? Compartilha com a gente. Deixe nos comentários o que traz alegria ao seu coração.

E não se esqueça, de que o ato de agradecer pode mudar a sua vida!

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
TEMPO - Foto: Álvaro Rezende PREVISÃO DO TEMPO
Com tempo estável, terça-feira tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar
FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - AGRADECIMENTOS
Evangélicos de Jateí agradecem e destacam apoio da Prefeitura para Marcha com Jesus

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho