O documentário Mulheres na Ciência, totalmente produzido em Mato Grosso do Sul, terá seis exibições ao longo da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá de 13 a 19 de julho, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife (PE).
Reconhecida como o maior evento científico da América Latina, a reunião anual da SBPC tem como tema este ano 'Progresso é Ciência em todos os Territórios', e contará com uma programação especial voltada para mulheres na ciência brasileira.
A presença do documentário na programação oficial da SBPC consolida sua crescente repercussão nacional. Após percorrer várias cidades de Mato Grosso do Sul, o filme já teve exibições no Rio de Janeiro, no prestigiado Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e segue ampliando sua trajetória, recebendo sondagens para exibições em outros estados do país.
Produzido pelo Mídia Ciência, vinculado ao projeto Ciência Cidadã da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), ao Laboratório de Popularização da Ciência da UEMS e ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o documentário reúne relatos de 16 pesquisadoras sul-mato-grossenses e expõe, com profundidade e sensibilidade, os desafios enfrentados por mulheres na ciência, como a conciliação entre maternidade e carreira, a vigilância sobre suas aparências, a dificuldade de serem ouvidas e a luta constante por reconhecimento em ambientes ainda marcados pelo machismo estrutural.
“Nós sempre acreditamos muito no potencial desse documentário e estamos honrados em estar na programação do maior evento científico da América Latina, que é a reunião anual da SBPC. E mais ainda por poder exibi-lo não só uma única vez, mas em todos os dias do evento. É um grande reconhecimento à qualidade das ações de popularização da ciência que têm sido realizadas aqui em Mato Grosso do Sul”, destaca André Mazini, coordenador geral do projeto.
Finalista em Prêmio Nacional
O programa de popularização da ciência responsável pela produção do documentário está na final nacional da 4ª Edição do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação – Professor Ennio Candotti, que será realizado no início de julho na Fapesp, em São Paulo.
A ação concorre com outros dois projetos da Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia) e Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). O resultado será anunciado em cerimônia no dia 3 de julho.
Além do documentário, duas pesquisadores de MS também concorrem em outras categorias do Prêmio Confap.
Liana Jank, pesquisadora da Embrapa – Gado de Corte, foi indicada na categoria Inovação para o Setor Empresarial. Já Ana Rita Coimbra, professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), é finalista na categoria Inovação para o Setor Público.
Comunicação Fundect
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Novo LEILÃO do Detran-MS tem Corsa Classic com lance inicial de R$ 3.545, veja como PARTICIPAR

Professores lançam Dicionário de Ruas com histórias e homenagens de Fátima do Sul

Evolução dos jogos de tribunal: como Apollo Justice representa uma nova era na franquia Ace Attorney

Rodeio profissional, Israel & Rodolffo, DJ Buga e João Nelore & Texano agitam a 2a noite em Jateí-MS

Vai para BONITO (MS)?, então confira às 03 rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Após dias internado, morre a vítima de tentativa de homicídio em Fátima do Sul

Jovem morre aos 16 anos e família decide doar órgãos da adolescente em MS

A guerreira descansou, amigos fazem homenagens e família informa o velório, luto em Fátima do Sul

Polícia confirma que corpo encontrado é de menino de 11 anos que estava desaparecido
