Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 19 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Emprego no setor privado atinge maior patamar da série histórica em MS

19 Fev 2024 - 17h03Por Marcelo Armôa, Semadesc

No 4º trimestre de 2023, o número de empregados no setor privado atingiu o maior patamar desde o início da série histórica em 2012, totalizando 743 mil trabalhadores, um aumento de 28% em 11 anos. Esses são os dados mais recentes da PNADC-T (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral) divulgados pelo IBGE e compilados na Carta de Conjuntura nº 04 – 4º Trimestre de 2023, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Para o governador Eduardo Riedel, a inclusão das pessoas na vida produtiva é reflexo do ambiente positivo de atração de oportunidades de Mato Grosso do Sul e da política de qualificação profissional. “O real crescimento sem deixar ninguém para trás é a inclusão das pessoas na oportunidade de emprego e renda, para que elas atuem dentro do sistema produtivo. Além de criar um ambiente de desenvolvimento e crescimento, criamos oportunidades para as pessoas conquistarem a qualificação, estudar e poder abraçar essa oportunidade gerada”, afirmou. 

De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, essa alta é significativa. “É um indicativo claro da melhoria na condição econômica estadual e na oferta de trabalho, proporcionada pelo ambiente de negócios favorável e pelos novos empreendimentos que vêm se instalando no Estado. Referenda a nossa situação de pleno emprego em Mato Grosso do Sul, que se mantém com o 3º maior nível de ocupação do Brasil, segundo a PNAD”, avalia.

Ainda conforme a PNADC-T, no 4º trimestre de 2023, o trabalho por conta própria, frequentemente referido como autônomo, registrou uma redução de 7% no número de trabalhadores, caindo de 317 mil para 296 mil em comparação com o mesmo período em 2022.

O nível de ocupação em Mato Grosso do Sul foi estimado em 64,0% durante o quarto trimestre de 2023. Houve uma ligeira queda de -0,2 pontos percentuais em comparação com o trimestre anterior, e uma queda de 1,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.

Com esse resultado, a taxa de desocupação para Mato Grosso do Sul manteve o estado na 4ª colocação no cenário nacional, atrás apenas dos estados de Santa Catarina, Rondônia e Mato Grosso. Outro indicador, o nível de ocupação (percentual de pessoas ocupadas em relação às pessoas em idade de trabalhar) no mercado de trabalho do estado atingiu 64,0% no quarto trimestre.

Com relação à taxa de participação na força de trabalho (percentual de pessoas na força de trabalho em relação às pessoas em idade de trabalhar), o percentual de 66,6% foi ligeiramente menor do que o verificado para o mesmo trimestre de 2022, com decrescimento de 0,9 pontos percentuais.

Em termos de renda, considerando o rendimento médio real habitualmente recebido em todos os trabalhos pelos ocupados, tem-se uma renda média de R$ 3.295 registrada para o 4º trimestre de 2023, representando uma variação de – 3,0% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em relação ao rendimento médio nacional o Mato Grosso do Sul tem um rendimento superior em 8,67%.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Evelise Couto, Ascom FAS 2025 AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Serviço ao público ganha protagonismo no Festival América do Sul com estandes e ouvidoria
Fotos: Saul Schramm/Secom FESTIVAL AMÉRICA DO SUL 2025
Com valorização da cultura sul-americana, Festival América do Sul inspira e integra população
ALCIONE - Fotos: Saul Schramm/Secom FESTIVAL AMÉRICA DO SUL
Histórico: Alcione reúne mais de 10 mil em noite de emoção no Festival América do Sul
18ª edição do Festival América do Sul  Foto: Redes sociais FESTIVAL AMÉRICA DO SUL 2025
Festival América do Sul 2025 começa nesta quinta; confira a programação
OLIGRAN - FOTOS: UNIGRAN DOURADOS ABERTURA DA OLIGRAN 2025
Com o tema 'Alegria', Oligran reúne grande público e exibe diversas atrações em noite de abertura

Mais Lidas

Claudinei da Silva em seu gabinete no dia da posse como prefeito, em Glória de Dourados,Região
Morre Claudinei da Silva, que foi prefeito de Glória de Dourados e deputado estadual por MS
TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Tragédia na Rodovia: Pai e Filho Morrem em Acidente entre Vila São Pedro e Indápolis
INDÁPOLIS DE LUTO
Sem acreditar, comunidade fica em choque pela tragédia, família informa sobre o velório em Indápolis
Saúde
Cientistas coreanos descobrem técnica capaz de reverter células cancerígenas ao estado normal
Dourados
Ciclista atingido por veículo e morto em acidente na saída de Dourados é identificado