Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 27 de novembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ZANZI
nova novela das seis

Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão, que estreia hoje na Globo

7 Abr 2014 - 08h01Por O Fuxico

Vila Santa Fé é o mundo da infância de duas crianças. Serelepe (Tomás Sampaio) e Pituca (Geytsa Garcia) são os protagonistas de Meu Pedacinho de Chão, nova novela das seis, de Benedito Ruy Barbosa, com direção de Luiz Fernando Carvalho.
 
A magia de um mundo de conto de fadas, repleto de referências a brinquedos, com árvores de várias cores e casas revestidas de latas enfeitadas, como os antigos brinquedos, é o caminho para o diretor ressaltar a atmosfera da infância que traz o texto. Escrito em 1971, quando a novela foi ao ar pela primeira vez, Meu Pedacinho de Chão ganha agora ares atemporais, longe do realismo da primeira versão e com espaço para uma boa dose de humor.

O universo rural ganhou novo significado a partir do olhar da criança, mas com um tom de modernidade e de mãos dadas com a síntese do autor. Estarão lá os coronéis, os capangas, a professorinha, porém revitalizados pelos códigos da contemporaneidade que absorvem, com generosidade, todas essas influências.
Nesse sentido, o texto de Benedito Ruy Barbosa é um clássico que pode, e deve, ser lido de várias maneiras. Na primeira versão, de maneira realista; agora, lírica. O que denota a abrangência do texto. É através da lente lúdica de Serelepe e Pituca que o Coronel Epa (Osmar Prado), latifundiário da região e pai da menina, avesso ao progresso em todas as suas formas, trava uma luta contra seu desafeto, Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi). Ele é a favor da modernidade, doou parte de suas terras para a construção de comércios, de uma capela e, agora, da primeira escolinha da cidade.

Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão, da Globo Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão, da Globo Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão, da Globo
Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão - Quem Escreve Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão, da Globo Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão, da Globo

Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão, da Globo

Epaminondas Napoleão (Osmar Prado) - Casado com Maria Catarina (Juliana Paes), pai de Pituquinha (Geytsa Garcia) e Ferdinando (Johnny Massaro). Representa a sombra, o retrocesso, a decadência, a vaidade e a prepotência.

Maria Catarina (Juliana Paes) - Casada com Epaminondas Napoleão. Com ele, teve Pituquinha (Geytsa Garcia), sua única filha, e é uma madrasta muito querida de Ferdinando (Johnny Massaro). É o arquétipo da graça, da sensualidade, da maternidade e dos instintos.

Juliana (Bruna Linzmeyer) - Primeira professora de Vila Santa Fé. Lecionar é a sua verdadeira e grande vocação. É o arquétipo do Amor.  Representa a princesa, a consciência e a luz.

Pituquinha (Geytsa Garcia) - Filha de Maria Catarina e Epaminondas. Grande amiga de Serelepe (Tomás Sampaio). Pituca representa a infância, o lirismo, a amizade e a liberdade.

Serelepe (Tomás Sampaio) - Órfão, ele é o grande amigo de Pituquinha. É o arquétipo da natureza. Representa o selvagem, a liberdade, a infância, a justiça e o sonho.

Zelão (Irandhir Santos) – Filho único de Mãe Benta (Teuda Bara), é uma espécie de capanga do Coronel Epa. É o arquétipo do herói trágico: o bruto, o valente, o que será vencido pelo amor.

Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi) - Casado com Dona Tereza (Inês Peixoto) e pai de Gina (Paula Barbosa). Homem trabalhador e a favor do progresso. Representa a justiça, o trabalho e a terra.

Giácomo (Antonio Fagundes) - Viúvo, é pai de Milita (Cintia Dicker). É muito amigo do atual prefeito (Ricardo Blat) e de Pedro Falcão. É o arquétipo do palhaço, o cicerone, o emotivo e o zangão.

Ferdinando (Johnny Massaro) - Filho único do primeiro casamento de Epaminondas. Órfão de mãe, tem grande carinho pela madrasta Catarina. É o arquétipo do príncipe, o poeta, filho pródigo e o alquimista.

Dona Tereza (Inês Peixoto) - Casada com Pedro Falcão  e mãe de Gina (Paula Barbosa).

Gina (Paula Barbosa) – Filha de Dona Tereza e Pedro Falcão. Descuidada no jeito de se vestir, Gina é chamada na cidade de mulher-homem. Grande amiga de Juliana.
Mãe Benta (Teuda Bara) - Parteira e benzedeira respeitada por todo vilarejo. Ela é mãe de Zelão, seu único filho. Trabalha na fazendo do Coronel Epa.

Doutor Renato (Bruno Fagundes) - Grande amigo de Ferdinando, se instala na vila de Santa Fé onde constrói um posto de saúde.
Milita (Cintia Dicker) - Filha única de Giácomo. É namorada de Viramundo (Gabriel Sater).

Viramundo (Gabriel Sater) – Violeiro de talento, vai se revelar também um grande compositor. Namora Milita (Cintia Dicker).

Padre Santo (Emiliano Queiroz) – De descendência alemã, é amigo influente do atual prefeito das Antas. Como bom Padre que é, é o maior pacificador das brigas que acontecem no vilarejo.

Prefeito das Antas (Ricardo Blat) – Vencedor das últimas eleições, é inimigo do Coronel Epaminondas. Foi ele quem construiu a escola e quem trouxe Juliana da capital para inaugurá-la.

Rodapé (Flavio Bauraqui) - Empregado da fazenda do Coronel Epa. Tem uma alma quase de criança e é muito amigo de Zelão.

Izidoro (Raul Barretto) - Motorista da Casa Grande. É apaixonado por Rosinha (Letícia Almeida).

Rosinha (Letícia Almeida) - É a grande ajudante de Amância (Dani Ornellas) na Casa Grande. Apaixonada por Zelão, odeia a professora Juliana.

Amância (Dani Ornellas) - Cozinheira de mão cheia é praticamente a senhora da cozinha da Casa Grande. Se sente quase uma segunda mãe da menina Pituquinha. Também gosta muito de Serelepe, a quem ajuda sempre que pode.

Tuim (Kaue Ribeiro de Souza) - Grande amigo de Serelepe. Tem por Pituquinha também uma grande amizade e adora a menina.

Marimbondo (Fernando Sampaio) - É um dos pouquíssimos agregados do sítio de Pedro Falcão.

Lurdes (Alice Coelho) - Vive na fazenda Santa Fé e é esposa de Jonas, com quem tem um filho.

Jonas (Alex Brasil) - Marido de Lurdes, é uma espécie de líder dos agregados da fazenda.

Secretário do Prefeito (Evandro Melo) – Trabalha para o Prefeito das Antas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

100 COPINHA
FPF anuncia o cancelamento da Copa São Paulo Junior de 2021
1ª PEDALADA MARANATA KIDS
Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza a 1ª Pedalada Maranata Kids em Fátima do Sul
Zezé Di Camargo canta durante velório do pai, Francisco Camargo, em Goiânia  Foto: Vítor Santana G1 TRISTE PARTIDA
Zezé Di Camargo toca sanfona e canta 'É o Amor' durante velório do pai
FENÔMENO DA NATUREZA
Meteoro explode sobre a fronteira do RS com o Uruguai; veja imagens
VENDA DE CARROS
A venda de carros novos continua crescendo
ELIMINATÓRIAS
Brasil vence Uruguai e segue 100% nas eliminatórias da Copa do Mundo
CHOCANTE
Menina de 13 anos é forçada a se casar com homem de 48 nas Filipinas
FUTEBOL
Filho de Eliza Samudio e Bruno joga como goleiro em escolinha de MS
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
O Boticário traduz o poder de um abraço em nova fragrância, confira em Fátima do Sul
HONESTIDADE
Casal descobre tesouro em casa recém-comprada e devolve pro antigo dono