Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Feira 'Mãos que Criam' durante a Semana do Artesão traz o melhor do artesanato de Mato Grosso do Sul

20 Mar 2024 - 07h42Por Karina Lima, Comunicação FCMS

Presente desde a primeira edição da Semana do Artesão, a Feira Mãos que Criam traz o melhor do artesanato de Mato Grosso do Sul durante o evento. Em 2024, além da participação de 8 etnias indígenas do MS, haverá exposição de artesanato de 16 municípios do interior.

Estão envolvidos mais de 100 artesãos expositores, assim, tendo um mostra do artesanato de MS por inteiro. Os produtos serão os mais variados, cerâmica, madeira, cabaça, tecidos.

“A população indígena de Mato Grosso do Sul vai estar presente na Feira Mãos que Criam representada pelas suas oito etnias que estão presentes no Estado de Mato Grosso do Sul. Nas etnias, Kadwéu, Terena, Kinikinawa, Guató, Guarani, entre as oito etnias, todas vão trazer o que representa o melhor do seu povo, entre cerâmica, cerâmica Terena, trançado, penas, sementes, todo o material vai estar representando as etnias indígenas do Estado de Mato Grosso do Sul. A importância do artesanato indígena de Mato Grosso do Sul é que nós somos segunda maior população indígena do Brasil, então representa o modo de fazer da população tradicional que começou o Estado de Mato Grosso do Sul. Então contamos com a presença de todos para visitar os estandes dos povos originários, dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul”, diz a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Katienka Klain.

Os municípios do interior foram escolhidos para participar a partir da escolha de oito rotas. Rota Pantanal: Corumbá e Aquidauana; Rota Caminho dos Ypês: Campo Grande e Terenos; Rota Serra da Bodoquena: Bonito e Jardim; Rota Grande Dourados: Caarapó e Ponta Porã; Rota Cerrado Pantanal: Rio Verde e Coxim; Rota Costa Leste: Aparecida do Taboado e Três Lagoas; Rota Caminhos da Natureza: Mundo Novo e Naviraí e Rota Vale das Águas: Nova Andradina e Ivinhema.

“Este ano vão representar o interior oito rotas. São municípios das rotas de turismo que foram selecionados pelo mapa de Mato Grosso do Sul e dentro dessas rotas foram selecionados dois municípios que têm o maior potencial atualmente do artesanato nas rotas. Então Mato Grosso do Sul está representado, interior inteiro, através dessas rotas”, explica Katienka Klain.

Com a exposição e comercialização do artesanato, almeja-se a ampliação da divulgação do artesanato regional entre os cidadãos do Estado; além da ampliação do acesso do profissional do artesanato ao mercado competitivo.

O artesanato do Mato Grosso do Sul retrata costumes, tradições e demais referências culturais do estado. É produzido, em grande parte, com matérias primas locais, manifestando a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense.

As peças artesanais trazem à tona temas referentes ao Pantanal; às populações indígenas; ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas, pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia, além do movimento migratório oriundo de várias partes do país e do planeta.

Katienka Klain explica que a Feira Mãos que Criam acompanha a Semana do Artesão desde a primeira edição.

“Então são 16 anos de Feira, inclusive de forma online na pandemia, em 2021. Então ela já se fixou no calendário sul-mato-grossense e tem uma grande representatividade porque traz mais de cem artesãos comercializando, traz o interior e também as etnias indígenas. Então as pessoas já sabem aqui em Mato Grosso do Sul onde comprar. Há mais ou menos quatro anos a gente traz os lojistas do artesanato na Rodada de Negócios em que esta rodada é muito sucesso, todos os lojistas querem vir porque sabem que vão encontrar o melhor do artesanato de Mato Grosso do Sul no local mesmo. A Feira é totalmente gratuita tanto para o artesão quanto para quem vai frequentá-la”.

A Fundação de Cultura tem realizado a Semana do Artesão desde 2007 em parceria com as entidades representativas dos artesãos, da SECTUR/PMCG e do SEBRAE/MS. Trata-se de um evento em alusão ao Dia do Artesão (19 de março) criado para fortalecer o artesanato do estado e promover sua consolidação como setor econômico sustentável que valoriza a identidade cultural de Mato Grosso do Sul.

Com a realização da Semana do Artesão, o poder público e a sociedade civil rendem homenagens aos profissionais e ao artesanato diverso e criativo que consiste em importante meio de expressão da nossa cultura.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Rotary Club - Fátima do Sul
Vem aí a Churrascada do Rotary em prol do banco de cadeiras de rodas!
ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantora JATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Fotos: Chico Ribeiro FÁTIMA DO SUL - OBRAS CHEGANDO
CONVÊNIO tem revitalização do Horto Florestal, asfalto em diversas ruas de Culturama e Fátima do Sul
FOTO: IMPACTO NEWS DEODÁPOLIS - ELE TÁ DE VOLTA
Pereira Neto retorna ao rádio e estreia no Jornal Ronda da Cidade Regional na Jota FM 101,3
Fotos: Washington Lima / Fátima Em Dia FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da Final e Premiação da Copa Favo de Mel de Futsal em Fátima do Sul

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS