Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
AÇÕES DEPUTADA MARA CASEIRO

Em 12 meses, 05 leis da deputada Mara Caseiro foram sancionadas pelo governador Reinaldo Azambuja

18 Nov 2021 - 11h08Por Tavane Ferraresi / Assessoria

Dos 13 projetos de leis apresentados pela deputada estadual Mara Caseiro no período de um ano de mandato, cinco tornaram-se leis em Mato Grosso do Sul. Duas delas são voltadas para a defesa dos direitos das mulheres. “Com o objetivo de conscientizar, prevenir e combater atitudes abusivas, constrangimentos, intimidações e humilhações que afetem a dignidade da mulher e que violem sua liberdade sexual no ambiente laboral, propus a lei que institui o dia 02 de maio, como a data estadual de Combate ao Assédio Moral e Sexual contra Mulheres no Ambiente de Trabalho”, disse a deputada.

Com o nº 5.699, a lei foi sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja no dia 10 de agosto de 2021.
Também se tornou lei, o projeto da deputada que institui no Estado, o Programa do Código “Sinal Vermelho”. “Essa medida proporciona às mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, uma maneira discreta de pedir ajuda. Apenas mostrando a alguém o sinal de um “X” vermelho na palma da mão, a vítima estará pedindo socorro de forma silenciosa, sem chamar a atenção do agressor”, explicou.  

Segundo Mara Caseiro, a criação da lei aconteceu após apresentação da campanha pela Coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, juíza Helena Alice Machado Coelho e do presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amansul), Giuliano Máximo Martins. “Devido ao crescente número de casos de feminicídios, onde em 80% dos casos, os autores eram ex-maridos, ex-conviventes ou ex-namorados das vítimas, criamos essa proposta que foi sancionada pelo governador com o nº 5.703 no dia 25 de agosto deste ano”.

Em homenagem ao saudoso deputado estadual Onevan de Matos (in memorian), a deputada propôs a denominação da estrada da Balsinha, trecho da MS-290 que liga Naviraí ao entroncamento da MS-180, como Rodovia Deputado Estadual Onevan de Matos. Aprovada em plenário por unanimidade, a lei foi sancionada em abril deste com o nº 5.640.

Devido aos relevantes serviços prestados em prol da sociedade maracajuense, a deputada Mara Caseiro é autora da Lei nº 5.662/2021, que declara Utilidade Pública Estadual a Associação Comunitária Olimpio Vargas, no município de Maracaju. Também por inciativa da deputada, foi declarada como utilidade pública, a Lei nº 5.727, o Centro de Equoterapia Passo a Passo Iná Cintra, no município de Aparecida do Taboado.

Os outros oito projetos da deputada estão tramitando na Casa de Leis, como é o caso da proposta que institui o “Prêmio Meninas Olímpicas” e o que determina o envio de notificação acompanhada de Aviso de Recebimento (AR) às concessionárias de serviço público de fornecimento de água e energia elétrica, antes da visita para vistoria técnica no medidor de consumo. 
Confira todos os projetos de lei, indicações e ações parlamentares da deputada estadual Mara Caseiro nas redes sociais e no site www.maracaseirooficial.com.br

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - NA FEIRA LIVRE
João Aroldo e Betinho prometem agitar a região com show na Feira Livre em Vicentina
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21
FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: DIVULGAÇÃO / GOVERNO DE MS MS AO VIVO - VEJA PROGRAMAÇÃO
'MS ao Vivo' apresenta no domingo forró com Falamansa e reggae com Canaroots e convidados; CONFIRA

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis