Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
MS EM DESTAQUE

Destaque nacional em capacitações na assistência social, MS recebe evento do Ministério da Cidadania

8 Mai 2022 - 06h37Por Portal do MS

Com mais de 3 mil pessoas certificadas via cursos do CapacitaSUAS, Mato Grosso do Sul é um dos poucos estados da federação que atingiram metas firmadas com o Ministério da Cidadania, via Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast). Agora, em ação que antecede novas oportunidades de cursos, o estado recebe a segunda aula magna sobre "Emergências e Calamidades no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, na quinta-feira (12), às 9h, no auditório da Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, localizada na Rua André Pace, 630, no bairro Guanandi, na Capital.

A ação, capitaneada via Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério da Cidadania, aconteceu pela primeira vez em Santa Catarina (link da primeira aula) e nesta edição contará com a participação da secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre; Christiane Nogueira, secretária municipal de Desenvolvimento Social de Brumadinho (MG) e Norma Valencio, economista, mestre em Educação e professora Sênior do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Servidores da assistência social dos municípios de MS passaram por cursos de atualização na Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, ligada à Sedhast. Isso fez com que o estado entrasse na lista dos 10 estados do país que cumpriram a meta do Ministério da Cidadania e pudesse agora receber novas vagas de capacitação.

Conforme informações da coordenação-geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Ministério da Cidadania, para os 10 estados, serão ofertados dois cursos com a carga horária de 120 e 100 horas respectivamente, totalizando 9.000 vagas. Dentre essas vagas, serão 4.500 destinadas para trabalhadores em funções de nível superior e 4.500 para trabalhadores em funções de nível médio. As vagas por estado ainda estão sendo definidas.

A Ação Estratégica de Educação Permanente na Construção de Conteúdos e Saberes para o Sistema Único de Assistência Social – Saberes SUAS é uma iniciativa da gestão federal ancorada nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS – PNEP/SUAS.

A aula magna tem como público-alvo profissionais da assistência social, mas também pode ser acompanhada por profissionais de outras áreas e ainda será transmitida pelas páginas do Ministério da Cidadania nas redes sociais.

CapacitaSUAS

O CapacitaSUAS tem como objetivo contribuir com o aprimoramento das funções, capacidades e competências das funções de gestão; do provimento de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais e da transferência de renda; e do exercício do controle social, por meio do apoio aos Estados e ao Distrito Federal na execução dos seus Planos de Capacitação do SUAS.  Em Mato Grosso do Sul o Programa CapacitaSUAS iniciou a sua implementação em 2014, reforçando o aprimoramento dos operadores do SUAS.

Leomar Alves Rosa, Sedhast, com informações do Ministério da Cidadania

Foto: arquivo

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
TEMPO - Foto: Álvaro Rezende PREVISÃO DO TEMPO
Com tempo estável, terça-feira tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar
FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - AGRADECIMENTOS
Evangélicos de Jateí agradecem e destacam apoio da Prefeitura para Marcha com Jesus

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho