Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
DOCUMENTO EM PDF

O que você precisa saber para traduzir seu documento em PDF

Se você já precisou traduzir algum documento ou arquivo simples em PDF

9 Mar 2021 - 18h00

Se você já precisou traduzir algum documento ou arquivo simples em PDF deve ter descoberto rapidamente que este tipo de ação pode ser realizada através da ferramenta do Google Tradutor ou outros sites de tradução automatizada. Existe também a possibilidade de baixar programas que realizam este tipo de serviço. A tentação de traduzir seu texto gratuitamente, e de maneira aparentemente prática e rápida sem muito esforço é grande. Porém, você sabe se este tipo de serviço gratuito é eficiente? 

Diferentemente dos sites de tradução profissionais como a Protranslate, programas automatizados de tradução costumam, por sua limitada base de dados, traduzir textos literalmente, o que dificulta e reduz a qualidade de sua tradução. Por exemplo, ao traduzir a expressão “Procurando pelo em ovo”, que em inglês pode ser traduzida como "Barking up the wrong tree", quando buscada em tradutores automáticos vira “Looking for egg hair”, e perde totalmente seu sentido, além de ser totalmente cômico.

Se com textos simples este tipo de situação pode ocorrer, com textos complexos, e principalmente, em arquivos não editáveis como PDF, o desastre pode ser ainda maior. Outro fator é que os programas automatizados de tradução de documentos no formato PDF traduzem a parte textual, mas não funcionam em gráficos e imagens presentes nos documentos. 

Quanto maior a complexidade e a finalidade da sua tradução, mais importante é buscar empresas confiáveis para realizar este serviço. Em  https://www.protranslate.net/pt/pdf-translation/ é possível verificar como as empresas mais renomadas no mercado de tradução trabalham para traduzir documentos não-editáveis. Além de contar com profissionais qualificados e especialistas em diversos idiomas e áreas de atuação, as principais empresas contam com softwares pagos de OCR sigla em inglês para Reconhecimento Óptico de caracteres. Estes softwares irão reconhecer e converter o texto apresentado para uma versão editável, possibilitando uma tradução mais precisa. 

O uso de softwares disponibilizadores de glossários é outro ponto a se levar em consideração ao contratar uma empresa de tradução. A partir de uma base de dados profissional será possível apresentar uma tradução mais fiel e otimizada para seu texto, não importa se a finalidade será para uma tradução simples, tradução acadêmica, técnica, ou juramentada. 

Após a tradução geral realizada pelos profissionais em conjunto com os softwares citados, os documentos devem passar por revisão profissional. Esta etapa é crucial, pois irá garantir que todas as informações traduzidas são correspondentes ao escrito original, e irá também verificar pontos que podem escapar às inteligências artificiais, como a tradução de imagens, gráficos, entre outros. 

As ferramentas automatizadas e a tecnologia vem para facilitar e somar ao nosso dia a dia, mas sem dúvidas precisamos utilizá-las com sabedoria, sempre agregadas  ao trabalho humano, pois ele é fundamental para garantir a excelência do seu projeto.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Lethycia Anjos - Mídia Max VEJA AS OPÇÃO DE TURISMO EM MS
Não sabe aonde ir no feriado? Confira opções turísticas para contemplar a natureza em MS
Apesar de ser natural de Araçatuba, interior de São Paulo, Dandara tem suas raízes profundamente ligadas a Três Lagoas - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS MS NA GLOBO
Modelo que saiu de Mato Grosso do Sul estará em nova novela da Globo
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Fotos e texto: Danielly Escher, Comunicação Governo de MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em hospital onde volta à natureza emociona, aves são maioria e 2 mil animais silvestres já foram ate
PRIMEIROS SOCORROS - IMAGEM: INTERNET FÁTIMA DO SUL - CURSOS MÊS DE ABRIL
Primeiros Socorros é dos cursos do mês de Abril do Sindicato Rural de Fátima do Sul; confira todos

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos