Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 9 de junho de 2026
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
Busca
Busca
Entretenimento

Festival de Cinema das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul recebe inscrições até 18 de agosto

12 Ago 2025 - 07h14Por nrodrigues

Produções audiovisuais de estudantes vão celebrar arte, protagonismo juvenil e cultura de paz nas escolas estaduais

Estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino) têm até o dia 18 de agosto para inscrever seus curtas-metragens na 3ª edição do Festival de Cinema das Escolas Estaduais de MS – Prêmio “Joel Pizzini”. Neste ano, o evento convida os jovens a explorarem o tema “Arte e Cultura pela Paz: Caminhos Para Uma Convivência Harmônica”, incentivando a produção audiovisual como forma de expressão, reflexão e transformação social.

Organizado pelo Nuac (Núcleo de Arte e Cultura) da SED (Secretaria de Estado de Educação), o festival é mais do que uma mostra cinematográfica: é um espaço de escuta e valorização das vivências estudantis, promovendo a arte como instrumento de transformação social.

Segundo o professor doutor Fábio Germano da Silva, gestor do Nuac, a proposta é dar visibilidade à produção artística das escolas e estimular novos talentos. “Queremos mostrar que o cinema é uma ferramenta poderosa de expressão e reflexão, capaz de conectar alunos, comunidade e cultura”, afirma.

 

Cultura de paz em foco

A edição deste ano é realizada em parceria com o programa Ampare/MS (Promoção da Cultura de Paz nas Escolas), que atua na prevenção de conflitos e no fortalecimento de ambientes escolares mais acolhedores. Para a coordenadora Valquíria Rédua da Silva, unir cinema e cultura de paz potencializa o impacto das mensagens transmitidas. “A arte tem força para provocar empatia, diálogo e transformação. O festival é um exemplo de como podemos viver esses valores no cotidiano escolar”, destaca.

 

Como participar

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em escolas da Rede Estadual. Cada unidade poderá enviar um curta-metragem inédito ao Nuac, acompanhado da ficha de inscrição disponível no site oficial: https://doity.com.br/festivaldecinemadasescolasestaduaisdems2025. O prazo final é 18 de agosto de 2025.

As obras serão avaliadas por um júri especializado, e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 19 de setembro, às 13h, no Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

 

Homenagem a Joel Pizzini

O Festival leva o nome do cineasta sul-mato-grossense Joel Pizzini, reconhecido por obras premiadas no Brasil e no exterior, como 500 Almas, Olho Nu, Enigma de um Dia, Caramujo-Flor e Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz. Nascido no Rio de Janeiro e com fortes raízes em Dourados Pizzini é referência na experimentação estética e na valorização da memória e identidade cultural.

Apoio e parcerias

A iniciativa conta com apoio de instituições como Setesc, FCMS, Fadeb/MS, FEBAFAMS, MIS, Bioparque Pantanal, Fertel, Sanesul, Delegacia da Receita Federal em Campo Grande, Ampare/MS e LabPop, reforçando a integração entre arte, educação e cidadania nas escolas estaduais.

 

Jackeline Oliveira, Comunicação SED

Foto: Divulgação

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

VICENTINA 39 ANOS - PROGRAMAÇÃO
VICENTINA já vive o clima de uma das festas mais tradicionais do município, CONFIRA toda programação
VICENTINA 39 ANOS VICENTINA 39 ANOS - PROGRAMAÇÃO
CONTAGEM REGRESSIVA: Shows, rodeio e cavalgada definidos, veja programação dos 39 anos de VICENTINA
JATEÍ - PROGRAMAÇÃO OFICIAL
SAIU a programação oficial da 49ª Festa da Fogueira de Jateí
BIOPARQUE
Encantamento marca visita de estudantes de Vicentina ao Bioparque Pantanal
FESTA DA FOGUEIRA
Jateí termina de montar fogueira gigante e anuncia programação de sua maior festa

Mais Lidas

FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA
FRENTE FRIA avança e muda o tempo com risco de tempestades, confira quando ela chega
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul chora e se despede da amiga Suzana Berlofa, Pax Oliveira informa sobre o velório
Rafael Corrêa e Agnaldo Lopes, foram convidados pela AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural)VICENTINA NA TECNOFAM
VICENTINA: Produtores de Banana são destaque no maior evento para agricultura familiar do Centro-Sul
Fotos: Arquivo/Jornal da NovaA TIROS
Homem e mulher morrem após ataque a tiros
COPA DO MUNDO 2026
Seleção brasileira é convocada para a copa do mundo 2026