Menu
SADER_FULL
quarta, 25 de maio de 2022
SADER_FULL
Busca
DINOSSAURO GIGANTE

Paleontólogo do RS ajuda na descoberta de dinossauro gigante com fêmur de 1,5 metro no Maranhão

Fósseis foram descobertos na escavação de uma obra. Paleontólogo de Santa Maria foi chamado a participar da expedições.

8 Nov 2021 - 10h24Por G1

O paleontólogo Leonardo Keber, do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é um dos pesquisadores que tenta desvendar as origens de um imenso fóssil encontrado em Davinópolis, no interior do Maranhão.

O fóssil foi localizado em abril deste ano durante as escavações para uma obra na cidade, e começou a ser estudado pelo paleontólogo Elver Mayer, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Elver convidou Leonardo a participar dos estudos e das escavações do animal.

Somente um dos ossos encontrados, que seria um fêmur, tem 1,5 metro, diz o paleontólogo de Santa Maria. "Achávamos que fosse uma preguiça gigante, que são bem comuns no Brasil. Não dava pra ver bem. As vértebras estavam em um sedimento [locais resultantes da erosão de rochas]", explica.

O pesquisador se juntou ao grupo na segunda parte das escavações, quando foi encontrado o fêmur gigante. "Uma partezinha dele estava aparecendo, a gente foi deixando por último. Para a nossa surpresa, era um osso bem grandão", diz. Os especialistas avaliam ainda que o osso pudesse ser maior, uma vez que ele aparenta estar incompleto.

Para mostrar a escala do tamanho do osso, o próprio Leonardo tirou uma foto, deitando-se ao lado do fóssil. Veja imagem acima.

"Mas ainda faltam muitos estudos para detalhar a identificação dos ossos. Ao todo, foram recuperados aproximadamente 35 elementos desse animal, além de uma série de outros fósseis menos completos, que irão fornecer dados sobre como era esse gigante".

Também foram escavadas vértebras, ossos longos, costelas e diversos pequenos fragmentos.

Pesquisadores estudam fósseis encontrados durante escavação para obra no interior do Maranhão  Foto: Giovani T. Viecili/Amai Fotografia

Pesquisadores estudam fósseis encontrados durante escavação para obra no interior do Maranhão — Foto: Giovani T. Viecili/Amai Fotografia

Pesquisa para identificar o animal

Agora Leonardo integrará o grupo que vai tentar identificar as origens do animal. Até o momento, há somente suspeitas. "Ainda não temos como precisar se é o maior do Brasil. Temos muitas suspeitas, mas é muito chute ainda", diz.

Os pesquisadores devem iniciar a etapa de preparação, que consiste em retirar o sedimento ainda envolvendo esses fósseis. E depois, inicia a fase de comparação com outras espécies já conhecidas, para tentar identificar o animal.

"Agora a gente tem uma série de perguntas que precisa responder sobre esse animal. A começar pela mais simples dela que é quem era esse animal, será que era uma nova espécie, será que era já conhecida? Depois tem uma série de outras perguntas como há quanto tempo esse animal viveu, como ele andava, quanto ele pesava, quem eram os outros animais que compartilhavam o ambiente com esse dinossauro gigante, e assim por diante", conclui o estudioso.

Leia Também

VELOCIDADE DA INTERNET
Governador sanciona lei que obriga empresas informarem velocidade da internet na fatura
JOGOS DE TABULEIRO
Mesas com jogos de tabuleiro confeccionadas em presídio reforçam ensino na rede pública de Paranaíba
BOLSA ATLETA
Beneficiadas pelo Bolsa Atleta,judocas de Mato Grosso do Sul conquistam medalhas nos Jogos Escolares
SHOWTEC MARACAJU
Governador entrega obra e participa da abertura do Showtec em Maracaju
Land Rover Discovery (Foto: Divulgação) LEILÃO ONLINE
Com lances abertos, leilão do TJMS tem Land Rover por R$ 40,5 mil e Camaro a R$ 46,6 mil
Rafael Braga, Luis Henrique Soares de Melo e colaboradores na assinatura do convênio. BONITO - MS - EQUIPE PRAIA PARQUE
Saúde é prioridade na Equipe Praia Parque em Bonito (MS)
FOTO: LUPA NEWS JATEÍ - FESTA DA FOGUEIRA
Jateí será a capital nacional do sertanejo, confira a programação da 45ª Festa da Fogueira
EDITAL DE PROCLAMAS Nº 6.042
Cartório do 2º Ofício de Fátima do Sul divulga o Edital de Proclamas
VARAL SOLIDÁRIO DOURADOS
UEMS/Dourados: Varal Solidário recebe doações
MS TOP 10
MS é TOP 10 do mundo e pousada pantaneira fica em 1º lugar como hotspot brasileiro