Menu
SADER_FULL
sábado, 5 de dezembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
novela

"Malhação" comemora 19 anos no ar nesta quinta-feira

24 Abr 2014 - 09h42Por Natelinha
Aposta da Globo para cativar o público adolescente, alavancar o horário nobre e servir como celeiro de talentos, "Malhação" está comemorando nesta quinta-feira (24) 19 anos ininterruptos no ar.
 
A novela foi lançada no ano de 1995, ano em que revelou ou projetou atores como Danton Mello, Carolina Dieckmann e André Marques. Na época, o pano de fundo era uma academia - que deu origem ao nome que é mantido até hoje, mesmo sem menção à academia propriamente dita na maioria das temporadas seguintes.
 

Danton Mello, Juliana Martins e Luigi Barricelli formaram primeiro
triângulo amoroso de "Malhação", em 1995 - Divulgação
 
Sempre moldada em esquema de temporadas (um total de 21 foram produzidas de lá para cá), com aproximadamente 230 capítulos cada, a trama atravessou gerações com abordagens de temáticas relevantes aos jovens, como sexo, drogas, divórcio, irmãos, entre outros.
 
Vários dos atores que hoje estão no primeiro time da Globo ou de outras emissoras, como a Record, vieram de "Malhação". Cauã Reymond, Humberto Carrão e Guilherme Leicam, hoje consagrados em outros horários, alcançaram destaque graças à trama adolescente. Marjorie Estiano, Bianca Bin, Nathalia Dill e Sophie Charlotte, o mesmo. 
 

Cauã Reymond, em 2014 na série "O Caçador", e em 2002, quando lançado em "Malhação"
Divulgação/Globo
 
Na Record, nomes que estão em seu primeiro time, como Juliana Silveira, Claudio Heinrich, Renata Dominguez, Bárbara Borges, Rafaela Mandelli e Iran Malfitano, assim como seu principal apresentador, Rodrigo Faro, vieram do folhetim global.
 
"Malhação" também foi responsável por projetar autores. Andrea Maltarolli, uma das responsáveis pela implantação do projeto e falecida em 2009, teve seu primeiro trabalho solo em 2008 com "Beleza Pura" e uma sinopse deixada por ela, "Búu", será adaptada e produzida neste ano. 
 

|Cristianne Fridman, um dos maiores nomes da dramaturgia da Record,
já foi colaboradora de "Malhação" em 2001 - Divulgação/Record
 
Cristianne Fridman, hoje na Record, Tiago Santiago, com passagens pela Record e SBT, e Izabel de Oliveira, que emplacará "Geração Brasil" e que foi responsável pelo grande sucesso "Cheias de Charme", vieram de "Malhação".
 
A volta de atores e autores também não é um fenômeno raro em "Malhação". Paulo Betti, que está na atual temporada como o Caetano, já passou pelo folhetim em outras duas ocasiões (em 2001 e em 2005). Silvia Pfeifer, destaque da primeira temporada, voltou em 2012. José de Abreu passou pela novela em 2005 e em 2010. Fernanda Souza, até 2001, atuou como aluna. Em 2013, ela voltou como madrasta de alunas. 
 
Já a retomada de autores é clara. Uma das autoras da primeira temporada, Patrícia Moretzsohn, é a responsável pela autoria da que está no ar atualmente. Ricardo Hofstetter, Glória Barreto e Emanuel Jacobina foram alguns dos que foram e voltaram.
 

Giga-Byte: pano de fundo de várias temporadas, lanchonete foi abolida há
alguns anos como parte do processo de renovação - Divulgação/Globo
 
"Malhação" atualmente atravessa uma fase de baixa audiência. Seus índices, que já chegaram à casa dos 40 pontos, passaram a oscilar nos 15. Várias reformulações foram feitas no decorrer deste tempo. Cenários consagrados, como o colégio Múltipla Escolha e o Giga Byte, foram abolidos e outros foram criados. 
 
No entanto, apesar dos vários rumores de que seu fim possa estar próximo, "Malhação" segue recebendo investimentos na Globo. A função de celeiro de talentos segue consolidada mesmo que seus índices já não sejam os mesmos.
 
Das temporadas mais recentes, por exemplo, Guilherme Leicam e Juliana Paiva se destacaram e foram promovidos ao horário nobre. Leicam teve destaque na primeira fase de "Em Família" e teve seu contrato renovado. Já Juliana ganhou o papel de protagonista de "Além do Horizonte'. 
 

Thiago Rodrigues e Juliana Paiva, casal de "Além do Horizonte": ele foi lançado
na temporada de 2005; ela na de 2012 - Divulgação/Globo
 
Seu baixo custo de produção, aliado aos talentos que projeta e o fato de alavancar o horário nobre motivam a emissora a continuar apostando no folhetim. 
 
Prestes a completar 5.000 capítulos, "Malhação" vem sendo exibida de forma ininterrupta. Foram poucos os dias em que sua exibição foi suspensa. No entanto, neste ano, por conta da Copa do Mundo, a trama será interrompida por praticamente um mês. Este será o maior período de hiato do folhetim.
 
A temporada atual se encerrará no começo de junho, antes do início dos jogos, e retomará quando os mesmos terminarem com uma nova fase, a vigésima segunda.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOTA PREMIADA MS
No combate à sonegação fiscal, Nota MS Premida distribui R$ 3 milhões em prêmios
ILPI - FATIMA DO SUL
ILPI quer realizar confraternização do Natal Feliz com os idosos com ajuda da comunidade de Fat. Sul
VICENTINA NA GRANDE FINAL
Vicentina tá na grande final do Festival On-Line da Melhor Idade hoje às 15h, veja como assistir
100 COPINHA
FPF anuncia o cancelamento da Copa São Paulo Junior de 2021
1ª PEDALADA MARANATA KIDS
Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza a 1ª Pedalada Maranata Kids em Fátima do Sul
Zezé Di Camargo canta durante velório do pai, Francisco Camargo, em Goiânia  Foto: Vítor Santana G1 TRISTE PARTIDA
Zezé Di Camargo toca sanfona e canta 'É o Amor' durante velório do pai
FENÔMENO DA NATUREZA
Meteoro explode sobre a fronteira do RS com o Uruguai; veja imagens
VENDA DE CARROS
A venda de carros novos continua crescendo
ELIMINATÓRIAS
Brasil vence Uruguai e segue 100% nas eliminatórias da Copa do Mundo
CHOCANTE
Menina de 13 anos é forçada a se casar com homem de 48 nas Filipinas