Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
DICAS

Como saber qual é o melhor fogão e o melhor microondas?

Como saber qual é o melhor fogão e o melhor microondas?

5 Dez 2019 - 11h58Por FÁTIMA NEWS / REDAÇÃO

Uma mudança de casa ou apartamento  sempre leva à necessidade de comprar um novo fogão. É o momento da dúvida quanto ao tipo de fogão: a gás? Indução? Vitrocerâmica? É muito importante conhecer as vantagens e as desvantagens de cada opção, e também ter a possibilidade de comprar um forno de microondas como coadjuvante na cozinha.

Comprar um fogão é uma decisão importante para quem gosta de cozinhar. A decisão do tipo e do modelo de fogão vai depender de vários fatores. Um deles é a quantidade de habitantes no lar; outro é o uso diário que terá o fogão e também o espaço que terá na cozinha.

Existem no mercado diversos tipos de fogões: a gás, a lenha, elétrico, cooktop, embutido, de piso... São tantas as opções, que o consumidor certamente vai ter muitas dúvidas na hora de ter que escolher. Por isso, detalharemos a seguir as qualidades e as desvantagens de cada opção:

Cozinha a gás

Este tipo de fogão é o mais comum em todos os lares e restaurantes. É um fogão que permite o controle rápido do gás e serve para esquentar qualquer tipo de panela ou frigideira. Consomem pouca energia (geralmente só a luz interna do forno).

Uma das desvantagens é a limpeza, pois com o tempo, os queimadores perdem o brilho e ficam cada vez mais difíceis de limpar. A segurança é outra desvantagem, pois deve ser feita uma instalação perfeita para evitar uma perda de gás.

Fogão com placas de indução 

Este tipo de fogão funciona através de um campo magnético que começa a funcionar no momento em que toma contato com um recipiente metálico. A vantagem é que não gera calor residual e isso ajuda a poupar energia. Outra vantagem é a velocidade de cocção. 

A desvantagem, além do preço mais alto que o fogão a gás, é que este tipo de fogão exige recipientes compatíveis com indução, não é qualquer panela ou frigideira que pode ser utilizada. 

Fogão vitrocerâmico

É um fogão que substitui o elevado custo da instalação de gás natural. A principal vantagem é a facilidade de limpeza, pois só é necessário um produto de limpeza e um pano. Também são compatíveis com uma grande quantidade de recipientes.

A desvantagem está em que esquenta a comida de uma forma progressiva (mesmo que alguns alimentos possam precisar desse tipo de cozimento). Outro ponto negativo é o cuidado que deve se ter depois do uso, pois não esfria imediatamente.

Fogão de piso, de embutir ou cooktop?

  •  
  • O fogão de piso é o mais tradicional nos lares: é a gás e possui um forno, permitindo diversos usos ao mesmo tempo. Existem diversos modelos e funções; além do tamanho (com 2, 4 ou 6 bocas), alguns tem um timer no forno ou uma função grill, que dá um toque especial à comida.
  •  
  • O fogão de embutir é perfeito para as cozinhas planejadas, pois fica embutido na bancada, o que economiza espaço. A única desvantagem é que não pode ser colocado em outro lugar na cozinha depois de instalado. Nesse caso, uma reforma deverá ser feita...!
  •  
  • O cooktop já é uma grande sofisticação em uma cozinha. Existem modelos que têm timer, queimadores potentes para pratos elaborados, e podem ter desde 1 boca até 5 bocas, permitindo o cozimento de vários pratos ao mesmo tempo. Existem cooktops elétricos e a gás. 
  •  
  • Existe o cooktop para embutir em bancada e cooktop portátil, ideal para manter a comida quente na mesa. A desvantagem de qualquer modelo de cooktop é que não possui forno.

O forno de microondas, um eletrodoméstico coadjuvante na cozinha.

É um importante eletrodoméstico que hoje em dia não pode faltar na cozinha. Existem diversos tamanhos e modelos, que se adaptam a qualquer espaço, tanto no lar quanto no escritório. Este tipo de forno possui funções para degelar, ferver e cozinhar todo tipo de alimento. Alguns até têm uma tecnologia inteligente, como programar com antecedência uma ação específica.

Na hora de comprar um, alguns detalhes são muito importantes:

  • O tamanho = vai depender da quantidade de pessoas que habitam o lar e o uso que terá. Se for usado só para esquentar uma xícara de café ou para esquentar um prato, um microondas pequeno é suficiente. Mas se a idéia for esquentar pratos grandes ou for usado para degelar alimentos como um frango inteiro, por exemplo, o tamanho deverá ser maior.
  •  
  • Modelo com grill = serve para assar, dourar e grelhar.
  •  
  • Modelo multi função = é o mais moderno e, por isso, o mais caro. é um 2 em 1, ou seja, funciona como forno e como microondas, com diversos programas.
  •  

Modelo com função crisp = permite fritar um alimento e um recipiente específico para isso.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Lethycia Anjos - Mídia Max VEJA AS OPÇÃO DE TURISMO EM MS
Não sabe aonde ir no feriado? Confira opções turísticas para contemplar a natureza em MS
Apesar de ser natural de Araçatuba, interior de São Paulo, Dandara tem suas raízes profundamente ligadas a Três Lagoas - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS MS NA GLOBO
Modelo que saiu de Mato Grosso do Sul estará em nova novela da Globo
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Fotos e texto: Danielly Escher, Comunicação Governo de MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em hospital onde volta à natureza emociona, aves são maioria e 2 mil animais silvestres já foram ate
PRIMEIROS SOCORROS - IMAGEM: INTERNET FÁTIMA DO SUL - CURSOS MÊS DE ABRIL
Primeiros Socorros é dos cursos do mês de Abril do Sindicato Rural de Fátima do Sul; confira todos

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon