Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
FEIRA DE CIÊNCIAS EM JATEI

Feira de Ciências de Jateí quer sensibilizar para a proteção do meio ambiente

2 Jun 2022 - 14h29Por Lupa News

O município de Jateí realiza até esta sexta-feira (3) mais uma edição de sua Feira de Ciências. Com efetiva participação dos estudantes, o evento também é aberto à comunidade e é sediada no espaço do Projeto Conviver. A abertura da feira aconteceu no começo da tarde de quarta-feira (1) e foi bastante prestigiada. O objetivo dessa e de outras ações no município, é o de sensibilizar a todos para a necessidade da proteção e conservação do ambiente em que vivemos.

A Feira de Ciências de Jateí é uma realização da Prefeitura de Jateí por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contando com a parceria de universidades públicas e também da Polícia Militar Ambiental. O prefeito Eraldo Jorge Leite esteve presente na solenidade de abertura da feira e reafirmou o compromisso de sua gestão com a preservação do meio ambiente e apoio à ciência e tecnologia.

Uma das marcas da trajetória do prefeito jateiense – que está em seu quinto mandato no município – foi a criação do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. Além da conservação do bioma, o parque é também importante centro de estudos da fauna e da flora, sendo referência em pesquisa e estudos. “Nossa história é testemunha do compromisso que temos com a proteção do meio em que vivemos”, pontuou Eraldo, que destacou a organização da feira e a participação de todos os setores envolvidos.

A doutora em botânica,  professora Zefa Valdivina Pereira, docente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participa da Feira de Ciências de Jateí. Em sua fala na abertura do evento, ela elogiou o trabalho desenvolvido pelo município, enaltecendo a realizando da feira  e de outras ações de defesa do meio ambiente. O presidente da Câmara, vereador Edison Paz, também participou da abertura da feira e reforçou o compromisso do Legislativo jateiense para a defesa do meio ambiente.

Dia do Meio Ambiente – Conforme o secretário, Alex Barbosa, a feira em Jateí marca a participação do município no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 05 de junho. O evento é voltado para toda a população e desenvolvido juntamente com as escolas de ensino regular do município, as quais terão um espaço para apresentação de trabalhos elaborados por alunos e professores.

A feira de ciências de Jateí é realizada por meio da exposição de trabalhos, coleções e equipamentos utilizados em pesquisas científicas de universidades, exposição de maquetes e experimentos elaborados por alunos e jovens integrantes do projeto Jovem Protetor da Natureza, apresentação do teatro e de informações sobre o Projeto Papagaio Verdadeiro, apresentação de informações sobre o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e doações de mudas de espécies arbóreas nativas produzidas no viveiro da prefeitura de Jateí.

Há também exposição de animais taxidermizados da Polícia Militar Ambiental de Dourados.

De acordo com Alex, a feira tem o objetivo de promover uma aproximação e integração com instituições de ensino – incluindo a universidade – e com a sociedade em geral, já que as exposições são consideradas uma das formas mais eficientes de divulgação científica. “Elas também são instrumentos essenciais na formação dos jovens, pois é a oportunidade de transformar as teorias em prática”, observa o secretário.

Pensando no contexto local, o projeto da feira aponta também a necessidade de integrar e mobilizar a comunidade nas iniciativas de proteção e conservação ambiental, através da divulgação de informações sobre o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, unidade de conservação localizada no município de Jateí, sobre o Projeto Papagaio-verdadeiro, voltado para o monitoramento de ninhos e para o combate ao tráfico de aves dessa espécie e sobre o viveiro de produção de mudas de espécies arbóreas da Prefeitura de Jateí, destinado à recuperação de áreas degradadas do município

Animais taxidermizados – A exposição de animais taxidermizados, que é o nome técnico do empalhamento de animais, promete ser uma das atrações da feira. O empalhamento é o feito de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. É a técnica de preservação da pele, planos e tamanho dos animais.

Esta exposição tem o foco de mostrar a diversidade de espécies da fauna local e sensibilizar as pessoas sobre os impactos da caça, dos atropelamentos e do desmatamento no desaparecimento das espécies apresentadas.

“É considerando estes aspectos que a feira de ciências, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, está sendo realizada, tendo como foco principal a valorização e o estímulo à educação científica nas escolas, haja vista seu potencial motivador do ensino e da prática científica no ambiente escolar, e de preparar os estudantes para uma prática reflexiva, para a construção do conhecimento científico e para a difusão da cultura científica”, destaca o secretário Alex Barbosa.

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21
FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: DIVULGAÇÃO / GOVERNO DE MS MS AO VIVO - VEJA PROGRAMAÇÃO
'MS ao Vivo' apresenta no domingo forró com Falamansa e reggae com Canaroots e convidados; CONFIRA
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS