Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 14 de agosto de 2020
SADER_FULL
Busca
BANNER ECO TOUR
CAÇADOR DE COBRAS

Família convive com 152 cobras cascavel

Apesar da convivência diária com as serpentes venenosas desde a infância, Dirley nunca foi picado por uma

24 Jul 2020 - 13h45Por GMC Online

Mais de 150 cobras vivem em um quarto na casa do Dirley Bortolanza, de 62 anos, morador de Mandaguari. Atualmente, são 152 cascavéis – 52 adultos e 100 filhotes – e uma jararaca, mas ele já chegou a ter mais de 200 cobras dentro de casa, das mais diversas espécies venenosas. As serpentes são recolhidas por ele a pedido de moradores e até do Corpo de Bombeiros. 

Dirley recolhe cobras venenosas que invadem a cidade e apresentam risco à população, mas elas não ficam por muito tempo com ele. As serpentes são levadas pelos órgãos ambientais responsáveis. 

“Eu recolho as cobras que entram na garagem dos moradores, nas casas de madeira. As pessoas já me conhecem e me ligam para ir buscar, inclusive, o próprio Corpo de Bombeiros pede a minha ajuda nesse tipo de situação. Quando alguém me liga de madrugada falando que tem uma cobra na casa deles, eu me arrepio todo e vou correndo. É uma adrenalina muito grande e, além disso, as pessoas agradecem pela ajuda, ficam felizes”, conta. 

A paixão é antiga: Dirley Bortolanza recolhe cobras desde criança. “Quando criança, eu morava perto do cemitério, porque minha família tinha uma funerária, e eu ia no matagal que tinha perto, pegava as cobras e levava para o meu quarto. Meu pai mandava eu e a cobra embora”, lembra. 

Apesar da convivência diária com as serpentes venenosas desde a infância, Dirley nunca foi picado por uma. E o mais impressionante é que ele recolhe todas as serpentes sem o uso de qualquer equipamento ou proteção. 

“Eu engano elas com uma mão e pego com a outra, porque somos mais rápidos que esses animais. Eu não tenho medo delas e elas sabem disso. Pego com carinho, sem machucar, coloco dentro de uma sacolinha de mercado, dou um nó e penduro no guidão da minha moto. Chegando em casa, solto dentro do quarto. Elas não dão trabalho nenhum, se alimentam a cada três meses, e até dar esse tempo, o instituto já veio buscar. Mesmo assim, dou ratos para elas porque tenho dó”, relata. 

Caixão

Para receber visitas, como equipes de reportagens, há uma técnica. As cobras são colocadas em um caixão preto construído por Dirley Bortolanza. É ali que ele será enterrado. Mas, por enquanto, o caixão, feito de madeira de Santa Bárbara, abriga as serpentes. Isso porque quando estão lá dentro, elas não atacam.

Mandaguari: Dirley tem mais de 150 cobras em casa; caixão serve de 'abrigo'Foto: Dirley Bortolanza

Mandaguari: Dirley tem mais de 150 cobras em casa; caixão serve de 'abrigo'Foto: Dirley Bortolanza

“Trabalhamos com funerária por mais de 30 anos, e eu construí o meu próprio caixão, que é onde serei enterrado quando morrer. Quando fechamos a funerária, eu trouxe o caixão para minha casa e ele fica no meu quarto. Quando alguém vem, eu coloco as cobras dentro do caixão e elas vão se acomodando. Descobri que ali dentro elas não atacam. Se deixar elas soltas, elas correm e podem atacar”, explica. 

A esposa de Dirley, Lucimar Bortolanza, e o filho, Dirley Bortolanza Filho, de 25 anos, que é biólogo, acabaram se acostumando com as serpentes. A família, inclusive, faz as refeições na companhia das cascavéis. 

“Em cima de mesas elas também não atacam. Coloco elas ali, e com a mão faço elas se acalmarem, porque tem que tratar com carinho, senão elas atacam. E assim, fazemos um ‘jantar a luz de cobras’, fica só os olhinhos delas brilhando”, acrescenta.

Mandaguari: Dirley tem mais de 150 cobras em casa; caixão serve de 'abrigo'Foto: Divulgação

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Anitta posta foto pelada e recebe comentário até de Miley Cirus
HB20 SEDAN
Conheça mais o HB20 Sedan
BORA PRA BONITO - MS
Alguns passeios fantásticos para você fazer em Bonito (MS)! E dicas legais
VAMOS AJUDAR - COMPARTILHE
Vamos achar? Seo João Nicolau tem 94 anos e quer rever os três filhos que 'teve por aí'
HORÓSCOPO DO DIA
HORÓSCOPO DO DIA: Veja a previsão de hoje 14/08/2020 para o seu signo
VIDA A DOIS
Namorados se conheceram na igreja e vendem trufas para realizar sonho do casamento em MS
HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo de quinta-feira 13 de agosto de 2020
FÁTIMA DO SUL - VAMOS ADOTAR UM PET
Oi eu sou a Maya!, você não quer me adotar?, veja como fazer a adoção pela ONG em Fátima do Sul
BORA PRA BONITO - MS
Os 10 melhores passeios em Bonito, Mato Grosso do Sul
HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo desta quarta-feira 12 de agosto de 2020