Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Internado há 4 meses

Maguila treina boxe no hospital, mas evolução ainda é lenta

8 Set 2014 - 08h55Por Uol

O mal de Alzheimer é implacável. Irreversível e degenerativo, é uma batalha dura de se enfrentar, mesmo para um homem como Adilson Rodrigues, o Maguila, o peso pesado mais famoso da história do boxe brasileiro. Internado há mais de quatro meses, o sergipano tem vivido no hospital geriátrico Dom Pedro II, em São Paulo, tendo como principal problema a dificuldade de deglutição. Para este problema, sua mulher, Irani Pinheiro, usa a palavra "milagre". Mas também há boas notícias vindas de lá: o Maguila está de volta ao boxe.

Há um mês, foi Eder Jofre, que sofre de demência pugilística (a encefalopatia traumática crônica), quem voltou a calçar as luvas. Agora, Maguila segue o mesmo caminho. Em seu ritmo, de leve, ele achou nos treinos de boxe a motivação para manter sua luta, já que segue sendo alimentado exclusivamente por sonda e ainda não tem condições de ir para casa.

Irani Pinheiro, sua mulher, alterna entre a felicidade da melhora em seu quadro e a dura realidade do Alzheimer. Diferentemente da preocupação da internação, quando ele também apresentava um quadro de pneumonia, a situação hoje é mais amena. Maguila perdeu muito peso, chegou a pesar 87 kg – pouco para um corpo de 1,87 m que já foi de um peso pesado nocauteador.

"Graças a Deus hoje ele está bem, já está bem recuperado, emagreceu um pouco. Mas agora ganhou dois quilos, está mais ativo, está treinando, fazendo trabalho com fisioterapeuta, fonoaudióloga. E está conseguindo bater três rounds de saco", revelou Irani, em entrevista ao UOL Esporte.

Os treinos de boxe começaram há cerca de um mês e tiveram impacto positivo na disposição do sergipano. Maguila assiste TV – está acompanhando as eleições, por exemplo – e gosta de ler revistas. Mas faltava algo.

"Nós estávamos procurando um modo melhor para ele se animar, ter mais motivação, não ficar só sentado ou deitado. Como a condição dele está bem melhor do que a que ele chegou, eu perguntei o que ele gostaria de fazer. 'Você não gostaria de treinar um pouquinho, bater saco?'. Ele falou: 'pode ser, acho que é isso que eu quero'. Na rotina dele, de manhã vem a equipe de fisioterapia que o leva para a academia. Então adaptamos lá, montamos um saco de boxe e levei suas luvas. Então ele faz um pouco de musculação, depois está conseguindo bater três rounds de saco, no tempo dele, é claro", detalhou a mulher do lutador, completando. "Eu já falei: 'cuidado, daqui a pouco você vai querer lutar aqui e não pode'(risos)".

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da entrega de escrituras para moradores do Bairro Morada do Sol em Fátima do Sul
DETRAN/MS - Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS LEILÃO ONLINE DETRAN-MS
Leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan em Dourados; veja como PARTICIPAR
VICENTINA - NA FEIRA LIVRE
João Aroldo e Betinho prometem agitar a região com show na Feira Livre em Vicentina
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste