Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
nova novela das seis

Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão, que estreia hoje na Globo

7 Abr 2014 - 08h01Por O Fuxico

Vila Santa Fé é o mundo da infância de duas crianças. Serelepe (Tomás Sampaio) e Pituca (Geytsa Garcia) são os protagonistas de Meu Pedacinho de Chão, nova novela das seis, de Benedito Ruy Barbosa, com direção de Luiz Fernando Carvalho.
 
A magia de um mundo de conto de fadas, repleto de referências a brinquedos, com árvores de várias cores e casas revestidas de latas enfeitadas, como os antigos brinquedos, é o caminho para o diretor ressaltar a atmosfera da infância que traz o texto. Escrito em 1971, quando a novela foi ao ar pela primeira vez, Meu Pedacinho de Chão ganha agora ares atemporais, longe do realismo da primeira versão e com espaço para uma boa dose de humor.

O universo rural ganhou novo significado a partir do olhar da criança, mas com um tom de modernidade e de mãos dadas com a síntese do autor. Estarão lá os coronéis, os capangas, a professorinha, porém revitalizados pelos códigos da contemporaneidade que absorvem, com generosidade, todas essas influências.
Nesse sentido, o texto de Benedito Ruy Barbosa é um clássico que pode, e deve, ser lido de várias maneiras. Na primeira versão, de maneira realista; agora, lírica. O que denota a abrangência do texto. É através da lente lúdica de Serelepe e Pituca que o Coronel Epa (Osmar Prado), latifundiário da região e pai da menina, avesso ao progresso em todas as suas formas, trava uma luta contra seu desafeto, Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi). Ele é a favor da modernidade, doou parte de suas terras para a construção de comércios, de uma capela e, agora, da primeira escolinha da cidade.

Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão, da Globo Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão, da Globo Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão, da Globo
Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão - Quem Escreve Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão, da Globo Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão, da Globo

Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão, da Globo

Epaminondas Napoleão (Osmar Prado) - Casado com Maria Catarina (Juliana Paes), pai de Pituquinha (Geytsa Garcia) e Ferdinando (Johnny Massaro). Representa a sombra, o retrocesso, a decadência, a vaidade e a prepotência.

Maria Catarina (Juliana Paes) - Casada com Epaminondas Napoleão. Com ele, teve Pituquinha (Geytsa Garcia), sua única filha, e é uma madrasta muito querida de Ferdinando (Johnny Massaro). É o arquétipo da graça, da sensualidade, da maternidade e dos instintos.

Juliana (Bruna Linzmeyer) - Primeira professora de Vila Santa Fé. Lecionar é a sua verdadeira e grande vocação. É o arquétipo do Amor.  Representa a princesa, a consciência e a luz.

Pituquinha (Geytsa Garcia) - Filha de Maria Catarina e Epaminondas. Grande amiga de Serelepe (Tomás Sampaio). Pituca representa a infância, o lirismo, a amizade e a liberdade.

Serelepe (Tomás Sampaio) - Órfão, ele é o grande amigo de Pituquinha. É o arquétipo da natureza. Representa o selvagem, a liberdade, a infância, a justiça e o sonho.

Zelão (Irandhir Santos) – Filho único de Mãe Benta (Teuda Bara), é uma espécie de capanga do Coronel Epa. É o arquétipo do herói trágico: o bruto, o valente, o que será vencido pelo amor.

Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi) - Casado com Dona Tereza (Inês Peixoto) e pai de Gina (Paula Barbosa). Homem trabalhador e a favor do progresso. Representa a justiça, o trabalho e a terra.

Giácomo (Antonio Fagundes) - Viúvo, é pai de Milita (Cintia Dicker). É muito amigo do atual prefeito (Ricardo Blat) e de Pedro Falcão. É o arquétipo do palhaço, o cicerone, o emotivo e o zangão.

Ferdinando (Johnny Massaro) - Filho único do primeiro casamento de Epaminondas. Órfão de mãe, tem grande carinho pela madrasta Catarina. É o arquétipo do príncipe, o poeta, filho pródigo e o alquimista.

Dona Tereza (Inês Peixoto) - Casada com Pedro Falcão  e mãe de Gina (Paula Barbosa).

Gina (Paula Barbosa) – Filha de Dona Tereza e Pedro Falcão. Descuidada no jeito de se vestir, Gina é chamada na cidade de mulher-homem. Grande amiga de Juliana.
Mãe Benta (Teuda Bara) - Parteira e benzedeira respeitada por todo vilarejo. Ela é mãe de Zelão, seu único filho. Trabalha na fazendo do Coronel Epa.

Doutor Renato (Bruno Fagundes) - Grande amigo de Ferdinando, se instala na vila de Santa Fé onde constrói um posto de saúde.
Milita (Cintia Dicker) - Filha única de Giácomo. É namorada de Viramundo (Gabriel Sater).

Viramundo (Gabriel Sater) – Violeiro de talento, vai se revelar também um grande compositor. Namora Milita (Cintia Dicker).

Padre Santo (Emiliano Queiroz) – De descendência alemã, é amigo influente do atual prefeito das Antas. Como bom Padre que é, é o maior pacificador das brigas que acontecem no vilarejo.

Prefeito das Antas (Ricardo Blat) – Vencedor das últimas eleições, é inimigo do Coronel Epaminondas. Foi ele quem construiu a escola e quem trouxe Juliana da capital para inaugurá-la.

Rodapé (Flavio Bauraqui) - Empregado da fazenda do Coronel Epa. Tem uma alma quase de criança e é muito amigo de Zelão.

Izidoro (Raul Barretto) - Motorista da Casa Grande. É apaixonado por Rosinha (Letícia Almeida).

Rosinha (Letícia Almeida) - É a grande ajudante de Amância (Dani Ornellas) na Casa Grande. Apaixonada por Zelão, odeia a professora Juliana.

Amância (Dani Ornellas) - Cozinheira de mão cheia é praticamente a senhora da cozinha da Casa Grande. Se sente quase uma segunda mãe da menina Pituquinha. Também gosta muito de Serelepe, a quem ajuda sempre que pode.

Tuim (Kaue Ribeiro de Souza) - Grande amigo de Serelepe. Tem por Pituquinha também uma grande amizade e adora a menina.

Marimbondo (Fernando Sampaio) - É um dos pouquíssimos agregados do sítio de Pedro Falcão.

Lurdes (Alice Coelho) - Vive na fazenda Santa Fé e é esposa de Jonas, com quem tem um filho.

Jonas (Alex Brasil) - Marido de Lurdes, é uma espécie de líder dos agregados da fazenda.

Secretário do Prefeito (Evandro Melo) – Trabalha para o Prefeito das Antas.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
TEMPO - Foto: Álvaro Rezende PREVISÃO DO TEMPO
Com tempo estável, terça-feira tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar
FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - AGRADECIMENTOS
Evangélicos de Jateí agradecem e destacam apoio da Prefeitura para Marcha com Jesus
FUNTRAB - Foto: Bruno Rezende BORA TRABALHAR
MS tem 3,9 mil vagas de emprego abertas em diferentes cidades; CONFIRA AS VAGAS

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS