Menu
SADER_FULL
quarta, 16 de junho de 2021
Busca
LUA ROSA

Olhe para o céu: fenômeno da Lua Rosa acontece na noite desta segunda

O fenômeno se trata da Lua em seu apogeu, ou seja, o momento em que ela está mais próxima da Terra

26 Abr 2021 - 15h23Por Midiamax

Os amantes da Lua ou dos stores do Instagram podem olhar para o céu na noite desta segunda-feira (26), que a "superlua rosa" está chegando. O fenômeno ocorre, pois a Lua irá entrar no seu perigeu, ou seja, o ponto de máxima aproximação com a Terra.

Nesta noite ocorrerá um alinhamento triplo: de um lado da Terra, o Sol; do lado oposto, a Lua, mais próxima. Isso fará com que ela apareça mais brilhante. O ápice será às 0h33 desta terça-feira (27).

Mas aqueles que se animaram com o fenômeno precisam conter a euforia, isso porque a "superlua rosa", na verdade se trata de uma Lua cheia normal. Não, isso não é uma brincadeira, e convenhamos que o 1º de abril passou há algum tempo, o nome chamativo tem origem de tradições americanas e não se trata de algo cientifico.

Conforme publicado no portal UOL, será difícil notar alguma diferença de outras Luas cheias normais, apenas com equipamentos próprios ou então câmeras será possível perceber essa diferença. Mas uma lua cheia, por mais simples que seja, nunca deixa de agradar os olhos.

Porque superlua?

astrônomo do Observatório Municipal de Campinas, Julio Lobo, explica que o termo superlua se popularizou nas redes sociais, mas não é utilizado no meio cientifico. "Os astrônomos não usam a palavra superlua. Falam apenas de Lua no perigeu. Mas, principalmente com as redes sociais, esse termo viralizou. Na verdade, foi criado por astrólogos".

Quando está no perigeu, a Lua nos parece até 15% maior e 30% mais brilhante. Isso pode ocorrer em qualquer uma das fases; se coincide com a Lua cheia, temos a chamada superlua, um termo controverso.

E a cor rosa?

Aí está outo termo que é mais popular do que cientifico, a Lua cheia de abril é chamada de "rosa" por povos nativos norte-americanos, pois marca a chegada da primavera no Hemisfério Norte. No Sul iniciamos o outono, mas as isso não quer dizer que a Lua estará de fato rosa ou de qualquer outra cor; é somente uma metáfora.

"Ao nascer, a Lua pode ficar amarelada, alaranjada ou até vermelha (ou rosa), depende somente das condições atmosféricas do lugar de onde olha. Não tem a ver com a época do ano", explica Araújo. "É sempre um belo espetáculo ver a Lua cheia nascendo, mas esses nomes têm origem cultural, e não astronômica".

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
VIDEOCONFERÊNCIA
Com objetivo de transformar vidas, técnicas de inteligência emocional são ensinadas a reeducandos
EDITAL DE PROCLAMAS Nº 5.948
Cartório do 2º Oficio de Fátima do Sul-MS informa o Edital de Proclamas
CURSOS PROFISSIONALIZANTES
Com vagas limitadas, segue aberto período de inscrições para cursos do Pronatec/MS
MOSTRA CINEMA
Semana do Cinema Brasileiro no MIS tem Mostra Cinema e Literatura de MS nesta terça-feira (15)
SORTUDO DE MS
Sortudo de MS acerta a quina e leva R$ 130 mil
Os machos ficam entre as sucuris fêmeas, sempre maiores, para se acasalrem. Foto: Daniel De Granville / Photo in Natur CARA A CARA COM ELAS
Sucuris são vistas em rios de MS com mais frequência nesta época do ano; entenda o porquê
BORA PRA BONITO - MS
Férias de Julho é no Águas de Bonito, hospedagem ideal para famílias, casais e amigos
EDITAL DE PROCLAMAS Nº 5.947
Cartório do 2º Oficio de Fátima do Sul-MS informa o Edital de Proclamas
DIREITOS HUMANOS
Evento da Sedhast nesta segunda-feira tem participação de Mario Sergio Cortella