Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
relacionamento

Facebook de casal não evita traição e demonstra insegurança

Especialistas dizem que perfil de casal em redes sociais dão a falsa impressão de controle sobre o outro

9 Abr 2014 - 07h55Por UOL

Em um mundo que valoriza cada vez mais a individualidade, os perfis de casal no Facebook e outras redes sociais costumam chamar a atenção. Mais do que exaltar o amor, no entanto, fazer uma página a dois revela muito mais do que o par que a mantém supõe.

Em primeiro lugar, é provável que a harmonia exibida nas fotos e nas mensagens não seja tão exuberante e verdadeira fora do mundo virtual. "Pode ser uma exposição de felicidade, do tipo 'vejam que casal lindo nós formamos', que nem sempre é real. Se fosse, talvez não precisassem expor tanto", diz a psicoterapeuta Carmen Cerqueira Cesar.

A psicóloga Raquel Fernandes Marques, da Clínica Anime, de São Paulo (SP), concorda: "Ter a necessidade de mostrar para os outros o quanto você está feliz com seu parceiro só serve para demonstrar insegurança e baixa autoestima", afirma a especialista.

Provar ao mundo o quanto são unidos e apaixonados também é, na maior parte das vezes, uma tentativa de blindar a relação contra antigos relacionamentos e possíveis pretendentes –em alguns casos, até de provocar ciúmes. A intenção, explícita ou não, é saber com quem o outro conversa ou se relaciona virtualmente, um controle que não passa de ilusão.

"Muitas pessoas cultivam a fantasia de que saber com quem o parceiro se relaciona inclui a certeza de ter um relacionamento longo. Querem que o amor seja, também, o melhor amigo. E não é, definitivamente", diz a terapeuta sexual Carla Zeglio, diretora do Inpasex (Instituto Paulista de Sexualidade).

Ela explica que mesmo que o discurso do casal seja "um nunca deve ter segredos para o outro", na prática, não é assim que funciona. Escolhas e necessidades são individuais, assim como determinadas informações que só dizem respeito à pessoa.

"Para mim, quando um par decide criar um perfil conjunto é porque está em crise, tentando controlar um ao outro", fala Carla. Já Carmen sugere avaliar se existe um perigo verdadeiro, interno ou externo, para a relação, e se a criação da página é uma forma de evitá-lo.

Manter tentações como "ex" e paqueras à distância via Facebook de casal também só funciona na teoria. Se alguém quiser encontrar um amor do passado na vida real, quem pode impedir? É imaturidade achar que o perfil a dois evita uma traição. Limitar a expressão da individualidade dessa forma pode acabar provocando o efeito contrário ao desejado.

"Casais que fazem tudo juntos, inclusive seus perfis em redes sociais, são mais suscetíveis a se sentir sufocados, podem enjoar um do outro com mais facilidade e acabar o relacionamento mais cedo do que o esperado. Afinal, nem há espaço para sentir saudades. E é bem cansativo", declara Raquel.

Para o psicoterapeuta e sexólogo Ricardo Desidério, ainda existem outras questões a ponderar. A primeira pergunta importante é: de quem foi a ideia de manter um perfil a dois em uma rede social? Ambos concordam com ela ou um foi convencido a acatar a vontade do outro?

"Outro ponto fundamental é entender qual o objetivo do casal com isso e como esse perfil será administrado. Os acessos serão compartilhados ou somente um dos dois terá acesso? Caso seja um só, qual a necessidade de criar um Facebook de casal? Será que o casal, por mais tempo que passe junto, precisa dividir o mesmo espaço numa rede social?", questiona Ricardo.

Nem sempre os dois podem concordar sobre o teor das postagens, e há o risco de novos conflitos surgirem a partir daí. Isso sem contar a dificuldade dos amigos escreverem ou responderem: com qual dos dois estarão falando?

Pode haver vantagens

Para Carmen Cerqueira Cesar, pode, sim, existir uma identidade virtual de casal positiva através de uma página com coisas que os dois compartilhem e curtam juntos.

"Cada casal não deixa de ser um tipo de associação. Mas não deixa de ser arriscado. Um pode não gostar do que o outro posta, implicar com o que os outros escrevem... O casal deve estar muito afinado para isso, precisa se dar muito bem", explica. E ambos divulgar a vida a dois sem parecerem possessivos, de modo natural.

Outras vantagens são os casos específicos como, por exemplo, uma página dedicada aos preparativos do casamento, a qual somente convidados têm acesso. "Também é uma forma positiva fazer um Facebook a dois para expor fotos dos filhos e não a vida do casal", fala Raquel.

Fotos de perfil ou de capa ao lado do parceiro são uma forma interessante de celebrar o amor sem parecer uma pessoa ciumenta ou controladora. Mesmo assim, merece uma reflexão.

"Expor um momento especial vivido pelo casal é até interessante, desde que ambos estejam de acordo com essa exposição. O importante, antes de qualquer post, é que o momento revelado na foto seja o mesmo vivenciado pelo casal em seu dia a dia. De nada adianta exibir uma imagem que não condiz com a realidade vivida por eles", fala Ricardo Desidério.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: IMPACTO NEWS DEODÁPOLIS - ELE TÁ DE VOLTA
Pereira Neto retorna ao rádio e estreia no Jornal Ronda da Cidade Regional na Jota FM 101,3
Fotos: Washington Lima / Fátima Em Dia FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da Final e Premiação da Copa Favo de Mel de Futsal em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - PIZZARIA CARIOCA
Você já ouviu falar no 'Chopp de Vinho'?, é a novidade desta Sexta do Vinho na Pizzaria Carioca
Foto: arquivo/Setesc AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Abril Laranja: Ações de conscientização contra maus-tratos a animais chegam a Bodoquena e Corumbá
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente